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- AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM INGLÊS COM CRIANÇAS DO 2.º ANO DO ENSINO BÁSICO. UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRAPublication . Abreu, Tiago José Jesus de; Ribeiro, Jaime Emanuel MoreiraNa sociedade contemporânea é incontornável discutir educação e a exploração de abordagens pedagógicas inovadoras sem mencionar a utilização de tecnologia. Nativos digitais, os alunos de hoje estão cada vez mais tecnológicos e enfrentam grandes desafios para um futuro, igualmente imerso em tecnologia. Esta investigação tem como objetivo avaliar a contribuição da utilização de jogos digitais interativos no computador para a aquisição de competências nas atividades curriculares de inglês por crianças do 2.º ano do Ensino Básico. Através de um estudo de caso, que inclui a aplicação de questionários aos docentes, a observação e a avaliação formativa dos alunos — tanto na realização de atividades em formato convencional como na utilização de um jogo digital interativo especialmente desenvolvido —, analisa-se e descreve-se o papel destes jogos no processo de aprendizagem. Para além da sua influência na consolidação de conteúdos, no aumento da motivação, no envolvimento e no desempenho dos alunos, foram também recolhidos dados relativos à usabilidade do jogo e dos relatórios do JClic, permitindo a monitorização do progresso dos alunos, com a utilização dos jogos digitais. Os resultados obtidos demonstram que os docentes reconhecem as potencialidades da utilização de jogos digitais interativos em contextos educativos, considerando-os como ferramentas que influenciam positivamente a motivação e o interesse dos alunos na aquisição e consolidação de competências linguísticas em inglês. No que diz respeito ao desempenho académico dos alunos, os resultados deste estudo mostram a existência de diferenças, embora pouco significativas, entre as atividades realizadas de forma convencional e as desenvolvidas com o jogo digital interativo. Com base nestes dados, destaca-se a eficácia do método digital tal como no método tradicional, analógico. Todavia, comprova-se a preferência dos alunos pelo formato digital, o que reflete a crescente relevância da tecnologia na educação. Estas ferramentas podem proporcionar vantagens como feedback imediato, interatividade e acesso a recursos multimodais, enriquecendo assim o processo de aprendizagem.
- Literacia crítica para a paz nos clubes escolares: O caso dos clubes UbuntuPublication . Guerra, Paula Andrea Duarte; Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da Cruz; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaUm espaço digital cada vez mais veloz e omnipresente introduz oportunidades, mas também desafios, relacionados com a necessidade de minimizar a vulnerabilidade dos cidadãos a fenómenos como a propagação de desinformação ou os discursos de ódio, que podem ser contrários à paz. A educação precisa de assumir esse papel, implementando práticas pedagógicas promotoras de literacia, que apelem à agência de professores e alunos no exercício de reflexão e desconstrução dos discursos que circulam e de uma comunicação em prol da paz e da justiça social. Esta literacia crítica para a paz pode servir-se das ferramentas da literacia para os media e da literacia social e desenvolver-se a partir de modelos pedagógicos inovadores, como podem ser os clubes escolares. Esta investigação procura compreender que contributo dão os clubes Ubuntu nesse sentido. Assente numa metodologia qualitativa, desenvolve-se um estudo de caso, que concilia observação, grupos de foco e entrevistas. Da análise de três clubes Ubuntu, verifica-se que recorrem a práticas que se enquadram nas orientações da literacia para a paz, sobretudo ao nível da sua componente interventiva. Ao nível da componente reflexiva foram identificadas oportunidades de desenvolvimento, deixando-se sugestões relativas a uma maior integração de atividades intencionalmente direcionadas para uma interação crítica com os media, bem como à implementação de medidas de avaliação de impacto das ações dos clubes, que promovam a sua eficácia, a motivação dos seus membros e apoiem a sustentabilidade da componente interventiva a longo prazo.
- Marine Natural Products as Anticancer Agents 3.0Publication . Alves, Celso; Diederich, MarcCancer represents a major global health challenge[...]
- Estudo do comportamento do Rascasso da Madeira (Scorpaena maderensis) e avaliação do potencial ornamentalPublication . Mota, Mateus Manuel Silva Teles Neto da; Baptista, Teresa Maria Coelho; Correia, , João Pedro SantosA aquariofilia, enquanto atividade recreativa, tem crescido significativamente nos últimos anos, acompanhada por uma procura crescente por novas espécies ornamentais, a fim de oferecer uma maior variedade de opções aos consumidores. Dado o elevado custo das espécies ornamentais tropicais, a introdução de espécies de águas temperadas ou frias no mercado pode representar uma alternativa mais acessível. O presente estudo teve como objetivo investigar a espécie Scorpaena maderensis (Rascasso da Madeira) quanto à sua adaptação a ambientes aquáticos artificiais e ao seu comportamento, com a finalidade de avaliar o seu potencial como espécie ornamental. Problemas relacionados com a manutenção da qualidade da água resultaram em elevadas taxas de mortalidade. Contudo, foram obtidas informações promissoras sobre a capacidade de adaptação da espécie a aquários. S. maderensis, demonstrou um comportamento territorial, mas pode coexistir com outras espécies, desde que estas sejam de tamanho suficiente para não serem interpretadas como presas. A compatibilidade com outras espécies, a adaptação ao fornecimento de alimento não vivo e a aprendizagem de que a presença humana não representa uma ameaça são resultados positivos que indicam o potencial da espécie para ser estabelecida como uma espécie ornamental. Estudos futuros, conduzidos em aquários de maior porte, com manutenção aprimorada da qualidade da água e a introdução de diferentes espécies, poderão consolidar Scorpaena maderensis como uma opção viável para aquários ornamentais, além de proporcionar novos dados científicos sobre uma espécie ainda pouco estudada.