ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar
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- (Re)construindo a Identidade Profissional através da Prática e Investigando as Interações em CrechePublication . Santos, Ana Teresa Ribeiro; Luís, Joana Alexandra Soares de Freitas; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório tem como objetivo refletir sobre as diferentes experiências vividas ao longo das três Práticas Pedagógicas – Creche; Jardim de Infância I e II – e apresentar um estudo investigativo realizado em contexto de Creche, sobre as Interações através dos Materiais não Estruturados. A Prática Pedagógica desenvolvida em contexto de Creche permitiume refletir sobre o Espaço e os Materiais, a Observação, a Rotina, o Papel do Educador e o Brincar e as Interações. O estudo investigativo de carácter qualitativo relativo às Interações através dos Materiais não Estruturados, visou identificar e analisar as interações que quatro crianças estabeleceram com materiais não estruturados bem como refletir sobre a importância e o contributo dos materiais não estruturados no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A recolha de dados ocorreu através da observação, da captação de registos videográficos e das notas de campo em seis sessões. Os resultados obtidos demonstram que as crianças privilegiaram o olhar durante as explorações, sendo estas acompanhadas pelas interações Criança – Criança, Criança – Adulto e Criança – Objeto. A Prática Pedagógica desenvolvida em contexto Jardim de Infância I permitiu-me refletir sobre a importância de Observar, Escutar e Valorizar a voz e sobre as Dificuldades e Aprendizagens do percurso. Por fim, a Prática Pedagógica realizada em contexto Jardim de Infância II, permitiu-me refletir sobre alguns pontos como a Relação Instituição – Família – Comunidade, a Importância do Brincar, Documentar com o grupo e a Heterogeneidade Etária.
- REFLETIR E INVESTIGAR NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: O BRINCAR NA PERSPETIVA DE CRIANÇAS DO JARDIM DE INFÂNCIAPublication . Henriques, Beatriz Laranjeira; Luís, Joana Alexandra Soares de FreitasNeste relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) reflete-se sobre todo o meu percurso realizado entre setembro de 2023 e janeiro de 2025, no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação e Ciências Socias (ESECS), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Neste relatório destaca-se os acontecimentos e vivências significativas nas três Práticas Pedagógicas realizadas em contextos diferentes no concelho de Leiria e apresenta-se o estudo de investigação sobre o Brincar na perspetiva das crianças, um tema de grande importância para o desenvolvimento e aprendizagem das mesmas. Este relatório está dividido em 3 partes. A parte I dedica-se à Reflexão em torno da Prática Pedagógica em Contexto Creche. A parte II centra a sua atenção na Reflexão da Prática Pedagógica em Jardim de Infância I (IPSS). A parte III debruça-se sobre a Reflexão da Prática Pedagógica em Jardim de Infância II (Contexto Público) e sobre um estudo investigativo que se realizou nos contextos de PP JI I e PP JI II. O estudo de investigação centra-se na seguinte questão de partida “Qual a perspetiva sobre o brincar de crianças entre os 3 e os 5 anos de idade, pertencentes a dois contextos de Jardim de Infância da região de Leiria?”. A metodologia adotada foi uma metodologia qualitativa, baseada em estudo de caso. Os participantes foram seis crianças da Prática Pedagógica do Jardim de Infância I (IPSS) e seis crianças da Prática Pedagógica do Jardim de Infância II (Rede Pública). Como técnica de recolha de dados utilizou-se as entrevistas semiestruturadas e como técnica de análise de dados recorreu-se à análise de conteúdo. Os resultados recolhidos revelam que as crianças consideram o brincar com sendo um ato que lhes traz felicidade. Por fim, apresenta-se a conclusão deste relatório, a bibliografia utilizada na procura de informação para a realização do mesmo e os anexos
