ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar by Title
Now showing 1 - 10 of 130
Results Per Page
Sort Options
- A prática, a técnica de dança clássica e a exploração do movimento: um caminho reflexivo e investigativo na Educação de InfânciaPublication . Camarinha, Patrícia Bernardo; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente documento trata-se de um relatório de Prática de Ensino Supervisionada que apresenta o percurso que realizei ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar, nomeadamente nos anos letivos de 2023/2024 e 2024/2025. É possível encontrar duas partes distintas neste relatório. Neste sentido, a primeira parte conta com uma dimensão reflexiva onde foram tidas em conta as experiências e aprendizagens realizadas ao longo dos diversos contextos de Prática Pedagógica, nomeadamente Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II. Ao longo das experiências de Prática Pedagógica, tive oportunidade de me apropriar do ciclo interativo previsto nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, bem como de alguns instrumentos de avaliação, como a elaboração de portefólios e a documentação pedagógica. Tive também oportunidade de implementar a metodologia de trabalho por projeto na minha ação, uma experiência nova e desafiante que marcou este percurso. A segunda parte tratar-se de um estudo de carácter investigativo que teve por fim compreender de que forma a apreciação de um bailado de Dança Clássica pode influenciar a exploração do movimento das crianças em idade Pré-Escolar. Para realizar esta investigação selecionaram-se cinco crianças com idades entre os 3 e os 5 e recorreu-se à observação participante com registo videográfico como técnica de recolha de dados. Após a implementação de cinco sessões foi possível compreender que através da apreciação de um bailado de Técnica de Dança Clássica, as crianças podem enriquecer o seu leque de movimentos artísticos.
- Aprendendo em parceria com as crianças : da creche ao jardim de infânciaPublication . Figueira, Susana Alexandra de Caires; Fortunato, Maria Albertina Carvalho; Dias, Maria Isabel Pinto Simões
- Aprendendo/refletindo no dia-a-dia da prática pedagógica: Da música na creche, ao trabalho de projeto no jardim-de-infânciaPublication . Vitorino, Joana Carla Roquete; Fortunato, Maria Albertina CarvalhoO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, que frequentei ao longo do ano letivo 2014/2015. Procura descrever as vivências da minha prática de ensino supervisionado, em contexto de creche e em contexto de jardim-de-infância. Desta forma, o relatório é composto por duas partes, sendo que a primeira diz respeito à reflexão da prática, em contexto de creche, bem como ao desenvolvimento de um pequeno ensaio investigativo acerca das manifestações das crianças de 1 ano à música, sendo que foram alvo de estudo duas crianças de um ano, nos momentos de audição de música cantada ao vivo e gravada. Assim, apresento as opções metodológicas, uma revisão da literatura, a análise e discussão dos resultados e por fim, uma conclusão do ensaio investigativo e uma conclusão relativa a este contexto. A segunda parte do relatório apresenta uma dimensão reflexiva relativa ao contexto de jardim-de-infância, bem como o projeto desenvolvido com as crianças, relativamente ao conhecimento das abelhas. Assim, com o desenvolvimento do projeto, foi possível que as crianças adquirissem conhecimentos acerca das abelhas (anatomia, produção do mel, habitat, funcionamento em comunidade) e que ao mesmo tempo, adquirissem competências ao nível das várias áreas do saber, partindo da mesma temática.
