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- Literacia crítica para a paz nos clubes escolares: O caso dos clubes UbuntuPublication . Guerra, Paula Andrea Duarte; Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da Cruz; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaUm espaço digital cada vez mais veloz e omnipresente introduz oportunidades, mas também desafios, relacionados com a necessidade de minimizar a vulnerabilidade dos cidadãos a fenómenos como a propagação de desinformação ou os discursos de ódio, que podem ser contrários à paz. A educação precisa de assumir esse papel, implementando práticas pedagógicas promotoras de literacia, que apelem à agência de professores e alunos no exercício de reflexão e desconstrução dos discursos que circulam e de uma comunicação em prol da paz e da justiça social. Esta literacia crítica para a paz pode servir-se das ferramentas da literacia para os media e da literacia social e desenvolver-se a partir de modelos pedagógicos inovadores, como podem ser os clubes escolares. Esta investigação procura compreender que contributo dão os clubes Ubuntu nesse sentido. Assente numa metodologia qualitativa, desenvolve-se um estudo de caso, que concilia observação, grupos de foco e entrevistas. Da análise de três clubes Ubuntu, verifica-se que recorrem a práticas que se enquadram nas orientações da literacia para a paz, sobretudo ao nível da sua componente interventiva. Ao nível da componente reflexiva foram identificadas oportunidades de desenvolvimento, deixando-se sugestões relativas a uma maior integração de atividades intencionalmente direcionadas para uma interação crítica com os media, bem como à implementação de medidas de avaliação de impacto das ações dos clubes, que promovam a sua eficácia, a motivação dos seus membros e apoiem a sustentabilidade da componente interventiva a longo prazo.
- Marine Natural Products as Anticancer Agents 3.0Publication . Alves, Celso; Diederich, MarcCancer represents a major global health challenge[...]
- Estudo do comportamento do Rascasso da Madeira (Scorpaena maderensis) e avaliação do potencial ornamentalPublication . Mota, Mateus Manuel Silva Teles Neto da; Baptista, Teresa Maria Coelho; Correia, , João Pedro SantosA aquariofilia, enquanto atividade recreativa, tem crescido significativamente nos últimos anos, acompanhada por uma procura crescente por novas espécies ornamentais, a fim de oferecer uma maior variedade de opções aos consumidores. Dado o elevado custo das espécies ornamentais tropicais, a introdução de espécies de águas temperadas ou frias no mercado pode representar uma alternativa mais acessível. O presente estudo teve como objetivo investigar a espécie Scorpaena maderensis (Rascasso da Madeira) quanto à sua adaptação a ambientes aquáticos artificiais e ao seu comportamento, com a finalidade de avaliar o seu potencial como espécie ornamental. Problemas relacionados com a manutenção da qualidade da água resultaram em elevadas taxas de mortalidade. Contudo, foram obtidas informações promissoras sobre a capacidade de adaptação da espécie a aquários. S. maderensis, demonstrou um comportamento territorial, mas pode coexistir com outras espécies, desde que estas sejam de tamanho suficiente para não serem interpretadas como presas. A compatibilidade com outras espécies, a adaptação ao fornecimento de alimento não vivo e a aprendizagem de que a presença humana não representa uma ameaça são resultados positivos que indicam o potencial da espécie para ser estabelecida como uma espécie ornamental. Estudos futuros, conduzidos em aquários de maior porte, com manutenção aprimorada da qualidade da água e a introdução de diferentes espécies, poderão consolidar Scorpaena maderensis como uma opção viável para aquários ornamentais, além de proporcionar novos dados científicos sobre uma espécie ainda pouco estudada.
- AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM INGLÊS COM CRIANÇAS DO 2.º ANO DO ENSINO BÁSICO. UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRAPublication . Abreu, Tiago José Jesus de; Ribeiro, Jaime Emanuel MoreiraNa sociedade contemporânea é incontornável discutir educação e a exploração de abordagens pedagógicas inovadoras sem mencionar a utilização de tecnologia. Nativos digitais, os alunos de hoje estão cada vez mais tecnológicos e enfrentam grandes desafios para um futuro, igualmente imerso em tecnologia. Esta investigação tem como objetivo avaliar a contribuição da utilização de jogos digitais interativos no computador para a aquisição de competências nas atividades curriculares de inglês por crianças do 2.º ano do Ensino Básico. Através de um estudo de caso, que inclui a aplicação de questionários aos docentes, a observação e a avaliação formativa dos alunos — tanto na realização de atividades em formato convencional como na utilização de um jogo digital interativo especialmente desenvolvido —, analisa-se e descreve-se o papel destes jogos no processo de aprendizagem. Para além da sua influência na consolidação de conteúdos, no aumento da motivação, no envolvimento e no desempenho dos alunos, foram também recolhidos dados relativos à usabilidade do jogo e dos relatórios do JClic, permitindo a monitorização do progresso dos alunos, com a utilização dos jogos digitais. Os resultados obtidos demonstram que os docentes reconhecem as potencialidades da utilização de jogos digitais interativos em contextos educativos, considerando-os como ferramentas que influenciam positivamente a motivação e o interesse dos alunos na aquisição e consolidação de competências linguísticas em inglês. No que diz respeito ao desempenho académico dos alunos, os resultados deste estudo mostram a existência de diferenças, embora pouco significativas, entre as atividades realizadas de forma convencional e as desenvolvidas com o jogo digital interativo. Com base nestes dados, destaca-se a eficácia do método digital tal como no método tradicional, analógico. Todavia, comprova-se a preferência dos alunos pelo formato digital, o que reflete a crescente relevância da tecnologia na educação. Estas ferramentas podem proporcionar vantagens como feedback imediato, interatividade e acesso a recursos multimodais, enriquecendo assim o processo de aprendizagem.
