Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.91 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
Este Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o meu percurso ao longo do ano letivo 2013/2014 no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Está dividido em duas partes principais, a Parte I, alusiva à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Creche e a Parte II, relativa à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Jardim de Infância.
A Parte I é constituída por uma dimensão reflexiva (que aborda de forma crítica as experiências educativas vividas em contexto de Creche) e por um ensaio investigativo que procurou estudar a interação de três crianças com os livros no momento de brincadeira livre. Os resultados alcançados revelaram que as crianças estabeleciam diferentes tipos de interações com os livros, quer de forma individual quer de forma acompanhada. Estes resultados levaram-me a inferir a importância de selecionar de forma rigorosa os livros a disponibilizar às crianças e a importância da exploração do livro com a criança.
A Parte II do relatório apresenta experiências vivenciadas em contexto de Jardim de Infância. É composta por uma reflexão crítica (na qual se revelam os aspetos considerados mais relevantes neste percurso) e, uma investigação realizada com as crianças sobre os ovos, desenvolvida segundo a metodologia de trabalho por projeto. Ao longo da realização desta investigação foram formuladas questões e colocadas em prática diversas propostas educativas com as crianças. Em conjunto, tanto adultos como crianças, ficaram a saber mais a respeito de ovos, nomeadamente as características dos ovos e a cooperar entre si.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Creche