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Authors
Abstract(s)
O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto Politécnico de Leiria, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais nos anos letivos de 2015/2016 e 2016/2017 e encontra-se dividido em duas partes: Parte I – Dimensão reflexiva e Parte II – Dimensão investigativa.
Na Parte I apresenta-se o processo de aprendizagem vivido nos três contextos de Prática de Ensino Supervisionada (Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II), refletindo-se sobre os vetores da Educação de Infância.
Na Parte II apresenta-se o ensaio investigativo, realizado num Jardim de Infância da rede privada, com o objetivo de identificar as explorações que três crianças com seis anos de idade realizaram com materiais naturais (folhas de plantas, sementes, frutos e legumes). Os resultados analisados à luz de três processos básicos da ciência (observação, classificação e comunicação) revelaram que as crianças em estudo valorizaram a observação através da visão, classificaram os objetos predominantemente por um critério (apenas um dos participantes mostrou consistência em organizar os objetos por dois critérios em simultâneo) e recorreram predominantemente à comunicação verbal. Estes resultados permitem refletir sobre as características de desenvolvimento das crianças em estudo e sobre o papel do contacto com objetos naturais na construção do conhecimento do mundo das crianças em idade pré-escolar.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Aprendizagem Ciência Creche