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- O papel da literacia fiscal no cumprimento fiscal: estudo empírico para os colaboradores das 10 melhores empresas do concelho de LeiriaPublication . Silva, Ana Catarina Ribeiro; Sá, Cristina Isabel Branco de; Alves, Helena Susana AfonsoO presente trabalho de investigação tem como principal objetivo analisar a influência da literacia fiscal no cumprimento fiscal das pessoas singulares. Este trabalho de investigação contribui para o estudo e fomento da temática da literacia fiscal, na medida em que permite compreender o comportamento dos colaboradores das 10 melhores empresas do concelho de Leiria, perante as suas obrigações fiscais. A temática do cumprimento fiscal tem sido um tema em constante discussão na academia, pois os impostos desempenham um papel central no financiamento das atividades do Estado. Neste domínio a literacia fiscal surge como catalisador do conhecimento do funcionamento geral dos impostos, permitindo aos cidadãos compreender e interpretar a informação fiscal. A literacia fiscal é um instrumento que favorece a consecução do sistema fiscal. Utilizou-se como instrumento de recolha de dados um questionário, aplicado aos colaboradores das 10 melhores empresas do concelho de Leiria, no ano de 2022, sendo a amostra constituída por 100 observações. O questionário aborda e mede um conjunto de fatores económicos, demográficos, comportamentais e políticos que influenciam o cumprimento fiscal. Para testar as hipóteses de investigação foi desenvolvido um modelo de regressão linear, na qual o cumprimento fiscal é a variável dependente e as variáveis literacia fiscal, contactos com a AT, qualidade de governação, idade, nível escolaridade, taxa imposto, equidade fiscal, complexidade do sistema fiscal, comportamento dos pares e religiosidade são as variáveis independentes. Os resultados da investigação permitem concluir que a literacia fiscal e complexidade do sistema fiscal influenciam o cumprimento fiscal. A variável literacia fiscal apresenta um efeito positivo no cumprimento fiscal. A variável complexidade do sistema fiscal exerce uma influência negativa no nível de cumprimento fiscal dos contribuintes.
- Da Creche ao Jardim de InfânciaPublication . Santo, Maria Eduarda Dionísio; Correia, Sónia Cristina Lopes; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório relata o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, realizado entre setembro de 2022 e janeiro de 2024. O relatório encontra-se organizado em três partes, e cada parte corresponde a experiências realizadas e vividas em cada uma das Práticas Pedagógicas contempladas neste Mestrado. A primeira parte é dedicada à experiência vivida em contexto de creche apresentando-se, assim, uma reflexão sobre a vivência, bem como o papel do educador em creche, o espaço como facilitador de aprendizagens, a avaliação e documentação pedagógica, bem como outros acontecimentos e vivências mais significativas enquanto futura educadora de infância. Além disto, é apresentado um ensaio investigativo, realizado com 4 crianças com idades compreendidas entre os 24 e os 25 meses. Este estudo de carácter qualitativo teve como objetivo analisar as interações que as crianças realizam quando fazem o jogo heurístico. Os dados recolhidos demonstraram que as crianças interagiram com os objetos, com os pares e com os adultos através dos seus órgãos dos sentidos, de palavras/sons e de ações. A segunda parte relaciona-se com as vivências em contexto de jardim de infância I, centrando-se no brincar e na aprendizagem, na minha ação educativa, no trabalho de projeto A Semente realizado com as crianças e outras aprendizagens realizadas. Por fim, a terceira parte diz respeito às vivências em contexto de jardim de infância II, focando-se no ciclo pedagógico, no portefólio como forma de avaliação, no trabalho de projeto O Castelo realizado com as crianças e, ainda, outras experiências vivenciadas.