ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar
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Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Aprendendo/refletindo no dia-a-dia da prática pedagógica: Da música na creche, ao trabalho de projeto no jardim-de-infânciaPublication . Vitorino, Joana Carla Roquete; Fortunato, Maria Albertina CarvalhoO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, que frequentei ao longo do ano letivo 2014/2015. Procura descrever as vivências da minha prática de ensino supervisionado, em contexto de creche e em contexto de jardim-de-infância. Desta forma, o relatório é composto por duas partes, sendo que a primeira diz respeito à reflexão da prática, em contexto de creche, bem como ao desenvolvimento de um pequeno ensaio investigativo acerca das manifestações das crianças de 1 ano à música, sendo que foram alvo de estudo duas crianças de um ano, nos momentos de audição de música cantada ao vivo e gravada. Assim, apresento as opções metodológicas, uma revisão da literatura, a análise e discussão dos resultados e por fim, uma conclusão do ensaio investigativo e uma conclusão relativa a este contexto. A segunda parte do relatório apresenta uma dimensão reflexiva relativa ao contexto de jardim-de-infância, bem como o projeto desenvolvido com as crianças, relativamente ao conhecimento das abelhas. Assim, com o desenvolvimento do projeto, foi possível que as crianças adquirissem conhecimentos acerca das abelhas (anatomia, produção do mel, habitat, funcionamento em comunidade) e que ao mesmo tempo, adquirissem competências ao nível das várias áreas do saber, partindo da mesma temática.
- Os caminhos da criança da creche ao Jardim-de-Infância : um mundo a (re)descobrir ...Publication . Paula, Diana Redondo da; Dias, Maria Isabel Pinto SimõesEste relatório de Prática de Ensino Supervisionada abrange os contextos Creche e Jardim-de-Infância. Encontra-se dividido em quatro capítulos. O primeiro e o segundo capítulos referem-se ao contexto creche. O terceiro e o quarto capítulos ao contexto Jardim-de-Infância. No primeiro capítulo do relatório consta uma dimensão reflexiva de alguns momentos vividos na Prática Pedagógica, em contexto creche. O segundo capítulo revela o ensaio investigativo realizado com três crianças com idades compreendidas entre os 14 e os 20 meses que visou identificar e descrever as interações entre pares, no momento de brincadeira livre. Segundo uma metodologia qualitativa, este estudo revelou que as três crianças estabeleceram interações essencialmente através de interação não-verbal, mais concretamente através do olhar. O terceiro capítulo deste relatório apresenta uma análise reflexiva de alguns momentos vividos na Prática Pedagógica em contexto de Jardim-de-Infância. Por fim, o quarto capítulo refere-se aos momentos vividos na realização do projeto: “As formigas”, desenvolvido de acordo com as etapas da metodologia de trabalho de projeto. Com este projeto, crianças e adultos descobriram que as formigas, que já existiam no tempo dos dinossauros, têm seis patas e que podem viver até dezoito anos.
- Crescendo e refletindo com as crianças sobre a Prática Pedagógica: Aprendizagens da Creche ao Jardim-de-InfânciaPublication . Gomes, Mariana Isabel Costa; Fortunato, Maria Albertina CarvalhoO presente relatório dá a conhecer o meu percurso pelos dois contextos de educação de infância (creche e jardim-de-infância), relativos à Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado de Educação Pré-Escolar, no ano letivo 2014/2015. Divide-se em quatro partes, as quais evidenciam as aprendizagens desenvolvidas ao longo deste ano letivo. As duas primeiras partes expõem as vivências e experiências realizadas em contexto de creche. A primeira é constituída por uma dimensão reflexiva relativa às aprendizagens realizadas e às dificuldades sentidas. A segunda apresenta o ensaio investigativo, de índole qualitativa, que consistiu em identificar e conhecer as interações que as crianças estabeleciam com os seus objetos de transição, num período antecedente ao momento do repouso. Os dados recolhidos permitiram-me concluir que ocorriam interações apenas não-verbais e que estas se subdividiam em três tipos: interações através do tato, interações através do paladar e interações através do