- A prática, a técnica de dança clássica e a exploração do movimento: um caminho reflexivo e investigativo na Educação de InfânciaPublication . Camarinha, Patrícia Bernardo; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente documento trata-se de um relatório de Prática de Ensino Supervisionada que apresenta o percurso que realizei ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar, nomeadamente nos anos letivos de 2023/2024 e 2024/2025. É possível encontrar duas partes distintas neste relatório. Neste sentido, a primeira parte conta com uma dimensão reflexiva onde foram tidas em conta as experiências e aprendizagens realizadas ao longo dos diversos contextos de Prática Pedagógica, nomeadamente Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II. Ao longo das experiências de Prática Pedagógica, tive oportunidade de me apropriar do ciclo interativo previsto nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, bem como de alguns instrumentos de avaliação, como a elaboração de portefólios e a documentação pedagógica. Tive também oportunidade de implementar a metodologia de trabalho por projeto na minha ação, uma experiência nova e desafiante que marcou este percurso. A segunda parte tratar-se de um estudo de carácter investigativo que teve por fim compreender de que forma a apreciação de um bailado de Dança Clássica pode influenciar a exploração do movimento das crianças em idade Pré-Escolar. Para realizar esta investigação selecionaram-se cinco crianças com idades entre os 3 e os 5 e recorreu-se à observação participante com registo videográfico como técnica de recolha de dados. Após a implementação de cinco sessões foi possível compreender que através da apreciação de um bailado de Técnica de Dança Clássica, as crianças podem enriquecer o seu leque de movimentos artísticos.
- Refletindo e Investigando a Prática na Educação de Infância: Contributo das narrativas/histórias na evolução do desenho na Educação Pré-EscolarPublication . Fernandes, Inês da Silva; Oliveira, Luis Miguel Gonçalves de; Magueta, Lúcia GraveO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi redigido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este documento, está estruturado em três partes, cada uma delas compostas por capítulos e subcapítulos. As partes I e II são dedicadas à dimensão reflexiva centrando-se nas duas primeiras Práticas Pedagógicas desenvolvidas neste mestrado. Destacam-se as principais aprendizagens e os desafios enfrentados, bem como as estratégias adotadas para superar as dificuldades. Além disso, a reflexão é sustentada por um referencial teórico que fundamentou as práticas e orientou a tomada de decisão. A parte III está organizada em dois capítulos. O primeiro capítulo contempla a análise reflexiva sobre a última experiência em contexto de Jardim de Infância da rede pública. O segundo capítulo é dedicado ao estudo investigativo, no qual são analisados os dados recolhidos durante esta última prática. Esta investigação insere-se no paradigma qualitativo, assumindo um caráter descritivo e interpretativo. Trata-se de um estudo caso centrado na observação e análise de desenhos realizados por um grupo de crianças com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos. O estudo procura compreender o modo como a escuta ativa de narrativas contribui para a evolução do desenho infantil na Educação Pré-Escolar. Os resultados inferem que a articulação entre a narrativa e o desenho não só fortalece a construção da linguagem visual e simbólica, como também estimula a imaginação, o pensamento abstrato e a capacidade de representar o mundo de forma mais estruturada, intencional e significativa.
- UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A ABORDAGEM AO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIAPublication . Sousa, Margarida Raquel Cavaco Pires; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Luís, Joana Alexandra Soares de Freitas; Correia, Sónia Cristina LopesO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar correspondente aos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023, sendo que se divide em duas partes. A primeira parte refere-se à dimensão reflexiva pertencente às práticas de ensino supervisionadas em contexto de Creche, Jardim de Infância I e II. Esta contém reflexões das aprendizagens, desafios, propostas sugeridas, projetos realizados, experiências vivenciadas e conquistas que ocorreram nos diferentes contextos educativos onde foram efetuadas as práticas. No contexto de creche destacam-se temas relevantes como a creche e as rotinas diárias, o momento do acolhimento e o papel do educador. No contexto de Jardim de Infância I evidencia-se o papel do/a educador/a no jardim de infância, as emoções e o portfólio. Quanto ao contexto de Jardim de Infância II reflete-se sobre a heterogeneidade e o papel da diferenciação pedagógica, a aprendizagem lúdica no jardim de infância, a voz ativa da criança no processo educativo e a metodologia de trabalho por projeto. A segunda parte é relativa à dimensão investigativa realizada no contexto de Jardim de Infância II. Foi desenvolvido um estudo de caráter qualitativo sobre como cinco crianças se expressavam quando ouviam três estilos diferentes de música (rock, popular e infantil). Para a recolha de dados recorreu-se à observação participante (através de gravações videográficas e registos no diário de campo) e a entrevistas semiestruturadas. O método de análise dos dados centrou-se na análise de conteúdo e análise descritiva. Os resultados obtidos permitem perceber/identificar como as crianças se movimentavam corporalmente e que tipo de movimentos se evidenciavam de acordo com as categorias e subcategorias dos “Temas do Movimento” e a evolução de cada criança na primeira parte da análise. Conclui-se que os movimentos realizados pelas crianças foram diversificados ao longo das sessões implementadas, sendo que os mais comuns foram saltar, abrir e fechar as pernas, levantar os braços, balançar e rodopiar o corpo. Relativamente aos estilos musicais, o que diferenciou os movimentos foi a sua intensidade. Já a segunda parte centrou-se na análise das entrevistas semiestruturadas de cada criança. Por fim, apresentam-se as considerações finais em que se descreve brevemente, o essencial do percurso académico e o que contribuiu significativamente para construir a futura educadora que quero ser.
- A minha caminhada no mundo da Educação de Infância: um processo de evolução e mudança acompanhado com aprendizagens matemáticas das crianças com o TangramPublication . Neves, Diana Filipa Rodrigues; Correia, Sónia Cristina Lopes; Martins, Joana Filipa da CostaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada descreve a minha experiência e caminhada durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos letivos 2022/2023 e 2023/2024. Este encontra-se or-ganizado em três partes: Parte I – “A Descoberta do Caminho no Meio das Incertezas: a Experiência em Creche”; Parte II – “A Lupa para o Crescimento: a Experiência em Jardim de Infância I”; Parte III – “A Confiança no Processo de Desenvolvimento e de Aprendizagem: a Ex-periência em Contexto de Jardim de Infância II”. A Parte I e a Parte II, procuram refletir sobre as vivências, as aprendi-zagens e a minha evolução nas Práticas de Ensino Supervisionadas, a primeira parte no contexto de Creche, no setor privado, e a segunda parte no contexto de Jardim de Infância I, também no setor privado. A Parte III contempla a reflexão sobre as vivências, as aprendizagens e a minha evolução na Prática de Ensino Supervisionada no contexto de Jardim de Infância II, no setor público. Apresenta, ainda, um estudo realizado nesse contexto, com quatro crianças de cinco anos de idade. Este estudo de caso qualitativo pretendeu identificar os contributos do Tangram ao nível das aprendizagens geométricas e das competências transversais das crianças, através da sua exploração, num conjunto de quatro sessões de exploração, previamente planificadas. Os resultados alcançados apontam que o uso do Tangram proporcionou às crianças oportunidades de várias aprendizagens geométricas, bem como evidenciou o surgimento de aprendizagens adicionais na área da matemática, sendo que as competências transversais, nomeadamente a comunicação e a representação, surgiram como meio de auxílio para as crianças demonstrarem as suas ideias matemáticas e as suas aprendiza-gens. Por último, o presente relatório, apresenta as considerações finais, no qual serão destacadas as aprendizagens mais significativas de um ano e meio de formação, sendo que estas serão a base e as ferramentas essen-ciais para a minha caminhada futura enquanto educadora de infância.
- REFLETIR E INVESTIGAR EM JARDIM DE INFÂNCIA: O PAPEL DO EDUCADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIAISPublication . Gonçalves, Beatriz Branco; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta o meu percurso de (trans)formação enquanto educadora de infância e investigadora. Este encontra-se estruturado em duas dimensões distintas: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva, é espelhada uma reflexão crítica, cruzada e fundamentada com autores de referência acerca dos desafios e aprendizagens vivenciados nos diferentes contextos de Prática Pedagógica — contexto de Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II. Na dimensão investigativa, apresenta-se um ensaio investigativo desenvolvido no âmbito da Prática Pedagógica — Jardim de Infância II, cujos participantes foram 4 crianças, entre os 5 e os 6 anos, de um Jardim de Infância de rede pública. Este estudo centrou-se em perceber “Qual o papel do educador na construção das relações de amizade potenciadoras do desenvolvimento de competências sociais?”. Os dados recolhidos evidenciam que conhecer as perceções de cada criança sobre a amizade (o que é ser amigo e como se fazem amigos) e a criação de momentos educativos em que se deu voz às crianças, incentivando-as a expressar o que pensam e sentem, permitiram desenvolver competências sociais positivas e reconhecer competências sociais negativas. Nesta linha, o presente ensaio investigativo possibilitou fomentar a capacidade de a criança, a partir do tema da amizade, expressar e comunicar saberes e atitudes entre pares, tendo-se aberto uma oportunidade de desenvolvimento de competências sociais, fundamentais para a criança aprender a viver bem e de forma justa em sociedade.
- INTERVIR E REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA. O BRINCAR ARRISCADO NO ESPAÇO EXTERIORPublication . Guilherme, Beatriz Filipa Saldanha; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Matos, Rui Manuel Neto eO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório tem como objetivos refletir acerca das experiências e vivências das três Práticas Pedagógicas, realizadas em contextos distintos, e apresentar um estudo investigativo sobre o Brincar Arriscado como possibilidade de aprendizagem no Jardim de Infância. Assim sendo, este relatório encontra-se dividido em três partes. A primeira parte do relatório diz respeito à dimensão reflexiva em contexto de creche e inclui alguns pontos do Ciclo Interativo, concretamente sobre observar, planificar, avaliar, documentar e refletir no contexto de creche. A segunda parte do relatório inclui toda a experiência vivida em contexto de jardim de infância da rede privada e contém três capítulos. O primeiro recai sobre a dimensão reflexiva sobre a voz e agência das crianças, a abordagem de projeto e o brincar na Natureza. O segundo apresenta o trabalho por projeto realizado no contexto de PP. E o terceiro integra a dimensão investigativa que possibilita compreender os benefícios do risco na infância, assim como a conceção das famílias e da Educadora do grupo sobre o brincar arriscado como possibilidade de aprendizagem no Jardim de Infância. Os dados obtidos revelam que o contacto com o risco permite que as crianças se desenvolvam de forma holística, melhorem a sua qualidade de vida e que se preparem melhor para o futuro. Por fim, a terceira parte do relatório, refere-se à dimensão reflexiva em contexto de Jardim de Infância da rede pública. Nesta reflexão foram abordadas problemáticas relativas ao ser educador de infância, ser educador reflexivo, à organização do contexto e à heterogeneidade etária. De uma forma geral, as maiores aprendizagens ao longo do mestrado passaram por realizar provocações e experiências de acordo com os interesses, necessidades e motivações das crianças, proporcionar-lhes um ambiente seguro e propício à aprendizagem, colocando-as no centro da aprendizagem. Tudo isto, fruto de um olhar sensível e constante, sistemático, de uma escuta sempre muito ativa e de reflexões sobre os processos.