- A importância do projeto “Gerações em 2 Pautas” e a sua valorização no possível decréscimo da solidão dos idosos residentes nos laresPublication . Dias, Inês Santos; Milhano, Sandrina Diniz FernandesEste projeto incide sobre a problemática da solidão dos idosos institucionalizados em lares. Foca-se, especialmente, na compreensão dos contributos de programas de intervenção assentes no uso de estratégias promotoras de experiências artísticas e culturais na redução da solidão nesta população. Assim, tendo em conta a natureza do projeto “Gerações em 2 Pautas”, procurou-se compreender os seus contributos na redução da solidão dos idosos residentes nos lares, nomeadamente institucionalizados do Centro Social Paroquial da Caranguejeira, Lar São Cristóvão e do Centro Paroquial de Santa Catarina da Serra. Através da análise do projeto, de pesquisa documental, do resultado da análise de entrevistas semiestruturadas individuais e em pequenos grupos junto dos agentes envolvidos nas instituições participantes , traçam-se os âmbitos de ação do projeto “Gerações em 2 Pautas”; procura-se perceber como foi percecionado pelos seus participantes, compreender a importância do recurso a estratégias do domínio das artes e da cultura na diminuição da solidão nos idosos institucionalizados, entender a importância desses processos de partilha de experiências e vivências de aprendizagem entre diferentes gerações. Na perspetiva dos entrevistados, este projeto contribuiu para a redução da diminuição dos idosos institucionalizados através das oportunidades proporcionadas para a sua valorização enquanto ser individual e coletivo. Os resultados sugerem, ainda, o contributo destas vivências artísticas e culturais para a sensação de maior inclusão dos idosos institucionalizados na sociedade, maior respeito e valorização das suas vozes, que ficaram mais ativas através das partilhas das suas histórias e vivências. Assim, as experiências artísticas e culturais proporcionadas pelo projeto desempenharam um papel performativo, mediador, inclusivo, capaz de esbater barreiras sociais, (re)criando, deste modo, laços e novas experiências através de aprendizagens, partilhas e dinâmicas criativas.
- Contributions of mindfulness in high-risk pregnancy: a mixed methods systematic reviewPublication . Dutra, Irina Neves; Seixinho, Sandra; Baixinho, Cristina; Presado, Maria Helena; García-Fernández, RubénIntroduction Experiencing a high-risk pregnancy entails pathological situations with repercussions that can interfere with maternal-fetal well-being and increase maternal anxiety. Mindfulness emerges as one of the techniques used to improve the quality of care in the transition period resulting from pregnancy, which, through meditative practice, seeks to understand observation and the nature of the lived experience, resulting in a progressive state of clarity and awareness. Objective This review assessed the contributions of applying mindfulness in high-risk pregnancies. The review considered experimental, quasi-experimental studies, randomized controlled trials and non-randomized controlled trials. Observational studies were also considered. Evidence published in the last 5 years was considered. Methods This systematic review was conducted in accordance with the Joanna Briggs Institute methodology for systematic reviews of mixed methods using a convergent integrated approach to synthesis and integration. We searched for published and unpublished English, Portuguese and Spanish-language studies and grey literature. CINAHL Ultimate, MEDLINE (via Pubmed), Web of Science, Academic Search Complete, EBSCO Host Open Dissertations and Open Access Theses and Dissertations were searched in April–May 2024. Two authors screened titles and abstracts before full-text screening and data extraction. Two authors reviewed the extracted data. Results Ten articles were included in the review: 5 randomized controlled trials, 3 quasi-experimental studies and 2 mixed-methods studies. 9 studies measured the effectiveness of the application of mindfulness-based interventions on high-risk pregnant women and 1 assessed the acceptance of mindfulness intervention. Six studies measured the effects of the application of mindfulness in high-risk pregnant women in depressive symptoms, two reported the outcomes in stress, five on anxiety, two on psychological well-being, one on gestational weight gain, one in prenatal attachment and another in sleep quality. Conclusions Long term reduction of depressive symptoms, anxiety and stress and increased psychological well-being are contributions of mindfulness on high-risk pregnant women. The existing evidence on other contributions of the application of mindfulness is limited, further research being necessary.