olhar. Verificou-se que as que ocorriam com maior incidência, por parte dos dois participantes do ensaio investigativo, eram as interações através do tato. As duas últimas partes deste relatório apresentam as vivências experienciadas em contexto de jardim-de-infância. A primeira é constituída por uma dimensão reflexiva relativa às aprendizagens realizadas e às dificuldades sentidas. E a segunda diz respeito ao projeto realizado, com o grupo de crianças e com a colega de prática, e cujo tema tratado foram as abelhas. A realização deste projeto permitiu que as crianças ficassem a conhecer melhor estes insetos, nomeadamente em relação às suas vivências (como por exemplo onde é que transportam o pólen e como se fazem as colmeias) e ao modo como se reproduzem, se são ou não ovíparas
- Da Creche ao Jardim de InfânciaPublication . Santo, Maria Eduarda Dionísio; Correia, Sónia Cristina Lopes; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório relata o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, realizado entre setembro de 2022 e janeiro de 2024. O relatório encontra-se organizado em três partes, e cada parte corresponde a experiências realizadas e vividas em cada uma das Práticas Pedagógicas contempladas neste Mestrado. A primeira parte é dedicada à experiência vivida em contexto de creche apresentando-se, assim, uma reflexão sobre a vivência, bem como o papel do educador em creche, o espaço como facilitador de aprendizagens, a avaliação e documentação pedagógica, bem como outros acontecimentos e vivências mais significativas enquanto futura educadora de infância. Além disto, é apresentado um ensaio investigativo, realizado com 4 crianças com idades compreendidas entre os 24 e os 25 meses. Este estudo de carácter qualitativo teve como objetivo analisar as interações que as crianças realizam quando fazem o jogo heurístico. Os dados recolhidos demonstraram que as crianças interagiram com os objetos, com os pares e com os adultos através dos seus órgãos dos sentidos, de palavras/sons e de ações. A segunda parte relaciona-se com as vivências em contexto de jardim de infância I, centrando-se no brincar e na aprendizagem, na minha ação educativa, no trabalho de projeto A Semente realizado com as crianças e outras aprendizagens realizadas. Por fim, a terceira parte diz respeito às vivências em contexto de jardim de infância II, focando-se no ciclo pedagógico, no portefólio como forma de avaliação, no trabalho de projeto O Castelo realizado com as crianças e, ainda, outras experiências vivenciadas.
- Da Creche ao Jardim de Infância… Aprendizagens e reflexões num percurso de formaçãoPublication . Franquinho, Sandy dos Santos; Saraiva, Alzira Maria RascãoO presente relatório surgiu no âmbito da prática de Ensino Supervisionada em contextos de Creche e de Jardim de Infância, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e está dividido em duas partes. A primeira relaciona-se com a experiência vivida em Creche e a segunda diz respeito ao Jardim de Infância. Na primeira parte apresenta-se uma dimensão reflexiva, referindo as expectativas que possuía no início do estágio, as dificuldades sentidas durante o mesmo, o que é ser educador em Creche e aprendizagens realizadas. De seguida apresenta-se um ensaio investigativo concretizado, seguindo uma metodologia qualitativa, com o objetivo de compreender que interações quatro crianças estabeleciam com o ambiente na sua sala de Creche, durante o momento de brincadeira livre da manhã. Os resultados obtidos parecem mostrar múltiplas interações com o ambiente por parte das crianças. Estas exploraram ativamente o espaço da sala, interagiram com crianças demonstrando uma vontade de iniciar relações mais próximas com estas, comunicaram com adultos de várias formas e exploraram objetos descobrindo as propriedades dos mesmos e realizando jogo simbólico. A segunda parte inicia-se com uma dimensão reflexiva, refletindo acerca das expectativas, dificuldades sentidas, o desafio de ser educador expressivo, aprender com o realizado, com o observado e com as críticas e propostas educativas. Seguidamente apresenta-se o projeto “Os caracóis”, realizado segundo a Metodologia de Trabalho de Projeto que partiu do interesse e motivação das crianças, sendo estas a decidir que curiosidades queriam ver respondidas.
