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- Lesões desportivas no futsal feminino universitárioPublication . Bernardino, Ângela Marcelino; Morouço, Pedro Gil FradeIntrodução: A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) é uma Federação Desportiva que foca o desporto como uma ferramenta na formação e educação. Nasceu de um movimento de várias academias do País com o objetivo de dinamizar, incentivar e organizar o desporto no seio do Ensino Superior. Atualmente, tem cerca de 8000 jovens atletas filiados participantes em 43 modalidades coletivas e individuais. O futsal, neste momento, é a modalidade mais praticada no âmbito escolar, contando com 35 mil praticantes. A seguir ao futebol, o futsal é a modalidade mais escolhida pelos atletas portugueses. É importante termos em consciência que a prática desta modalidade, assim como de qualquer outra atividade desportiva, apesar de trazer muitos benefícios para a saúde dos jovens praticantes também tem associados riscos de lesões e para se poder reduzir estes riscos deve-se recorrer a estudos de epidemiologia das lesões para se estabelecerem programas de prevenção eficazes. Neste sentido, propus-me caraterizar as lesões no futsal feminino universitário em Portugal de forma a criar estratégias preventivas para que se possa minimizar a incidência das mesmas. Material e métodos: Foi desenhado um estudo observacional transversal, tendo sido aplicado um questionário às jogadoras de futsal feminino universitário na época 2014/2015. O questionário é constituído por 17 questões de resposta aberta e fechada e avalia a prevalência e caraterísticas das lesões nas jogadoras durante a referida época e anteriores. Resultados: Das respostas obtidas, 47,45% (n= 65) das jogadoras tiveram lesão. O local anatómico mais atingido é o Pé/Tornozelo (34,8 %), e o tipo de diagnóstico mais prevalente é de lesão muscular (38,14%). Quanto ao gesto técnico e ao mecanismo de lesão, a respostas revelam que o movimento de torção/rotação (36,14%) é o grande causador de lesões e a maioria ocorrem por contato (40,44%). Quanto à perspetiva de gravidade da lesão, a maior parte atribuiu uma gravidade moderada à sua lesão (74,43%), considerando-a muito grave em apenas 2%. Em 49,35% dos casos, foi o fisioterapeuta quem fez o diagnóstico e em 11,68% nenhum profissional atribuiu um diagnóstico. Conclusões: Os resultados demonstram que as lesões no futsal feminino são muito prevalentes nomeadamente no pé/tornozelo e joelho. Sublinha-se a necessidade de se desenvolverem programas de prevenção.
- Atividade Física e Diabetes tipo 1 em crianças: estudo de caso para análise de variações das concentrações glicémicas ao longo de 6 mesesPublication . Cardoso, Vânia Filipa Eugénio; Morouço, Pedro Gil FradeConsiderada como uma das mais importantes doenças crónicas na infância, a diabetes mellitus tipo 1 foi a base para a realização deste estudo de caso. A fim de conhecer e compreender as variações das concentrações glicémicas numa criança desportista com diabetes tipo 1, ao longo de 6 meses, foram efetuados registos diários das suas concentrações de glicémia em 5 diferentes momentos do dia (antes das refeições e durante o sono); registo dos momentos de prática de exercício físico; entrevista à enfermeira responsável pelo acompanhamento do referido indivíduo; conversas com os progenitores e uma recolha bibliográfica que esclarecesse toda a dinâmica e rotinas de crianças com diabetes mellitus tipo 1, bem como o seu efeito na prática desportiva, tentando perceber os benefícios que poderá induzir perante esta condição de saúde. Através da associação entre os resultados obtidos e a revisão literária, foi possível perceber a causa de ocorrência de híper e hipoglicémias. Ademais, foi possível inferir que a prática desportiva em crianças com diabetes mellitus tipo 1 é, na grande maioria dos casos, benéfica. Concluindo, o desporto proporciona, para além dos efeitos já conhecidos, uma diminuição na insulina necessária para um adequando equilíbrio glicémico e adaptações fisiológicas que melhoram a condição de saúde.