- Aprender com as crianças: um percurso da creche ao jardim de infânciaPublication . Pinto, Ana Isabel Fortuna; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar apresentando-se como reflexo da experiência vivenciada ao longo de três contextos distintos: Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II. Quando nos deparamos com diferentes contextos, pessoas, formas de estar e diferentes formas de aprender, é certo que também, diferentes dificuldades irão surgir. O desafio está em encarar essas dificuldades, como futuras aprendizagens. Neste sentido, ao longo do presente relatório serão apresentadas diversas dimensões reflexivas provenientes de cada contexto, onde será feita referência às dificuldades sentidas, bem como a outros aspetos considerados mais significativos. Habitualmente, existem temáticas comuns em quase todos os contextos e necessárias para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Talvez pela complexidade ou impacto causado, opta-se por não se abordarem alguns assuntos, é o caso da morte. Ao longo do presente relatório será apresentado um projeto desenvolvido no contexto de Jardim de Infância II, no âmbito da metodologia de trabalho por projeto, intitulado A morte dos animais. A criança desde cedo sofre diversas influências externas, influências culturais. Neste sentido, foi realizado um ensaio investigativo em contexto de Jardim de Infância II, com quatro crianças, de quatro e cinco anos de idade, para se compreender quais são realmente as conceções de género que as crianças têm e como as manifestam. O ensaio investigativo seguiu uma metodologia qualitativa, com um carácter descritivo e interpretativo. Os dados recolhidos e analisados revelam que as quatro crianças participantes no estudo, apresentam conceções estereotipadas, principalmente em relação a brincadeiras, tarefas domésticas e preferências, atribuídas a cada género.
- O Brincar e a Educação de Infância - Refletindo sobre os Tipos de Brincadeiras realizados na Área da Casinha em Contexto de PandemiaPublication . Mira, Carolina da Costa Guerra; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deEste relatório surge no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, oferecido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, no decorrer dos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021. Na primeira parte do relatório, intitulada de Dimensão Reflexiva, apresenta-se uma reflexão crítica sobre o percurso realizado ao longo das Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos educativos (Creche, Jardim de Infância I (realizado numa Instituição Particular de Solidariedade Social) e Jardim de Infância II (realizado numa Instituição Pública) que se encontra dividida em dois capítulos. No primeiro capítulo, reflete-se sobre as experiências vividas em contexto de Creche. E no segundo capítulo são refletidas as experiências realizadas no Jardim de Infância I e II, onde se evidência as aprendizagens concretizadas e as dificuldades sentidas no regime @ distância e na Metodologia de Trabalho de Projeto. A segunda parte do relatório, designada de Dimensão Investigativa, apresenta um estudo investigativo desenvolvido em contexto de Jardim de Infância, durante o último ano de Prática Pedagógica. A investigação procurou compreender que tipo de brincadeiras as crianças desenvolviam na área da casinha, durante a brincadeira livre, em tempos de pandemia. Adotando uma metodologia qualitativa e recorrendo à observação participante, às gravações de vídeos e à entrevista, os dados foram recolhidos durante oito semanas (oito segundas feiras) no momento de brincadeira livre desde o dia 2 de novembro de 2020 a 11 de janeiro de 2021. Os resultados revelam que as crianças realizaram vários tipos de brincadeiras (atividades de cozinha, imitação de animais e atividades relacionadas com as profissões) e desempenharam vários papéis (mãe, pai, tia, filho, gato, etc.). Fizeram-no através de brincadeiras quer individuais quer com os seus pares, interagindo com estes através de palavras e gestos e integrando objetos na sua brincadeira livre.
- Um caminho de aprendizagens em educação de infânciaPublication . Cartaxeiro, Bruna Isabel São Pedro; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório de Prática Pedagógica Supervisionada debruça-se sobre o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020. O relatório encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte centra-se na dimensão reflexiva evidenciando a Prática Pedagógica em contexto de Creche e contexto de Jardim de Infância I e II (Jardim de Infância I- Privado e Jardim de Infância II- Rede pública). Na segunda parte apresenta-se a dimensão investigativa. A primeira parte destina-se à dimensão reflexiva apresentando as aprendizagens e experiências realizadas ao longo da Prática Pedagógica nos diferentes contextos. A segunda parte centra-se na apresentação do estudo que visou compreender quais as emoções que emergem durante o jogo simbólico na área da casinha durante a brincadeira livre. Este estudo realizou-se no contexto da Prática Pedagógica em Educação de Infância - Jardim de Infância II e contou com a participação de dezassete crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Recorreu-se à observação participante com registo videográfico e à entrevista semiestruturada como técnicas de recolha de dados. Os dados recolhidos em 6 momentos distintos foram transcritos e sujeitos à análise de conteúdo. Os resultados permitiram identificar representações simbólicas (papéis sociais e representações de ações do quotidiano) e emoções emergentes e refletir sobre a importância da área da casinha no desenvolvimento da expressão emocional da(s) criança(s). No final, faz-se a conclusão do relatório e apresentam-se as referências bibliográficas.
