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- O audiovisual como ferramenta de intervenção artística-social com pessoas com deficiência intelectualPublication . Assunção, Rita Isabel Ferreira; Kowalski, Andrzeg Franciszek; Freire, Carla Sofia CostaCom a rápida expansão da era digital que temos assistido ao longo dos últimos tempos, a compreensão e a utilização das novas tecnologias torna-se uma componente essencial para pudermos acompanhar o processo de atualização da nova era. As consequências desta evolução, transformaram-se em fator de exclusão e discriminação pela falta de igualdade de oportunidades de acesso ao mundo tecnológico por parte de determinadas populações mais fragilizadas. A subvalorização e estigma associados aos problemas de saúde mental contribuem para a falta de oportunidades de aprendizagem da literacia da linguagem audiovisual. Perante o exposto, o presente relatório procura consciencializar para o combate à literacia audiovisual refletindo sobre o papel do audiovisual como uma ferramenta artística e social e compreender quais os seus contributos, numa perspetiva de investigação social e humana, associada a um contexto específico: Deficiência Intelectual e Desenvolvimental (DID). No sentido de aferir esta problemática, Olho para a Coisa, foi um projeto de experimentação de criações audiovisuais que culminou num filme, totalmente idealizado e construído pelos participantes do projeto. O grupo deste projeto foi um conjunto de oito jovens-adultos, bastante heterógenos e com diferentes diagnósticos de DID associada a perturbações do foro psicológico de um Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência e Incapacidade (CAARPD). Por meio de sessões semanais, durante seis meses, as atividades desenvolvidas tinham como intuito aprimorar a criatividade, a descoberta e propiciar momentos de trabalho em equipa e cooperação, de socialização entre pares e a valorização de ideias e opiniões de cada um. Trata-se de um estudo com uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, inserido na tipologia de investigação-ação. E tendo como instrumentos de recolha de dados a observação participante, o grupo focal e inquéritos por questionário e como instrumento de avaliação, a análise de conteúdo. Assim sendo, o trabalho apresentando neste relatório, apresenta a revisão da literatura e um enquadramento sobre a metodologia utilizada, bem como, os resultados do estudo sobre a problemática em questão, após o tratamento e a análise das informações recolhidas ao longo do desenvolvimento de todo o estudo. Posto isto, os resultados obtidos indicam que o audiovisual é uma ferramenta útil como estratégia de intervenção artístico-expressiva, aliada às práticas socioculturais e, consequentemente, um marco fundamental na promoção de aprendizagens sociais e vivências em grupo, essenciais para o processo criativo dos indivíduos.
- Crescimento e sobrevivência do percebe Pollicipes pollicipes (Gmelin, 1790) em condições laboratoriaisPublication . Diogo, Ana Lúcia Torres; Cruz, Teresa Paula Gonçalves; Pombo, Ana Margarida Paulino ViolanteO percebe Pollicipes pollicipes é um crustáceo cirrípede que habita o intertidal rochoso, em zonas expostas a hidrodinamismo forte, e é um importante recurso económico em Portugal e Espanha. Apesar de ser uma espécie altamente valorizada como alimento, e intensamente explorada devido aos elevados preços de mercado, o desenvolvimento de atividades associadas ao seu cultivo é limitado. Como tal, o presente trabalho foi dividido em duas experiências, com uma duração de 2 meses cada uma. A primeira experiência teve como principais objetivos perceber o efeito da densidade do alimento (2 e 7 náuplios.ml-1) e das condições hidrodinâmicas (baixa, média e elevada turbulência) no crescimento e sobrevivência do percebe, em condições laboratoriais, com a utilização de um novo substrato artificial, o “barticle”. Este substrato foi originalmente colocado na zona intertidal do Cabo de Sines onde os percebes são abundantes, tendo aí ocorrido fixação larvar e metamorfose em juvenil. Por sua vez, na segunda experiência os fatores estudados foram o tipo de alimento (artémia e ração) e a frequência de alimentação (diariamente, de 2 em 2 dias e de 3 em 3 dias). Após a recolha dos indivíduos fixos nos “barticles” no seu habitat, os organismos foram submetidos a uma imersão em calceína, que permite a marcação das placas do capitulum, e com a qual se pode medir o incremento mensal de RC (distância máxima entre as placas rostrum-carina), assumindo um crescimento linear durante a experiência. Para além do incremento mensal de RC, outras variáveis foram também estudadas, tais como o número inicial e final de percebes por “barticle” e a média do comprimento do RC por “ barticle”. Para todos os tratamentos, em geral, não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre tratamentos do número inicial e final de percebes por “barticle”, o que reflete bons índices de sobrevivência em todos os tratamentos. Excecionalmente, houve uma maior mortalidade associada à densidade do alimento, apenas em percebes de “barticles” implantados em 2017, o que sugere a presença de indivíduos de tamanho mais reduzido e, provavelmente, com menor capacidade de se alimentarem de artémia. Relativamente a RC, as condições hidrodinâmicas foram o único fator a influenciar esta variável, obtendo-se valores mais elevados nos tratamentos onde o fluxo era contínuo e elevado (25 cm.s-1). Por sua vez, as condições hidrodinâmicas, o tipo de alimento e a frequência de alimentação apresentaram efeitos no incremento mensal de RC em P. pollicipes, mostrando que esta variável assume valores mais elevados quando existe elevada turbulência e quando os organismos são alimentados diariamente com 2 náuplios.ml-1. Os resultados obtidos neste estudo, evidenciam e reforçam que a artémia corresponde às necessidades nutricionais de P. pollicipes e um elevado hidrodinamismo é essencial para o seu acondicionamento em cativeiro.
