ESECS - Mestrado em Comunicação e Media
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Comunicação e Media by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Comunicação"
Now showing 1 - 10 of 29
Results Per Page
Sort Options
- A cobertura jornalística da Inteligência Artificial na imprensa portuguesa: a evolução da narrativa com o surgimento do ChatGPTPublication . Seguro, João Pedro Silva; Gomes, Marco José Marques Gomes AlvesAs potencialidades das aplicações de inteligência artificial não param de crescer, pelo que esta tecnologia se encontra no centro de grandes debates e expetativas, ao mesmo tempo que desperta alarmes em vários setores da sociedade. A forma como os media abordam a IA é crucial para a formação da opinião pública e para a compreensão das implicações éticas, sociais, económicas e culturais desta tecnologia. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar alguns padrões da cobertura jornalística da imprensa de referência portuguesa sobre a inteligência artificial, tendo como ponto de partida o lançamento mundial da aplicação de software designada por ChatGPT. Procura-se, deste modo, compreender qual o tom conferido ao tema pelas edições online dos jornais Público, Expresso e Observador, perceber quem ocupa o espaço público disponibilizado por esses meios e quais os temas associados ao assunto IA. As perguntas de investigação podem-se enunciar da seguinte forma: Como se caracteriza a cobertura jornalística sobre o lançamento do ChatGPT realizada pela imprensa de referência portuguesa? Qual o tom conferido ao tema? Quem ocupou o espaço público? Quais os temas prevalentes? O tom geral das peças jornalísticas analisadas demonstra que a cobertura assumiu, em geral, um tom equilibrado, refletindo uma tentativa de apresentar a IA de forma imparcial – pelo menos uma certa harmonia entre os pontos positivos e aqueles negativos – ou tendencialmente mais positivo do que negativo.
- As ações de difusão dos arquivos nacionais do Brasil e de PortugalPublication . Wellausen, Priscilla Marchiori dos Santos; Gomes, Marco José Marques Gomes Alves; Magalhães, Fernando Paulo OliveiraEste trabalho pretende estudar as práticas de difusão levadas a cabo pelo Arquivo Nacional do Brasil e o Arquivo Nacional Torre do Tombo, tendo como referência o modelo desenvolvido pelos Arquivos Nacionais de França. A opção pelo caso francês decorre do facto de que, no âmbito da literatura especializada, considera-se consensual atribuir o pioneirismo aos Arquivos Nacionais de França em matéria de organização, difusão e histórico de políticas públicas orientadas para aproximar os acervos públicos da comunidade A metodologia consiste num estudo empírico comparativo, de carácter qualitativo, do objeto de estudo, assente numa abordagem exploratória secundada por entrevistas semiestruturadas. A pesquisa visa contribuir para a reflexão teórica sobre as funções ligadas à comunicação, mais precisamente à difusão, nos arquivos nacionais, aprofundar conceitos e temáticas úteis a este campo de estudo e contribuir para o conhecimento da prática desta função nos arquivos nacionais das instituições em análise. O estudo aborda as diferentes tipologias de difusão, nomeadamente no campo editorial, cultural e educativo, e os indicadores que se considera relevantes para a adoção de boas práticas na área arquivística. É apresentado, por último, o enquadramento legal dos arquivos através da descrição das políticas públicas dos arquivos nacionais de França, do Brasil e de Portugal.
- A cobertura jornalística da canábis em Portugal e na LetóniaPublication . Paulino, Débora Muriel Carrasquinho; Gomes, Marco José Marques Gomes Alves GomesO presente trabalho tem como objetivo elaborar uma análise empiricamente fundamentada e comparativa dos padrões jornalísticos utilizados na cobertura da temática canábis, em Portugal e na Letónia, e perceber quais as representações associadas ao assunto do ponto de vista do tom e enquadramento das peças. A metodologia utilizada assenta numa análise de conteúdo comparativa a partir da imprensa de referência em Portugal e na Letónia, tendo como objeto de estudo três jornais de ambos os países. Os principais resultados mostram que não se verificaram grandes diferenças entre os jornais de ambos os países no que concerne à predominância dos géneros jornalísticos, à utilização de elementos gráficos e ao enquadramento e tom das peças. Existem, no entanto, diferenças mais significativas quanto ao volume das peças, aos temas e às personagens que circulam nos textos. Em Portugal a questão é abordada sob a perspetiva medicinal e de investigação, enquanto na Letónia a canábis é abordada numa perspetiva de cultivo e da produção. Estes resultados mostram que os jornais abordam a canábis consoante as diferenças existentes entre os países ao nível do enquadramento legal da substância.