- Da Creche ao Jardim de Infância: Aprendendo em interação com crianças e adultosPublication . Silva, Ana Sofia Cardoso e; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Correia, Sónia Cristina LopesEste relatório de Prática de Ensino Supervisionada contempla as aprendizagens feitas ao longo do ano letivo 2013/2014 no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Encontra-se dividido em duas partes, a Parte I, relativa à Prática de Ensino Supervisionada em contexto Creche e a Parte II, alusiva à Prática de Ensino Supervisionada em contexto Jardim de Infância. A Parte I está dividida em dois capítulos. O Capítulo I é constituído por uma dimensão reflexiva sobre as aprendizagens realizadas em contexto Creche e o Capítulo II apresenta o ensaio investigativo sobre as interações das crianças com os materiais nos momentos de brincadeira livre desenvolvido com duas crianças, numa lógica de investigação qualitativa. Os resultados revelaram que as crianças participantes do estudo estabeleciam diferentes interações com os materiais, numa incessante descoberta do que as rodeava, observando, explorando e fazendo experiências no seu mundo. A Parte II, relativa ao contexto de Jardim de Infância, encontra-se, também, dividida em dois capítulos. No Capítulo III é apresentada uma reflexão sobre as aprendizagens realizadas neste contexto e no Capítulo IV é apresentado o projeto intitulado “Os ovos” desenvolvido segundo a Metodologia de Trabalho de Projeto com 15 crianças. Com o desenvolvimento deste projeto as crianças tiveram oportunidade de aprender sobre os ovos e de cooperar umas com as outras, aprendizagens que se situam na área de formação pessoal e social, de conhecimento do mundo e de expressão e comunicação (Ministério da Educação, 1997).
- Da Creche ao Jardim de Infância: interações/brincadeiras e perspetivas dos intervenientesPublication . Oliveira, Vânia Reis; Correia, Sónia Cristina Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto SimõesEste relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e coloca em evidência as aprendizagens realizadas sobre a Educação de Infância ao longo de dois anos letivos, 2015/2016 e 2016/2017. Organizado em duas partes (uma relativa à dimensão reflexiva e outra à dimensão investigativa) integra na parte I, três capítulos: capítulo 1 - Reflexão da Prática Pedagógica em contexto de creche (apresentação do contexto educativo, características de desenvolvimento e aprendizagem das crianças 1-2 anos, aprendendo e descobrindo em contexto de creche e o ser educador em contexto de creche); capítulo 2 - Reflexão da Prática Pedagógica em contexto de Jardim de Infância I (caracterização do contexto educativo, características de desenvolvimento e aprendizagem das crianças 3-4 anos e aprendendo e descobrindo em contexto de Jardim de Infância I). E o capítulo 3 - Reflexão da Prática Pedagógica em contexto de Jardim de Infância II (caracterização do contexto educativo, aprendendo e (re) descobrindo em contexto de Jardim de Infância II e o ser educador em contexto de Jardim de Infância). A parte II integra o trabalho de investigação desenvolvido no contexto de Jardim de Infância II com 23 crianças que visou i) identificar a frequência de utilização das crianças na área da casinha, ii) conhecer as perspetivas das crianças sobre essa área, iii) conhecer as perspetivas dos adultos acerca do brincar neste espaço da sala e iv) identificar e caracterizar o tipo de interações e brincadeiras que as crianças estabelecem na área da casinha. Os dados, recolhidos através de registos descritivos, registos videográficos e entrevistas, permitiram encontrar categorias de análise e inferir que as crianças em estudo interagiram com objetos (predominantemente), com pares e com os adultos na área da casinha. Os resultados revelaram, ainda, o saber das crianças sobre a organização do espaço/materiais e sobre o papel do adulto no espaço da área da casinha. Estes resultados reforçam a importância do Educador de Infância escutar as crianças para (re)ajustar a sua prática.
- Da Creche ao Jardim de Infância: Um percurso de aprendizagens e descobertas em interação com as criançasPublication . Esperança, Catarina Isabel Mateus; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Correia, Sónia Cristina LopesEste Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o meu percurso ao longo do ano letivo 2013/2014 no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Está dividido em duas partes principais, a Parte I, alusiva à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Creche e a Parte II, relativa à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Jardim de Infância. A Parte I é constituída por uma dimensão reflexiva (que aborda de forma crítica as experiências educativas vividas em contexto de Creche) e por um ensaio investigativo que procurou estudar a interação de três crianças com os livros no momento de brincadeira livre. Os resultados alcançados revelaram que as crianças estabeleciam diferentes tipos de interações com os livros, quer de forma individual quer de forma acompanhada. Estes resultados levaram-me a inferir a importância de selecionar de forma rigorosa os livros a disponibilizar às crianças e a importância da exploração do livro com a criança. A Parte II do relatório apresenta experiências vivenciadas em contexto de Jardim de Infância. É composta por uma reflexão crítica (na qual se revelam os aspetos considerados mais relevantes neste percurso) e, uma investigação realizada com as crianças sobre os ovos, desenvolvida segundo a metodologia de trabalho por projeto. Ao longo da realização desta investigação foram formuladas questões e colocadas em prática diversas propostas educativas com as crianças. Em conjunto, tanto adultos como crianças, ficaram a saber mais a respeito de ovos, nomeadamente as características dos ovos e a cooperar entre si.