- JORNADAS REFLEXIVAS E DINÂMICAS EM EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: QUESTIONANDO A COZINHA DE LAMA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PROMOTORA DO BRINCARPublication . Gonçalves, Sofia Veríssimo Germano; Luís, Joana Alexandra Soares de FreitasO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e coloca em evidência as aprendizagens realizadas sobre a Educação de Infância ao longo de dois anos letivos 2022/2023 e 2023/2024. Este relatório está dividido em três partes: a primeira refere-se ao contexto de creche; a segunda, ao contexto de jardim de infância I; e, por fim, a terceira ao contexto de jardim de infância II. Na primeira parte, enfatizam-se as experiências vividas em contexto de creche. A segunda parte está dividida em dois capítulos, sendo que no primeiro apresentam-se as experiências vivenciadas em jardim de infância I; já no segundo, expõe-se a dimensão investigativa acerca das potencialidades da cozinha de lama. Esta investigação visou: i) compreender como as crianças brincam na cozinha de lama; ii) compreender o que as crianças fazem com os materiais de fim aberto disponibilizados na cozinha de lama; iii) compreender que aprendizagens emergem do brincar na cozinha de lama. Esta investigação centrou-se numa metodologia qualitativa, contando com a participação de crianças com idades compreendidas entre os dois e os cinco anos de idade. Os dados foram recolhidos através da observação direta e participante, notas de campo e registo videográfico e foram analisados recorrendo à análise de conteúdo. Os resultados desta investigação demostram que a cozinha de lama é um espaço promotor de criatividade e imaginação nas crianças e, também impulsionador de aprendizagens. Na terceira e última parte, exploram-se as experiências vividas em contexto de jardim de infância II, as conclusões finais, as referências bibliográficas e os apêndices.
- EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E A VOZ DA CRIANÇA NO BRINCAR E NO BRINCAR NA NATUREZAPublication . Vieira, Sara Cristina Soares; Luís, Joana Alexandra Soares de Freitas; Correia, Sónia Cristina Lopes; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório introduz-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar, no âmbito das Unidades Curriculares (UC) de Práticas Pedagógicas de Ensino Supervisionadas, do Instituto Politécnico de Leiria, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS). Este relatório divide-se em duas partes. A primeira subdivide-se em 3 capítulos. No primeiro, apresentarei as minhas vivências e aprendizagens em contexto de Creche, enfatizando a construção de relações, de princípios profissionais, as dificuldades e objetivos a alcançar. No segundo, apresentarei as experiências e aprendizagens em contexto de Jardim de Infância I, principalmente a função do educador. No terceiro, apresentarei a minhas vivências em JI II, numa instituição pública, focando a minha atenção na diferenciação pedagógica, no ciclo interativo, no respeito pela criança e no trabalho de projeto. Na segunda parte, apresentarei um estudo sobre a perspetiva de um grupo de crianças e de uma Educadora de Jardim de Infância sobre o Brincar e o Brincar na Natureza. Os objetivos do estudo são: i) Ampliar conhecimentos sobre o brincar e sobre o brincar na natureza; ii) Compreender os benefícios do brincar em momentos de exploração autónoma; iii) Compreender como é que as crianças e a educadora do Jardim de Infância percecionam o brincar e o brincar na natureza; iv) Compreender como é que as crianças do grupo do Jardim de Infância brincam em diferentes tempos e espaços do quotidiano educativo; v) Compreender como é que a educadora do Jardim de Infância promove tempos e espaços para brincar. O estudo aqui retratado baseia-se nas perspetivas de vários intervenientes sobre o brincar e o brincar na natureza, o que requer uma análise detalhada das perspetivas das crianças e da educadora para compreender melhor este fenómeno. Neste sentido, esta investigação segue um paradigma qualitativo. Teve como participantes sete crianças e a educadora do Jardim de Infância de uma instituição pública localizada em Leiria. Ao nível da recolha de dados, foram agendados momentos de observação às crianças, bem como realizada uma entrevista ao grupo de crianças e à educadora. A análise dos dados recolhidos demonstra um brincar na Natureza a acontecer tanto em situações de grupo, como individualmente. As vivências do brincar ao ar livre trouxeram consigo o contacto com elementos naturais e uma maior liberdade para que emergissem espontaneamente descobertas e fosse visível um brincar natural e espontâneo deveras característico da Infância.