- A cobertura jornalística do mar na imprensa portuguesa e o lugar da ciênciaPublication . Ribeiro, Aurora Maria Agostinho; Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da Cruz; Gomes, Marco José Marques Gomes AlvesEste estudo analisa a cobertura do tema do mar na imprensa portuguesa e o lugar que cabe à ciência nesse processo. Cada vez mais se reconhece a importância vital que o oceano tem para a humanidade. A comunicação do conhecimento científico sobre o mar é considerada fundamental para a literacia do oceano, de forma a que se compreenda a sua influência para a vida humana e vice-versa, bem como a sua função enquanto regulador das alterações climáticas. Existem indicações de um distanciamento progressivo dos portugueses em relação ao mar, apesar da forte ressonância cultural marítima nacional. Estando o oceano, na sua extensão e profundidade, fora da experiência direta pessoal, é provável que uma parte considerável do acesso ao conhecimento sobre o mar aconteça através da comunicação social. A teoria do agendamento defende que os media, ao prestarem atenção a determinados assuntos em detrimento de outros, influenciam a importância que o público lhes atribui, especialmente a assuntos fora da sua esfera de ação imediata. A pesquisa por palavras-chave relacionadas com o mar em quatro títulos portugueses, Correio da Manhã, Público, Expresso e Diário de Notícias, durante o ano de 2018, reuniu 2364 artigos. Desses artigos, menos de um quarto foram considerados jornalismo de ciência. A nossa análise de conteúdo sugere que o investimento editorial no tema "mar" é reduzido, na sua maioria rotinizado, tem influência sazonal e privilegia o discurso oficial. Apesar de cobrir eventos relevantes para a ciência, nem sempre a sua dimensão científica é explorada. Identifica-se ainda tendência para emprestar aos títulos uma tónica emocional, bem como níveis de certeza superiores ao que a evidência científica demonstra, interferindo com uma eficaz comunicação sobre a necessidade de conhecer e preservar o oceano. Por fim, sugerem-se linhas de pesquisa futura na promissora área da comunicação de ciências oceânicas nos media.
- A CONTRIBUIÇÃO DO MARKETING DIGITAL PARA A FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTESPublication . Gameiro, Vanessa da Silva; Lisboa, Ana Catarina CadimaAs atividades de marketing digital são um mundo tecnológico que está a atingir uma abrangência cada vez maior, pois conseguem atingir vários públicos-alvo ao mesmo tempo. Apesar de as atividades de marketing digital ainda desempenharem um papel muito limitado em algumas empresas, atualmente, o marketing digital é utilizado como uma ferramenta de trabalho. Muitas entidades apostam nelas para começarem os seus negócios, divulgação e venda de produtos e/ou serviços, entre outros. Para ir ao encontro da proposta de investigação foi realizada uma revisão da literatura centrada em quatro conceitos: marketing digital, fitness, satisfação e fidelização dos clientes e, por fim, a qualidade de serviço. Para executar a parte da metodologia deste trabalho, adaptou-se o modelo conceptual e as respetivas hipóteses baseadas em diferentes estudos. Em seguida, através de um método quantitativo, foi efetuado a recolha de dados através do programa SmartPLS4.0, tendo sido realizado um inquérito por questionário dirigido à população do concelho de Pombal, tendo sido obtidas 41 respostas. Quanto às hipóteses de investigação propostas, verificou-se que a fidelização tem um impacto positivo no envolvimento do cliente, mais concretamente, na consciência, na participação e na conexão social. Verificou-se, também, que a qualidade tem um impacto positivo na satisfação, assim como a satisfação tem um impacto positivo na fidelização.
