Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-09"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Da Creche ao Jardim de Infância: interações/brincadeiras e perspetivas dos intervenientesPublication . Oliveira, Vânia Reis; Correia, Sónia Cristina Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto SimõesEste relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e coloca em evidência as aprendizagens realizadas sobre a Educação de Infância ao longo de dois anos letivos, 2015/2016 e 2016/2017. Organizado em duas partes (uma relativa à dimensão reflexiva e outra à dimensão investigativa) integra na parte I, três capítulos: capítulo 1 - Reflexão da Prática Pedagógica em contexto de creche (apresentação do contexto educativo, características de desenvolvimento e aprendizagem das crianças 1-2 anos, aprendendo e descobrindo em contexto de creche e o ser educador em contexto de creche); capítulo 2 - Reflexão da Prática Pedagógica em contexto de Jardim de Infância I (caracterização do contexto educativo, características de desenvolvimento e aprendizagem das crianças 3-4 anos e aprendendo e descobrindo em contexto de Jardim de Infância I). E o capítulo 3 - Reflexão da Prática Pedagógica em contexto de Jardim de Infância II (caracterização do contexto educativo, aprendendo e (re) descobrindo em contexto de Jardim de Infância II e o ser educador em contexto de Jardim de Infância). A parte II integra o trabalho de investigação desenvolvido no contexto de Jardim de Infância II com 23 crianças que visou i) identificar a frequência de utilização das crianças na área da casinha, ii) conhecer as perspetivas das crianças sobre essa área, iii) conhecer as perspetivas dos adultos acerca do brincar neste espaço da sala e iv) identificar e caracterizar o tipo de interações e brincadeiras que as crianças estabelecem na área da casinha. Os dados, recolhidos através de registos descritivos, registos videográficos e entrevistas, permitiram encontrar categorias de análise e inferir que as crianças em estudo interagiram com objetos (predominantemente), com pares e com os adultos na área da casinha. Os resultados revelaram, ainda, o saber das crianças sobre a organização do espaço/materiais e sobre o papel do adulto no espaço da área da casinha. Estes resultados reforçam a importância do Educador de Infância escutar as crianças para (re)ajustar a sua prática.
- A liderança autêntica e a sua influência no empenhamento afetivo, na criatividade e desempenho dos colaboradoresPublication . Ramalho, Eva Sofia Soares; Marcelino, Neuza Manuel Pereira RibeiroEm tempos de constantes crises éticas, o debate sobre lideranças que se desviam dos seus valores colocando o lucro máximo a todo o custo como objetivo fulcral, surge como uma necessidade, para que se consiga superar a desconfiança da sociedade e, principalmente, dos colaboradores, peças essenciais para o bom funcionamento das organizações. Procurou-se então avaliar em que medida a perceção de Liderança Autêntica (LA) se relaciona com o Empenhamento Afetivo (EA), a Criatividade e o Desempenho dos colaboradores e, ainda, avaliar o papel mediador do EA e da Criatividade na relação entre a perceção de LA e o Desempenho desses mesmos colaboradores. O estudo empírico contou com a aplicação de um questionário tendo sido obtida uma amostra de 114 indivíduos pertencentes a diversas organizações públicas e privadas, avaliando a perceção dos mesmos quando à LA e a sua influência no seu EA, Criatividade e Desempenho e, ainda, o efeito mediador do EA e da Criatividade na relação entre as variáveis LA e Desempenho. Os resultados obtidos indicaram que a LA explica em 22,5% o EA, 6,2% a Criatividade e 11,1% o Desempenho dos colaboradores. É, ainda, possível, verificar-se que o EA medeia totalmente a relação entre a LA e o Desempenho, enquanto que a Criatividade apresenta apenas uma mediação parcial essa relação. Com os resultados obtidos, pode verificar-se que a LA é relevante e tem impacto nas atitudes e comportamento dos colaboradores, tais como o EA, a Criatividade e o seu Desempenho. Um colaborador que se sinta valorizado e apoiado no seu local de trabalho, terá uma maior facilidade em criar laços com a organização e, consequentemente, a probabilidade de dar o seu melhor em prol da mesma será maior, fazendo com que o seu desempenho exceda o esperado.
- Da Creche ao Jardim de Infância: um processo de construção da prática docentePublication . Silva, Ana Filipa Jesus; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Correia, Sónia Cristina LopesO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto Politécnico de Leiria, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais nos anos letivos de 2015/2016 e 2016/2017 e encontra-se dividido em duas partes: Parte I – Dimensão reflexiva e Parte II – Dimensão investigativa. Na Parte I apresenta-se o processo de aprendizagem vivido nos três contextos de Prática de Ensino Supervisionada (Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II), refletindo-se sobre os vetores da Educação de Infância. Na Parte II apresenta-se o ensaio investigativo, realizado num Jardim de Infância da rede privada, com o objetivo de identificar as explorações que três crianças com seis anos de idade realizaram com materiais naturais (folhas de plantas, sementes, frutos e legumes). Os resultados analisados à luz de três processos básicos da ciência (observação, classificação e comunicação) revelaram que as crianças em estudo valorizaram a observação através da visão, classificaram os objetos predominantemente por um critério (apenas um dos participantes mostrou consistência em organizar os objetos por dois critérios em simultâneo) e recorreram predominantemente à comunicação verbal. Estes resultados permitem refletir sobre as características de desenvolvimento das crianças em estudo e sobre o papel do contacto com objetos naturais na construção do conhecimento do mundo das crianças em idade pré-escolar.
- Cubetto for preschoolers: Computer programming code to codePublication . Anzoategui, Lucia Gabriela Caguana; Pereira, Isabel; Jarrin, Monica del Carmen SolisThis article is derived from a study on the creation of strategies within children's computer programming An analysis of time used by children for the creation and execution of strategies was performed. Another analysis about the children´s errors made during the process was also achieved. Taking as a starting point the fact that computer programming is translated as a set of codes to work out a problem; it is necessary to mention that such codes are created under a specific programming language, which will perform a particular function on the computer. In this case, the codes execute a series of movements that will al-low infants to solve a problem, which has been stated through a child’s story with the purpose that children aged 4 to 5 years old can create playful strategies for the fulfillment of objectives previously set. Through a descriptive and exploratory research, some bibliographic data were collected and a population group of second-level initial education students was directly ob-served. Such children learned to use the Cubetto robot to learn to codify their ideas by giving solution to a problem. It is concluded that the development of the systemic thinking at this level is of great importance since it facilitates the acquisition of new mental processes; in this case, the code-to-code programming strengthens the student's systemic process.