Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
10.05 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório de Prática de Ensino Supervisionada abrange os contextos
Creche e Jardim-de-Infância. Encontra-se dividido em quatro capítulos.
O primeiro e o segundo capítulos referem-se ao contexto creche. O
terceiro e o quarto capítulos ao contexto Jardim-de-Infância.
No primeiro capítulo do relatório consta uma dimensão reflexiva de
alguns momentos vividos na Prática Pedagógica, em contexto creche.
O segundo capítulo revela o ensaio investigativo realizado com três
crianças com idades compreendidas entre os 14 e os 20 meses que visou
identificar e descrever as interações entre pares, no momento de
brincadeira livre. Segundo uma metodologia qualitativa, este estudo
revelou que as três crianças estabeleceram interações essencialmente
através de interação não-verbal, mais concretamente através do olhar.
O terceiro capítulo deste relatório apresenta uma análise reflexiva de
alguns momentos vividos na Prática Pedagógica em contexto de
Jardim-de-Infância.
Por fim, o quarto capítulo refere-se aos momentos vividos na realização
do projeto: “As formigas”, desenvolvido de acordo com as etapas da
metodologia de trabalho de projeto. Com este projeto, crianças e adultos
descobriram que as formigas, que já existiam no tempo dos dinossauros,
têm seis patas e que podem viver até dezoito anos.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Creche Crianças Relação entre pares