- Determinantes da lealdade a marcas de apps de entrega de comidaPublication . Lopes, Marlene Alves; Marques, Alzira Maria da AcensãoOs portugueses cada vez mais estão a aderir às aplicações de entrega de comida ao domicílio que normalmente é motivada por diversos fatores tais como a conveniência. Isto é, optam por opções mais fáceis de modo a favorecer as suas tarefas diárias. Frequentemente os consumidores escolhem comprar comida por meio deste tipo de apps por não terem tempo de cozinhar, ou até mesmo pelo desejo de comer outro tipo de comida. As apps de entrega de comida trazem uma grande vantagem para os consumidores já que estes podem fazer o pedido sem saírem de casa. Além deste fator existem outros que se tornam determinantes para que o consumidor possa selecionar uma marca de app como “favorita” e que faça com que o mesmo tenha intenção de a revisitar. Como por exemplo a facilidade de utilização, expectativa de desempenho, a qualidade de informação, a autoeficácia, o hábito, o prazer na sua utilização, WOM, apelo e formalidade estética, preço entre outros. Nesse sentido, esta investigação tem como objetivo identificar quais são os fatores determinantes que justifiquem a fidelização do consumidor à marca da app. Para o efeito, foi realizado um estudo quantitativo com base num questionário online com uma amostra final de 160 utilizadores das apps. Os resultados confirmaram que o preço conveniência juntamente com a autoeficácia, expectativa de esforço e o hábito formam assim os fatores determinantes para que um consumidor tenha intenção de revisitar a app e consequentemente que a divulgue e recomende, tornando-se leal à marca. O estudo contribui para a prática e teoria no contexto das aplicações de entrega de comida online e além disso permitiu identificar e sugerir oportunidades de futuras investigações.
- Documentários em Realidade VirtualPublication . Broch, Betina; Brites, Leonel dos ReisDevido ao aumento do índice de envelhecimento populacional, a Organização Mundial da Saúde apresentou o conceito de Envelhecimento Ativo, buscando incentivar um processo de envelhecimento mais independente. Observando o potencial das novas tecnologias em auxilio a população sénior neste processo de envelhecimento, identificamos a Realidade Virtual (RV) como uma possível ferramenta. A RV potenciada através do investimento da indústria dos videojogos, no início do novo milénio, é hoje uma tecnologia mais popular e acessível, sendo usada para fins de diversas áreas de atuação, como educação, saúde, turismo ou lazer, entre muitas outras. Desta forma, este trabalho teve como objetivo compreender o papel dos documentários em ambiente de realidade virtual, como ferramenta útil para consumo, em benefício do envelhecimento ativo. O presente trabalho foi realizado através da técnica de grupo focal, no qual selecionámos dez participantes, os quais foram convidados a experienciar duas obras documentais em realidade virtual, para posteriormente debater suas opiniões e impressões. Por meio dessa investigação, ainda tímida neste campo, podemos notar um interesse e uma aceitação dessa população de foco para com esse tipo de material, em especial como forma de lazer e exercício mental. Desse modo, procuramos conceber o uso destes documentários como um recurso que visa um processo de envelhecimento ativo.
- A estratégia de comunicação Da horários do funchal no Facebook: uma Análise comparativa com a carris e a Empresa de transportes de MadridPublication . Vasconcelos, Marco Nuno Sumares de Menezes; Gomes, Marco José Marques Gomes Alves GomesO aparecimento das redes sociais digitais alterou o padrão e a metodologia de produção da informação. Existem dois conjuntos-chave de reflexões sobre processos, tendências e competências na comunicação organizacional da sociedade digital em rede, que são: a incorporação do fenómeno das redes sociais no modo de se comunicar, exigindo um novo posicionamento estratégico da comunicação na organização e a incorporação das chamadas competências digitais, que exigem mudanças nos profissionais, na cultura empresarial e no modo de produção da informação. A utilização crescente das redes sociais permite uma cada vez maior e melhor comunicação entre as organizações e os seus públicos. As redes sociais podem definir-se como quaisquer tecnologias ou práticas online que permitem a partilha de conteúdos, opiniões, ideias, experiências e media, possibilitando conversações sobre o que é relevante. Na comunicação organizacional existem diferentes níveis de posicionamento, ao nível estratégico, na presença digital, pelo que é importante as organizações procurarem sempre a melhor performance possível da sua participação nas redes sociais. Essa avaliação implica análises exaustivas aos resultados das estratégias implementadas. O presente estudo pretende analisar a estratégia de comunicação do operador de transporte público rodoviário Horários do Funchal e, comparando-a com os operadores Carris e Transportes de Madrid, definir boas práticas que permitam melhorar a participação de uma empresa ou organização na rede social digital. A estratégia metodológica assenta numa análise comparativa de cariz quantitativo. Concluiu-se que a estratégia de comunicação da Horários do Funchal é muito semelhante à das outras duas empresas analisadas e que em relação às boas práticas também está ao seu nível, embora possa haver melhoramentos para um maior alcance de ligações na rede.