- Um caminho de aprendizagens na Educação de InfânciaPublication . Santos, Rita Andreia Ribeiro dos; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Luís, Joana Alexandra Soares de FreitasO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o percurso que realizei no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Politécnico de Leiria, no ano letivo 2020/2021 e 2021/2022. Este relatório encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte relata a experiência na Prática Pedagógica em contexto de creche e a segunda centra-se na valência de jardim de infância numa Instituição Particular e na rede pública. A primeira parte demonstra as aprendizagens realizadas em contexto de creche, bem como um ensaio investigativo com crianças de 32 e 37 meses de idade. Este estudo visou i) identificar evidências matemáticas presentes nos momentos de brincadeira livre de duas crianças de 32 e 37 meses; ii) descrever e analisar os momentos de brincadeira livre observados; iii) refletir sobre a importância da emergência matemática, em contexto de creche. Para tal, adotou-se a metodologia qualitativa, recorrendo à observação participante e ao registo videográfico para a recolha dos dados. Os resultados obtidos revelam que crianças em creche demonstram ideias matemáticas nas suas brincadeiras livres relacionadas com os conceitos de álgebra, número, geometria, medição e padrões. A segunda e terceira partes revelam as reflexões sobre experiências e aprendizagens adquiridas resultantes das Práticas Pedagógicas de Jardim de Infância I (rede privada) e Jardim de Infância II (rede pública). O portfólio e a Metodologia de Trabalho por Projeto assumiram-se como aspetos primordiais para a minha formação como futura educadora de infância. No final, expõe-se a conclusão, as referências bibliográficas e os anexos.
- Os caminhos da criança da creche ao Jardim-de-Infância : um mundo a (re)descobrir ...Publication . Paula, Diana Redondo da; Dias, Maria Isabel Pinto SimõesEste relatório de Prática de Ensino Supervisionada abrange os contextos Creche e Jardim-de-Infância. Encontra-se dividido em quatro capítulos. O primeiro e o segundo capítulos referem-se ao contexto creche. O terceiro e o quarto capítulos ao contexto Jardim-de-Infância. No primeiro capítulo do relatório consta uma dimensão reflexiva de alguns momentos vividos na Prática Pedagógica, em contexto creche. O segundo capítulo revela o ensaio investigativo realizado com três crianças com idades compreendidas entre os 14 e os 20 meses que visou identificar e descrever as interações entre pares, no momento de brincadeira livre. Segundo uma metodologia qualitativa, este estudo revelou que as três crianças estabeleceram interações essencialmente através de interação não-verbal, mais concretamente através do olhar. O terceiro capítulo deste relatório apresenta uma análise reflexiva de alguns momentos vividos na Prática Pedagógica em contexto de Jardim-de-Infância. Por fim, o quarto capítulo refere-se aos momentos vividos na realização do projeto: “As formigas”, desenvolvido de acordo com as etapas da metodologia de trabalho de projeto. Com este projeto, crianças e adultos descobriram que as formigas, que já existiam no tempo dos dinossauros, têm seis patas e que podem viver até dezoito anos.
- Construindo a Minha Identidade Profissional : Da Creche ao Jardim de InfânciaPublication . Ribeiro, Inês Filipa Costa; Saraiva, Alzira Maria Rascão
- Creche e Jardim de Infância – Um Caminho de Descobertas e AprendizagensPublication . Dionísio, Filipa Isabel Mendes Cunha; Correia, Sónia Cristina Lopes