Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.48 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente relatório relata o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, realizado entre setembro de 2022 e janeiro de 2024. O relatório encontra-se organizado em três partes, e cada parte corresponde a experiências realizadas e vividas em cada uma das Práticas Pedagógicas contempladas neste Mestrado.
A primeira parte é dedicada à experiência vivida em contexto de creche apresentando-se, assim, uma reflexão sobre a vivência, bem como o papel do educador em creche, o espaço como facilitador de aprendizagens, a avaliação e documentação pedagógica, bem como outros acontecimentos e vivências mais significativas enquanto futura educadora de infância. Além disto, é apresentado um ensaio investigativo, realizado com 4 crianças com idades compreendidas entre os 24 e os 25 meses. Este estudo de carácter qualitativo teve como objetivo analisar as interações que as crianças realizam quando fazem o jogo heurístico. Os dados recolhidos demonstraram que as crianças interagiram com os objetos, com os pares e com os adultos através dos seus órgãos dos sentidos, de palavras/sons e de ações.
A segunda parte relaciona-se com as vivências em contexto de jardim de infância I, centrando-se no brincar e na aprendizagem, na minha ação educativa, no trabalho de projeto A Semente realizado com as crianças e outras aprendizagens realizadas.
Por fim, a terceira parte diz respeito às vivências em contexto de jardim de infância II, focando-se no ciclo pedagógico, no portefólio como forma de avaliação, no trabalho de projeto O Castelo realizado com as crianças e, ainda, outras experiências vivenciadas.
Description
Keywords
Educação de Infância Jogo Heurístico Brincardeira Educação Pré-escolar