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- Avaliação Formativa das aprendizagens mediada pelas TICPublication . Santos, Maria Helena Lança da Encarnação Rodrigues dos; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Francisco, Maria Manuela Amado SilvaEm Portugal, os dados publicados mostram que a taxa de não progressão por insucesso ou desistência aumenta ao longo do ensino básico e secundário. Para além disso, a não recuperação das aprendizagens atempadamente é um potencializador do insucesso escolar. A motivação para este projeto reside na melhoria dessas aprendizagens através da realização de testes formativos configurados na plataforma Moodle, online ou presencialmente, de forma síncrona. Apesar da literatura indicar que os testes no Moodle são ferramentas potencialmente valiosas no processo de aprendizagem, não se encontram estudos empíricos equivalentes ao nível do ensino básico. Assim, o realce no desenho pedagógico centra-se na construção e na configuração do teste formativo. A amostra é não probabilística e de conveniência, num universo que corresponde a indivíduos em idade escolar, do terceiro ciclo do ensino básico, no oitavo ano de escolaridade e na mesma instituição de ensino. A amostra de 51 alunos é formada por dois grupos, o da professora investigadora e o das professoras participantes com 20 e 31 alunos respetivamente, em que cada grupo compreende duas turmas. A aplicação dos testes formativos configurados no Moodle, do questionário e a recolha do grau de satisfação dos estudantes foram feitas pelas respetivas professoras, nas suas turmas. Em virtude do confinamento determinado em consequência da pandemia, este projeto teve início presencialmente e desenvolveu-se em regime de ensino online, em sessões síncronas. Foram aplicados dois testes formativos configurados no Moodle a cada turma, em momentos espaçados de cerca de quinze dias, com conteúdos distintos e em sequência programática. O projeto desenvolveu-se utilizando uma estratégia de investigação de métodos mistos - projeto incorporado. Foi aplicada uma questão aberta com o objetivo de registar o grau de satisfação dos estudantes, imediatamente no final de cada teste formativo, e um questionário global no final de todo o processo. Adicionalmente, realizou-se uma entrevista de perguntas abertas com as professoras participantes. Os resultados permitem concluir que os testes formativos configurados no Moodle foram uma mais-valia para estudantes e professores, tanto pela diversidade do feedback que proporcionam, como pela melhoria das aprendizagens e pelo elevado grau de satisfação dos estudantes e dos professores.
- DEVELOPING COL LABORATIVE APPL ICATIONS USING THE KUKA IIWAPublication . Pinto, Maildo Lopes; Neves, Carlos Fernando Couceiro de Sousa; Castro, Hugo Filipe Costelha deDeveloping applications for collaborative robots, like the KUKA iiwa, is a challenging task. These types of robots generally have a difficult architecture to interact with, and their programming language is not very user-friendly. In the Advanced Robotics and Smart Factories Laboratory of the Polytechnic Institute of Leiria, we have an industrial robot, model KUKA iiwa 7 800. The project described in this report was built in order to facilitate the development of robotic applications in the industry, based on the idea of interacting with the KUKA robot using a Multi-purpose Flange Adapter System, to perform a pick and place task and a Path Following with Force Feedback task. To do so, a device was developed consisting of two modules, each controlled by an ATmega microcontroller, and can communicate with each other by wire or wirelessly. The robot and device are linked with the KUKA control unit, using digital ports from a Beckhoff module. The conducted tests and the analysis of the results showed that the system worked as intended.
- Desenvolvimento de um dispositivo de Medição e Análise de Parâmetros de SoldaduraPublication . Raimundo, Duarte Marques; Vasco, Joel Oliveira Correia; Marques, Pedro José FrancoA evolução da tecnologia trouxe consigo novos conceitos e novas formas de pensar. Aos dias de hoje estamos perante a Indústria 4.0 que envolve importantes tecnologias de ponta. Adjacente à Indústria 4.0, cresce o conceito de Internet of Things, que tem como principal ideologia a ligação de todas as “coisas” através da Internet, com o intuito de comunicarem entre si, transferindo informação relevante para um funcionamento em parceria com uma maior autonomia. O presente projeto, tem como principal objetivo, a criação de um dispositivo com a capacidade de recolher parâmetros de soldadura durante a execução dos trabalhos, de tratar os dados obtidos e de os armazenar. Posteriormente é feita a análise aos resultados obtidos com o objetivo de criar ilações. Neste projeto são criadas soluções para a observação de dados. É possível avaliar estes parâmetros, em tempo real através da aplicação Blynk e, também, recorrendo a um Dashnoard criado para análise de dados e avaliação de tempos permitindo a avaliação dos parâmetros de soldadura e a criação de um índice de produtividade. Após a execução dos testes experimentais e dos registos dos parâmetros utilizados, foram feitos ensaios macrográficas aos provetes com o intuito de os comparar. Através dos testes experimentais executados, é possível interpretar e avaliar os resultados obtidos pelo dispositivo e o índice de produtividade criado durante a execução destes. Criou-se assim, um protótipo capaz de atingir os objetivos deste projeto, sendo que no futuro poderá ser um ponto de partida para novos desenvolvimentos.