Browsing by Issue Date, starting with "2015-07-23"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Aprendendo/refletindo no dia-a-dia da prática pedagógica: Da música na creche, ao trabalho de projeto no jardim-de-infânciaPublication . Vitorino, Joana Carla Roquete; Fortunato, Maria Albertina CarvalhoO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, que frequentei ao longo do ano letivo 2014/2015. Procura descrever as vivências da minha prática de ensino supervisionado, em contexto de creche e em contexto de jardim-de-infância. Desta forma, o relatório é composto por duas partes, sendo que a primeira diz respeito à reflexão da prática, em contexto de creche, bem como ao desenvolvimento de um pequeno ensaio investigativo acerca das manifestações das crianças de 1 ano à música, sendo que foram alvo de estudo duas crianças de um ano, nos momentos de audição de música cantada ao vivo e gravada. Assim, apresento as opções metodológicas, uma revisão da literatura, a análise e discussão dos resultados e por fim, uma conclusão do ensaio investigativo e uma conclusão relativa a este contexto. A segunda parte do relatório apresenta uma dimensão reflexiva relativa ao contexto de jardim-de-infância, bem como o projeto desenvolvido com as crianças, relativamente ao conhecimento das abelhas. Assim, com o desenvolvimento do projeto, foi possível que as crianças adquirissem conhecimentos acerca das abelhas (anatomia, produção do mel, habitat, funcionamento em comunidade) e que ao mesmo tempo, adquirissem competências ao nível das várias áreas do saber, partindo da mesma temática.
- Crescendo com e para as crianças... da Creche ao Jardim de InfânciaPublication . Rebolo, Alexandra Isabel Banganho; Saraiva, Alzira Maria Rascãoiii RESUMO O presente relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e apresenta-se dividido em dois contextos. O primeiro relaciona-se com as vivências em contexto de Creche e o segundo está direcionado para as vivências em contexto de Jardim de Infância. O primeiro contexto está dividido em dois pontos. Em primeiro lugar apresenta-se o que foi mais significativo para mim, refletindo sobre o que é ser educadora em contexto de Creche, a importância da observação, as dificuldades sentidas e aprendizagens realizadas e a interação com as crianças. Em seguida apresenta-se um ensaio investigativo intitulado “Interações das crianças entre os 27 e os 36 meses com materiais”. Os resultados obtidos parecem mostrar que as três crianças participantes no estudo, interagiam livremente com os materiais utilizando os órgãos de sentido, faziam classificações, através do jogo simbólico e comunicavam verbalmente. O segundo contexto, encontra-se igualmente dividido em dois pontos. No primeiro ponto apresenta-se a dimensão reflexiva, evidenciando o que é ser educadora em contexto de Jardim de Infância, a importância da observação, as dificuldades sentidas e aprendizagens realizadas e a interação com as crianças. De seguida é exposto o projeto intitulado “As tartarugas”, realizado segundo a Metodologia de Trabalho de Projeto e tendo por base a curiosidade e interesse das crianças relativamente à temática das tartarugas.
- O meu percurso da Creche ao Jardim de InfânciaPublication . Batista, Ana Carolina Santos; Saraiva, Alzira Maria RascãoEste relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar: Está divido em duas partes, na primeira parte apresenta-se as experiências vivenciadas no contexto de creche e a segunda parte contém as experiência realizadas no contexto de Jardim de Infância. A primeira parte divide-se em dois tópicos. Primeiramente, é apresentada uma reflexão sobre os momentos mais relevantes da minha Prática Pedagógica no Contexto de Creche abordando as observações, aprendizagens, dificuldades e o meu percurso com as crianças no contexto de creche. Posteriormente apresento o ensaio investigativo realizado com crianças com idades compreendidas entre os dois e os três anos, investigando “Diferentes interações realizadas na área da casinha no momento da brincadeira livre”. Os resultados mostram que as crianças na brincadeira livre estabelecem preferencialmente interações paralelas, associativas, associado cada objeto às relações funcionais, usam a fala egocêntrica e fazem a projeção de esquemas simbólicos em objetos novos. A segunda parte é dividida em dois tópicos. Inicialmente é apresentada os momentos mais significativos no contexto de Jardim de Infância. No segundo tópico dá-se a conhecer o trabalho realizado com as crianças deste contexto, utilizando a metodologia de trabalho de projeto, intitulando “As tartarugas”.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Um caminho de múltiplas aprendizagens – das canções ao projeto “Os dinossauros”Publication . Pereira, Ana Sofia dos Santos; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório intitulado “Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Um caminho de múltiplas aprendizagens – das canções ao projeto «Os dinossauros»”, referente à Prática de Ensino Supervisionada, foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo 2014/2015, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório é composto por duas partes: a primeira parte diz respeito à Prática Pedagógica vivenciada em contexto de Creche, numa IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), onde apresento uma reflexão relativa à minha experiência enquanto estagiária, salientando as experiências, as aprendizagens e as dificuldades. Nesta primeira parte, é ainda apresentado o ensaio investigativo, onde procurei perceber qual o contributo da introdução de canções nas rotinas diárias das crianças, no desenvolvimento do seu vocabulário. Deste modo, observei e analisei o desenvolvimento do vocabulário de duas crianças, durante os momentos em que se cantavam as canções. Os resultados obtidos mostram que as canções contribuíram para o desenvolvimento do vocabulário de ambas as crianças. A segunda parte contempla a Prática Pedagógica vivenciada em contexto de Jardim de Infância da rede pública, onde apresento igualmente uma reflexão, salientando as experiências, as aprendizagens e as dificuldades. Ainda nesta segunda parte do relatório, evidencio a implementação e desenvolvimento de um trabalho de projeto, desenvolvido com as crianças da sala onde realizei a Prática Pedagógica em contexto de Jardim de Infância. Com a concretização do projeto “Os dinossauros”, as crianças puderam vivenciar e construir aprendizagens significativas, contemplando as várias áreas de conteúdo e respetivos domínios definidas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE).