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- Arsenic accumulation in intertidal macroalgae exposed to sewage dischargesPublication . Cabral-Oliveira, Joana; Coelho, Helena; Pratas, João; MENDES, SUSANA; Pardal, Miguel A.Arsenic is a widely distributed element in marine ecosystems. The main anthropogenic sources of this contaminant are domestic and industrial wastewaters, and since it can be harmful to humans even at low concentrations, it has been ranked as one of the top hazardous substances. Therefore, the analysis of arsenic is an essential task to assess the potential environmental and human health risk associated with sewage discharges. The accumulation of total arsenic on intertidal rocky shore macroalgae exposed to contaminated sewage discharges was measured in five macroalgae species (Asparagopsis armata, Codium sp., Plocamium cartilagineum, Saccorhiza polyschides and Ulva sp.). Differences in the concentrations of arsenic were examined in the seawater and in the macroalgae species. The results showed significantly higher concentrations of arsenic near the sewage discharges in all the species except S. polyschides. Although the information obtained from total arsenic determination is not enough to assess the toxicological risk in the environment, this paper gives an important contribution on contamination risks and helps in choosing potential good biomonitors.
- Refletindo sobre o caminho percorrido em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. As potencialidades das interações entre crianças com multideficiência e os seus pares.Publication . Medrôa, Bárbara Lopes Dinis Feijão; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO relatório que se apresenta foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: a Parte I referente à dimensão reflexiva e a Parte II referente à dimensão investigativa. A parte I do relatório apresenta um relato com uma reflexão crítica e fundamentada sobre o percurso vivenciado nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo, procurando-se evidenciar as experiências vivenciadas que permitiram aprendizagens a nível profissional, pessoal e social. Apresenta ainda uma introspeção sobre a futura professora e educadora que pretendo ser. A parte II do relatório apresenta um ensaio investigativo de caráter qualitativo desenvolvido em jardim de infância. Este incide na análise das interações estabelecidas entre uma criança com multideficiência e os seus pares, pelo que os objetivos delineados são os seguintes: (i) Identificar e caracterizar as interações da criança com multideficiência e os seus pares; (ii) Analisar com que frequência ocorrem as interações dos pares com a criança com multideficiência; (iii) Analisar com que frequência ocorrem as interações da criança com multideficiência e os seus pares. Os dados recolhidos evidenciam que neste grupo de crianças existem dois sentidos de interações, nomeadamente os momentos em que os pares da criança com multideficiência tomam a iniciativa de interagir com ela e os momentos em que a criança com multideficiência toma a iniciativa de continuar as interações com os pares. Destaca-se também a ideia de que as crianças estabeleciam interações com e sem objetos, sendo este um mediador dessas interações que eram do tipo verbal e não-verbal.
- Da Creche ao Jardim de Infância: Aprendendo em interação com crianças e adultosPublication . Silva, Ana Sofia Cardoso e; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Correia, Sónia Cristina LopesEste relatório de Prática de Ensino Supervisionada contempla as aprendizagens feitas ao longo do ano letivo 2013/2014 no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Encontra-se dividido em duas partes, a Parte I, relativa à Prática de Ensino Supervisionada em contexto Creche e a Parte II, alusiva à Prática de Ensino Supervisionada em contexto Jardim de Infância. A Parte I está dividida em dois capítulos. O Capítulo I é constituído por uma dimensão reflexiva sobre as aprendizagens realizadas em contexto Creche e o Capítulo II apresenta o ensaio investigativo sobre as interações das crianças com os materiais nos momentos de brincadeira livre desenvolvido com duas crianças, numa lógica de investigação qualitativa. Os resultados revelaram que as crianças participantes do estudo estabeleciam diferentes interações com os materiais, numa incessante descoberta do que as rodeava, observando, explorando e fazendo experiências no seu mundo. A Parte II, relativa ao contexto de Jardim de Infância, encontra-se, também, dividida em dois capítulos. No Capítulo III é apresentada uma reflexão sobre as aprendizagens realizadas neste contexto e no Capítulo IV é apresentado o projeto intitulado “Os ovos” desenvolvido segundo a Metodologia de Trabalho de Projeto com 15 crianças. Com o desenvolvimento deste projeto as crianças tiveram oportunidade de aprender sobre os ovos e de cooperar umas com as outras, aprendizagens que se situam na área de formação pessoal e social, de conhecimento do mundo e de expressão e comunicação (Ministério da Educação, 1997).
- O percurso formativo em educação de infância: da música ao projeto dos caracóis.Publication . Santo, Sofia Jorge Pereira; Dias, Maria Isabel Pinto SimõesO presente relatório de Mestrado foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação em Educação Pré-Escolar, no ano letivo 2014/2015, na Escola Superior de Educação e Ciências Socias do Instituto Politécnico de Leiria. Apresenta-se dividido em duas partes que remetem para o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional na Prática de Ensino Supervisionada no contexto de creche e no contexto de jardim-de-infância. A parte I é relativa às vivências em contexto de creche e é dividida em dois pontos. Em primeiro lugar exponho uma componente reflexiva sobre o meu percurso formativo durante a Prática Pedagógica em contexto de creche, onde reflito sobre as experiências vividas com as crianças. No segundo ponto revelo o ensaio investigativo desenvolvido com duas crianças que teve por base a questão “Quais as formas de interação que as crianças estabelecem entre si quando escutam música, na sala de atividades?”. Os principais resultados revelaram que as crianças interagiam com os seus pares essencialmente através do olhar e do sorriso. A parte II é igualmente dividida em dois pontos. Inicialmente dou a conhecer a dimensão reflexiva que assentou nas experiências e aprendizagens que decorreram da Prática Pedagógica em contexto de jardim-de-infância. Segue-se o projeto “Investigando os caracóis com as crianças” onde dou a conhecer o trabalho desenvolvido com as crianças no âmbito da Metodologia de Trabalho de Projeto. Esta metodologia permitiu-me compreender o carácter ativo da criança na construção das suas aprendizagens e a importância da motivação e interesses das crianças nesse processo.
- Aplicação dos princípios LEAN MANAGEMENT ao projeto de moldes para injeçãoPublication . Ferreira, José António Gomes; Ferreira, Irene Sofia Carvalho; Vasco, Joel Oliveira CorreiaNum mercado globalizado e extremamente competitivo, a escolha de uma metodologia de gestão é determinante para ditar o sucesso ou fracasso de uma empresa. O investimento em capital humano e tecnológico deve ser acompanhado por uma gestão de processos, rápida e eficaz, que direcione a organização para uma redução dos custos de um produto ou serviço. Nos últimos anos, vários autores têm demonstrado que uma das estratégias utilizadas para atingir este objetivo tem sido a aplicação da metodologia Lean Management, que ganhou reputação pelos resultados positivos alcançados. Este projeto foi elaborado em contexto industrial, no departamento de projeto da empresa Tecnifreza S.A., e teve como principal objetivo demonstrar que é possível obter uma diminuição do tempo de execução do projeto de um molde (lead time), através da aplicação dos princípios Lean Management. A metodologia utilizada assentou no registo detalhado de atividades predefinidas, ocorridas durante o projeto, baseada numa amostra constituída por nove moldes que melhor representam a realidade/tipologia produtiva da empresa. Após a análise dos dados obtidos, verifica-se que o desvio médio é de 91,7% entre o tempo de projeto inicialmente previsto pela direção e o tempo efetivo registado. Identificaram-se ainda as principais atividades que não acrescentaram valor aos projetos em estudo. Estas atividades, consideradas como desperdícios, perfazem no seu conjunto 34,6% do tempo total. Foram então sugeridas propostas de melhoria, de modo a reduzir ou eliminar estes tempos. De forma a avaliar o impacto destas propostas, foram realizadas estimativas tendo por base os dados de um molde tipo. Os resultados obtidos demonstram que, com a implementação das propostas de melhoria, são alcançados ganhos significativos na redução do lead time do projeto e consequentemente no tempo total de fabrico do molde. A antecipação na entrega dos desenhos 3D para a fabricação revela-se bastante evidente, existindo ainda um aumento no nivelamento da entrega de projetos para a fabricação. Face aos resultados apresentados verifica-se que a implementação de princípios Lean no departamento de projeto mostra-se potencialmente vantajosa, em particular com a introdução de células de trabalho e a realização do ciclo PDCA.
- Revelando aprendizagens: da creche ao jardim de infânciaPublication . Alves, Maria Manuela Chagas; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Correia, Sónia Cristina LopesO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar (ESECS/IPL, ano letivo 2014/2015) em contexto de Creche e Jardim de Infância. Está organizado em duas partes principais que, por sua vez, estão divididas, cada uma, em dois capítulos. Assim, no primeiro capítulo da parte I, apresento uma componente reflexiva sobre o meu percurso resultante da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Creche e no segundo exponho o ensaio investigativo, desenvolvido nesse contexto com duas crianças de dois anos. Este estudo qualitativo de cunho descritivo e exploratório procurou identificar os diferentes tipos de interação das crianças com os fantoches. Os dados parecem sugerir o predomínio de interações não-verbais (através do olhar; sorriso e toque) em detrimento de interações verbais (palavras soltas; frases). Da mesma forma, no primeiro capítulo da parte II, apresento uma componente reflexiva alusiva ao meu percurso durante a Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Jardim de Infância e no segundo dou a conhecer o projeto desenvolvido com as crianças sobre os dinossauros. Utilizando a metodologia de trabalho de projeto, estratégia eficaz na promoção de um ambiente afetivo de bem-estar e envolvimento, crianças e adultos partilharam o seu gosto por aprender, ficando a conhecer o mundo dos dinossauros.