- Estratégias de comunicação adotadas pelos ministérios da saúde de Portugal e do Brasil para fomentar a literacia em saúde na área da Covid-19: uma análise às páginas de FacebookPublication . Mendes, Susana Catarino; Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da CruzA pandemia de Covid-19 trouxe grandes desafios para os governos e, em particular, para os Ministérios da Saúde dos países de todo o mundo, tornando-se necessário divulgar informação diariamente, quer sobre medidas de prevenção da doença, quer sobre a sua evolução. Perante este contexto, o conceito de literacia em saúde ganhou especial relevo, tendo em conta a inquestionável relação entre a literacia em saúde e a promoção da saúde. Face à pandemia, tornou-se importante dotar os cidadãos de competências cognitivas e sociais que lhes permitissem usar a informação sobre a Covid-19 de forma a promover e manter uma boa saúde e, ao mesmo tempo, capacitar os cidadãos para tomar decisões fundamentadas. O presente trabalho aborda a comunicação em saúde, a comunicação pública digital e a relação com a literacia em saúde e visa compreender as estratégias utilizadas pelos Ministérios da Saúde de Portugal e do Brasil para fomentar a literacia em saúde na área da Covid-19. Para isso, realizou-se uma análise de conteúdo das páginas de Facebook dos referidos organismos com base em grelhas criadas com diversas variáveis e indicadores, como o número de publicações relacionadas com a Covid-19, o tema e formato das publicações, bem como o envolvimento gerado, reações, partilhas e comentários. As páginas do Facebook foram analisadas em dois momentos distintos – março de 2020 e janeiro de 2021, observa-se que os ministérios em análise desenvolveram intensas estratégias de comunicação, verificando-se, no caso do Ministério da Saúde de Portugal, um maior número de publicações e graficamente mais uniformes. Em ambos os casos, se verifica pouca exploração da interatividade proporcionada pelo digital.
- O FOTOJORNALISMO E O DISCURSO METAJORNALÍSTICOPublication . Santos, Rui Miguel Caria dos; Gomes, Marco José Marques Gomes AlvesÀ medida que a tecnologia avança a um ritmo, por vezes, difícil de acompanhar, as perguntas, dúvidas e anseios parecem crescer em vários sectores das sociedades. As potenciais transformações de muitas profissões influenciadas não apenas pelo progresso tecnológico, mas também pela busca de diferenciação, parece ser inevitável. Este trabalho debruça-se sobre o estado do fotojornalismo atual e as implicações que poderão surgir na profissão a partir da influência de três vetores: os concursos de fotojornalismo, as redes sociais e a inteligência artificial. Através do discurso metajornalístico, pretende-se compreender de que modo é vista a profissão entre os pares. Que transformações, ameaças ou oportunidades esperam os fotojornalistas e editores de fotografia de imprensa, participantes nesta pesquisa, e que implicações poderão ter estes fatores no futuro não apenas dos profissionais, mas da profissão. Através da análise qualitativa com base em entrevistas em profundidade a doze fotojornalistas premiados, editores de fotografia e fotojornalistas jurados em competições, verifica-se as diferentes ideias e as diversas perceções em relação às potenciais influências dos três vetores enunciados. A diversidade de visões resulta, eventualmente, das diferenças culturais e geográficas dos participantes e, sobretudo, das diferentes experiências, formação, métodos e géneros de trabalho fotojornalístico. O resultado deste trabalho pretende, mais do que produzir respostas concretas, abrir novos canais de reflexão que possam demonstrar a importância do discurso metajornalístico no fotojornalismo, para que a profissão possa ser vista pelo avesso, por ela própria, de dentro para fora, gerando contrastes que, segundo Carlson (2016), quando comparados, podem ajudar a compreender, de forma geral, a profissão.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »