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Da Creche ao Jardim-de-Infância: descoberta e aprendizagem dos sons das palavras e do jornal

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O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o meu percurso ao longo do ano letivo 2014/2015 no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Está dividido em duas partes. A Parte I corresponde à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Creche e a Parte II, relativa à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Jardim-de-Infância. A Parte I inclui a dimensão reflexiva, que aborda as experiências vivenciadas em contexto de creche, e um ensaio investigativo baseado na seguinte pergunta de partida “O que dizem as crianças de 2 anos quando visualizam imagens de animais?”. Para obter resposta a esta questão, temos os seguintes objetivos gerais: 1) perceber se a visualização de imagens ajuda a desenvolver a linguagem oral; 2) criar propostas de interação verbal promotoras de aprendizagem de diferentes aspetos relacionados com a estrutura sonora da língua. Como objetivos específicos temos os seguintes: 1) identificar e descrever a capacidade das crianças para articular os sons das palavras projetadas; 2) Perceber se a intervenção didática pensada melhora a linguagem oral; 3) Pensar nas implicações didáticas e pedagógicas dos dados obtidos. Os resultados alcançados revelaram que as crianças intervém oralmente, identificando os referentes projetados, articulando de forma diferenciada os sons da fala. Os resultados confirmam que as crianças devem ser estimuladas a comunicar com os seus pares e com os adultos, de forma a desenvolverem a sua linguagem oral, especificamente articulando os sons da fala e alargando o seu vocabulário. Estes resultados levam-me a inferir a importância de disponibilizar às crianças oportunidades para que elas possam percecionar os sons da fala e comunicar com os outros. A Parte II do presente relatório apresenta as experiências vivenciadas em contexto de jardim-de-infância. Esta parte integra práticas realizadas com as crianças em torno de um projeto de criação de um jornal, desenvolvido segundo a metodologia de trabalho de projeto e uma reflexão crítica de todo o percurso realizado neste contexto. Com as propostas educativas construídas, as crianças ficaram a conhecer o universo do jornal, tendo desenvolvido competências para criar os vi seus próprios meios de comunicação, como, por exemplo, um jornal impresso. Considerando o Referencial de Educação para os Media, na educação pré-escolar as crianças conseguem colocar-se no papel de alguns profissionais dos Media; expressar a sua opinião sobre alguns acontecimentos; interessar-se pelos acontecimentos da atualidade e ser capaz de dar a receber uma notícia.

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Educação Pré-escolar Educação de Infância Comunicação Linguagem oral

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