- Da Creche ao Jardim-de-Infância: descoberta e aprendizagem dos sons das palavras e do jornalPublication . Charters, Liliana Filipa Cordeiro; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o meu percurso ao longo do ano letivo 2014/2015 no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Está dividido em duas partes. A Parte I corresponde à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Creche e a Parte II, relativa à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Jardim-de-Infância. A Parte I inclui a dimensão reflexiva, que aborda as experiências vivenciadas em contexto de creche, e um ensaio investigativo baseado na seguinte pergunta de partida “O que dizem as crianças de 2 anos quando visualizam imagens de animais?”. Para obter resposta a esta questão, temos os seguintes objetivos gerais: 1) perceber se a visualização de imagens ajuda a desenvolver a linguagem oral; 2) criar propostas de interação verbal promotoras de aprendizagem de diferentes aspetos relacionados com a estrutura sonora da língua. Como objetivos específicos temos os seguintes: 1) identificar e descrever a capacidade das crianças para articular os sons das palavras projetadas; 2) Perceber se a intervenção didática pensada melhora a linguagem oral; 3) Pensar nas implicações didáticas e pedagógicas dos dados obtidos. Os resultados alcançados revelaram que as crianças intervém oralmente, identificando os referentes projetados, articulando de forma diferenciada os sons da fala. Os resultados confirmam que as crianças devem ser estimuladas a comunicar com os seus pares e com os adultos, de forma a desenvolverem a sua linguagem oral, especificamente articulando os sons da fala e alargando o seu vocabulário. Estes resultados levam-me a inferir a importância de disponibilizar às crianças oportunidades para que elas possam percecionar os sons da fala e comunicar com os outros. A Parte II do presente relatório apresenta as experiências vivenciadas em contexto de jardim-de-infância. Esta parte integra práticas realizadas com as crianças em torno de um projeto de criação de um jornal, desenvolvido segundo a metodologia de trabalho de projeto e uma reflexão crítica de todo o percurso realizado neste contexto. Com as propostas educativas construídas, as crianças ficaram a conhecer o universo do jornal, tendo desenvolvido competências para criar os vi seus próprios meios de comunicação, como, por exemplo, um jornal impresso. Considerando o Referencial de Educação para os Media, na educação pré-escolar as crianças conseguem colocar-se no papel de alguns profissionais dos Media; expressar a sua opinião sobre alguns acontecimentos; interessar-se pelos acontecimentos da atualidade e ser capaz de dar a receber uma notícia.
- Da Creche ao Jardim-de-Infância: descobrindo e aprendendo com as crianças, os livros e os jornaisPublication . Horta, Inês da Costa Pereira; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta todo o meu percurso vivenciado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado no ano letivo de 2014/2015. Desta forma, o relatório está dividido em duas partes principais, sendo que a primeira diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de creche e a segunda parte em contexto de Jardim-de-Infância. A Parte I está também dividida em dois capítulos: o primeiro refere-se a uma dimensão reflexiva, onde são referidas as experiências mais significativas vivenciadas no contexto de creche; o segundo capítulo é referente a um ensaio investigativo, o qual teve como principal objetivo perceber de que forma os livros contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral. Neste capítulo é apresentada a metodologia utilizada, bem como os resultados. Estes revelam que as crianças apresentam comportamentos leitores distintos, sendo que os livros são um importante instrumento pedagógico, o qual estimula as crianças a reproduzirem palavras e a construírem unidades sintáticas (sujeito, predicado, complemento direto). A Parte II está também dividida em dois capítulos. O primeiro capítulo engloba a reflexão sobre as experiências vividas em Jardim-de-Infância. O segundo capítulo apresenta a metodologia de trabalho por projeto desenvolvida neste contexto. O projeto desenvolvido tem como título “À Descoberta do Jornal”, e permitiu-nos saber mais sobre este meio de comunicação, através de várias propostas educativas realizadas, como a visita à tipografia, a representação do papel de jornalistas. Estas propostas resultaram na criação do próprio jornal das crianças do Jardim-de-Infância, construído com as suas ideias e com os seus trabalhos.