- Da Creche ao Jardim de Infância: um processo de construção da prática docentePublication . Silva, Ana Filipa Jesus; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Correia, Sónia Cristina LopesO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto Politécnico de Leiria, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais nos anos letivos de 2015/2016 e 2016/2017 e encontra-se dividido em duas partes: Parte I – Dimensão reflexiva e Parte II – Dimensão investigativa. Na Parte I apresenta-se o processo de aprendizagem vivido nos três contextos de Prática de Ensino Supervisionada (Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II), refletindo-se sobre os vetores da Educação de Infância. Na Parte II apresenta-se o ensaio investigativo, realizado num Jardim de Infância da rede privada, com o objetivo de identificar as explorações que três crianças com seis anos de idade realizaram com materiais naturais (folhas de plantas, sementes, frutos e legumes). Os resultados analisados à luz de três processos básicos da ciência (observação, classificação e comunicação) revelaram que as crianças em estudo valorizaram a observação através da visão, classificaram os objetos predominantemente por um critério (apenas um dos participantes mostrou consistência em organizar os objetos por dois critérios em simultâneo) e recorreram predominantemente à comunicação verbal. Estes resultados permitem refletir sobre as características de desenvolvimento das crianças em estudo e sobre o papel do contacto com objetos naturais na construção do conhecimento do mundo das crianças em idade pré-escolar.
- Da Creche ao Jardim-de-Infância: descoberta e aprendizagem dos sons das palavras e do jornalPublication . Charters, Liliana Filipa Cordeiro; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o meu percurso ao longo do ano letivo 2014/2015 no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Está dividido em duas partes. A Parte I corresponde à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Creche e a Parte II, relativa à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Jardim-de-Infância. A Parte I inclui a dimensão reflexiva, que aborda as experiências vivenciadas em contexto de creche, e um ensaio investigativo baseado na seguinte pergunta de partida “O que dizem as crianças de 2 anos quando visualizam imagens de animais?”. Para obter resposta a esta questão, temos os seguintes objetivos gerais: 1) perceber se a visualização de imagens ajuda a desenvolver a linguagem oral; 2) criar propostas de interação verbal promotoras de aprendizagem de diferentes aspetos relacionados com a estrutura sonora da língua. Como objetivos específicos temos os seguintes: 1) identificar e descrever a capacidade das crianças para articular os sons das palavras projetadas; 2) Perceber se a intervenção didática pensada melhora a linguagem oral; 3) Pensar nas implicações didáticas e pedagógicas dos dados obtidos. Os resultados alcançados revelaram que as crianças intervém oralmente, identificando os referentes projetados, articulando de forma diferenciada os sons da fala. Os resultados confirmam que as crianças devem ser estimuladas a comunicar com os seus pares e com os adultos, de forma a desenvolverem a sua linguagem oral, especificamente articulando os sons da fala e alargando o seu vocabulário. Estes resultados levam-me a inferir a importância de disponibilizar às crianças oportunidades para que elas possam percecionar os sons da fala e comunicar com os outros. A Parte II do presente relatório apresenta as experiências vivenciadas em contexto de jardim-de-infância. Esta parte integra práticas realizadas com as crianças em torno de um projeto de criação de um jornal, desenvolvido segundo a metodologia de trabalho de projeto e uma reflexão crítica de todo o percurso realizado neste contexto. Com as propostas educativas construídas, as crianças ficaram a conhecer o universo do jornal, tendo desenvolvido competências para criar os vi seus próprios meios de comunicação, como, por exemplo, um jornal impresso. Considerando o Referencial de Educação para os Media, na educação pré-escolar as crianças conseguem colocar-se no papel de alguns profissionais dos Media; expressar a sua opinião sobre alguns acontecimentos; interessar-se pelos acontecimentos da atualidade e ser capaz de dar a receber uma notícia.