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- A responsabilidade social empresarial e as restrições ao financiamento: análise empírica aplicada às empresas do índice Stoxx Europe 600Publication . Miguel, Ricardo Rúben Pereira; Jorge, Maria João da Silva; Canadas, Natália Maria Prudêncio RafaelNeste estudo, analisa-se se as empresas com melhor desempenho em termos de responsabilidade social empresarial enfrentam menores restrições no acesso ao financiamento. Para o efeito, considera-se uma amostra de 385 empresas não financeiras especificamente distribuídas pelo continente europeu, que pertenciam ao índice Stoxx Europe 600 no ano de 2013. Os resultados para o modelo de regressão linear indicam que não existe evidência estatística suficiente para comprovar a influência que o desempenho em termos de responsabilidade social empresarial tem sobre as restrições de financiamento. Complementando a análise, avalia-se a possibilidade de existência de causalidade reversa entre o nível de restrições de financiamento e o desempenho de responsabilidade social empresarial. Assim, através da metodologia das variáveis instrumentais, conclui-se que a hipótese de base é corroborada. Efetivamente, existe evidência estatística de que empresas com melhor desempenho de responsabilidade social empresarial apresentam menores níveis de restrições nas suas atividades de financiamento. Consistente com a hipótese de causalidade reversa, verificamos também que existem características da empresa que influenciam o desempenho de responsabilidade social empresarial, que se encontram também correlacionadas com o nível de restrições de financiamento. Neste caso, a rendibilidade influencia positivamente, mas de forma indireta, o desempenho da empresa em matéria de responsabilidade social.
- Da Creche ao Jardim de Infância… Aprendizagens e reflexões num percurso de formaçãoPublication . Franquinho, Sandy dos Santos; Saraiva, Alzira Maria RascãoO presente relatório surgiu no âmbito da prática de Ensino Supervisionada em contextos de Creche e de Jardim de Infância, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e está dividido em duas partes. A primeira relaciona-se com a experiência vivida em Creche e a segunda diz respeito ao Jardim de Infância. Na primeira parte apresenta-se uma dimensão reflexiva, referindo as expectativas que possuía no início do estágio, as dificuldades sentidas durante o mesmo, o que é ser educador em Creche e aprendizagens realizadas. De seguida apresenta-se um ensaio investigativo concretizado, seguindo uma metodologia qualitativa, com o objetivo de compreender que interações quatro crianças estabeleciam com o ambiente na sua sala de Creche, durante o momento de brincadeira livre da manhã. Os resultados obtidos parecem mostrar múltiplas interações com o ambiente por parte das crianças. Estas exploraram ativamente o espaço da sala, interagiram com crianças demonstrando uma vontade de iniciar relações mais próximas com estas, comunicaram com adultos de várias formas e exploraram objetos descobrindo as propriedades dos mesmos e realizando jogo simbólico. A segunda parte inicia-se com uma dimensão reflexiva, refletindo acerca das expectativas, dificuldades sentidas, o desafio de ser educador expressivo, aprender com o realizado, com o observado e com as críticas e propostas educativas. Seguidamente apresenta-se o projeto “Os caracóis”, realizado segundo a Metodologia de Trabalho de Projeto que partiu do interesse e motivação das crianças, sendo estas a decidir que curiosidades queriam ver respondidas.