- Caminhos de memórias : construção de experiências significativasPublication . Oliveira, Vânia Daniela Pinto de; Sousa, Jenny Gil; Kowalski, Maria PereiraAo longo das últimas décadas, verificou-se um envelhecimento considerável da população devido a uma melhoria das condições de vida (na saúde, na segurança, na educação, etc.), resultando no aumento da esperança média de vida e, consequentemente, no aumento do número da população idosa. Esta situação, apesar de positiva, traz à tona o aparecimento de uma nova preocupação – a de trabalhar para um envelhecimento ativo. Apesar de o envelhecimento ser um processo que decorre ao longo de toda a vida, existem, no entanto, diferentes formas de envelhecer, cabendo a cada indivíduo trabalhar em prol do seu envelhecimento positivo. Neste sentido, partindo dos pressupostos teóricos do envelhecimento ativo e da importância da aprendizagem ao longo da vida, nasceu o projeto Caminhos de Memória: Construção de Experiências Significativas que procurou promover junto dos estudantes do Programa IPL60+ experiências culturais significativas, bem como, fomentar relações afetivas e ligações com a cidade de Leiria. O presente projeto contou com a participação de dez seniores que pertencem ao Programa IPL60+. Ao longo de todo o processo de intervenção realizaram-se seis sessões de aula e duas de visita pela cidade, foram trabalhados temas ligados à memória e à afetividade, ao património e à cultura, ao espaço público e privado, com o intuito de construir um roteiro em que as memórias de cada um dos participantes tivesse destaque na descrição e apropriação do espaço da cidade. Não obstante, o que se pretendia, acima de tudo, era fomentar momentos de partilha de conhecimento, espaços de convívio e socialização. O presente projeto trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, inserido na tipologia de investigação-ação. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta, registada no diário de bordo que foi realizado ao longo de todo o processo; os questionários de carácter aberto realizados aos participantes e as entrevistas semiestruturadas, também aplicadas aos participantes. O instrumento escolhido para tratamento dos dados foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitem perceber que os participantes não tinham uma relação muito fortalecida com a cidade de Leiria, mas manifestavam interesse em conhecer a história e visitar todos os espaços históricos que tinham ao seu dispor, num ambiente de convívio e de partilha de conhecimentos, constituindo-se em pontos fundamentais que estimulam a participação cultural e a criação de experiências culturais significativas.
- Mais laços e menos nósPublication . Guedes, Ana Catarina Ferreira Oliveira; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos Silva; Santos, Rui Miguel DuarteAs linguagens artísticas na vida de um indivíduo podem ter tem um grande impacto, contribuindo para um reforço das competências quer a nível pessoal, social, afetivo, emocional quer relacional. Em contexto institucional, tanto as mulheres como as crianças vão revelando indícios decorrentes do passado austero e de uma família destruturada e de violência doméstica que, por sua vez, os presenteou com um presente pautado pelo afastamento no seu seio familiar e da sua área de residência e pela imposição à adaptação a uma nova casa, com uma extensão incomensurável, dificultando por vezes as relações parentais. O Projeto “Por um mundo mais artístico, com mais laços e menos nós” foi criado e implementado numa perspetiva de intervenção artística associada à investigação, no sentido de aferir “Quais os contributos das linguagens artísticas na relação de mãe e filho(s) no contexto casa abrigo?” Este projeto teve lugar numa casa abrigo do norte de Portugal em que estiveram envolvidas 12 mulheres/mães e 18 crianças/jovens e que evidenciaram a intenção de participar no projeto. O processo criativo iniciou-se em fevereiro e terminou em abril de 2018. Relativamente à metodologia associada a este projeto foi escolhida a Investigação Ação Participativa, sendo que as informações recolhidas se processaram através dos instrumentos aplicados, nomeadamente o questionário (inicial), a entrevista (aos técnicos) e os diários de bordo individuais (de todos os participantes e da investigadora). Assim foi possível obter dados relevantes que foram analisados no decorrer de todo o processo. Durante o processo foi criado um ambiente de participação, envolvimento e cooperação, tendo os participantes estabelecido uma relação de proximidade com a investigadora, exteriorizando sentimentos e emoções. Os resultados apresentados evidenciaram o papel fundamental que a linguagem artística tem na vida de uma criança e de uma mulher/mãe como forte indutor da expressão de sentimentos e emoções, permitindo olhar para si próprio e, ao mesmo tempo, colocar-se no lugar do outro, sendo potenciadora de uma criação e de fortalecimento de laços. Esta é uma estratégia que propicia a construção de um ambiente de partilha de emoções, de construção e reconstrução de laços parentais, mas também de mais confiança e de uma melhoria de autoestima.