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- BENFORD’ S LAW APPLIED TO DIGITAL FORENSIC ANALYSISPublication . Fernandes, Pedro Alexandre Clemente; Antunes, Mário João GonçalvesA deteção automática de imagens e vídeos digitais manipulados tem desafiado a investigação criminal. Existe uma vasta gama de técnicas e ferramentas de deteção de manipulações em imagens digitais, apoiadas maioritariamente por um conjunto de métodos de aprendizagem computacional, dos quais o deep learning tem obtido os resultados mais promissores. Estas técnicas utilizam algoritmos de análise complexos, requerem enormes recursos computacionais e tornam dispendiosos os processos de análise digital forense. Estes desafios têm proporcionado o aparecimento de investigação inovadora em certos campos e com resultados promissores, nomeadamente no domínio da estatística aplicada, tornando a deteção de imagens e vídeos manipulados mais simples, rápida e barata. Esta dissertação visa descrever os resultados obtidos com a aplicação de uma abordagem não usual, assente em métodos estatísticos, nomeadamente a Lei de Benford e a sua aplicação na deteção de imagens manipuladas, no contexto da análise digital forense. Estudos realizados sobre a aplicação da Lei de Benford noutras áreas destacam a simplicidade, fiabilidade e aplicabilidade do algoritmo, com resultados promissores em vários domínios, tais como a deteção de fraudes nos domínios financeiro e económico. A Lei de Benford é suportada pelo cálculo da probabilidade dos primeiros dígitos, neste caso concreto extraídos das características dos ficheiros multimédia em classificação. O método proposto nesta dissertação para aplicação da lei de Benford recorre a técnicas estatísticas. Em termos gerais, a metodologia para aplicação da lei de Benford é baseada na extração inicial das características das imagens pelo método da Transformada Rápida de Fourier (Fast Fourier Transform), onde se inicia a extração do primeiro dígito das características extraídas das imagens. Após este processo, são calculadas as frequências com que os dígitos aparecem em todas as imagens, efetuando a correlação entre estas frequências e a frequência proposta pela Lei de Benford. Os testes foram realizados num conjunto de 560 imagens classificadas, sendo 280 autênticas e as restantes manipuladas. A aplicação da lei foi comparada com três modelos de correlação distintos, designadamente Pearson, Spearman e Cramér–Von Mises (CVM). Os resultados globais obtidos, aplicando o método proposto nesta dissertação, são promissores, tendo-se obtido um valor de F1 de . %, com um recall de , % usando o o teste de ajustamento CVM. O coeficiente da correlação de Pearson foi o que mostrou maior homogeneidade em relação aos coeficientes da correlação de Spearman e de Cramer-Von Mises (CVM) na deteção de imagens manipuladas, , e autênticas, . Transversal a todos os coeficientes de correlação, é a existência de muitos falsos positivos, com um máximo de no coeficiente da correlação de Cramer-Von Mises (CVM). A utilização do método proposto carece de maior investigação na minimização do número de falsos positivos, de modo a obter maior destaque ao nível da eficácia, comparativamente com os métodos tradicionais baseados na aprendizagem computacional. Evidencia-se o facto de evitar a utilização de uma fase de treino do modelo, para a posterior classificação das imagens. O método baseado na lei de Benford, pode futuramente ser aplicado em conjunto com métodos de machine learning, como forma de melhorar a deteção de imagens digitais manipuladas.
- A estratégia de comunicação Da horários do funchal no Facebook: uma Análise comparativa com a carris e a Empresa de transportes de MadridPublication . Vasconcelos, Marco Nuno Sumares de Menezes; Gomes, Marco José Marques Gomes Alves GomesO aparecimento das redes sociais digitais alterou o padrão e a metodologia de produção da informação. Existem dois conjuntos-chave de reflexões sobre processos, tendências e competências na comunicação organizacional da sociedade digital em rede, que são: a incorporação do fenómeno das redes sociais no modo de se comunicar, exigindo um novo posicionamento estratégico da comunicação na organização e a incorporação das chamadas competências digitais, que exigem mudanças nos profissionais, na cultura empresarial e no modo de produção da informação. A utilização crescente das redes sociais permite uma cada vez maior e melhor comunicação entre as organizações e os seus públicos. As redes sociais podem definir-se como quaisquer tecnologias ou práticas online que permitem a partilha de conteúdos, opiniões, ideias, experiências e media, possibilitando conversações sobre o que é relevante. Na comunicação organizacional existem diferentes níveis de posicionamento, ao nível estratégico, na presença digital, pelo que é importante as organizações procurarem sempre a melhor performance possível da sua participação nas redes sociais. Essa avaliação implica análises exaustivas aos resultados das estratégias implementadas. O presente estudo pretende analisar a estratégia de comunicação do operador de transporte público rodoviário Horários do Funchal e, comparando-a com os operadores Carris e Transportes de Madrid, definir boas práticas que permitam melhorar a participação de uma empresa ou organização na rede social digital. A estratégia metodológica assenta numa análise comparativa de cariz quantitativo. Concluiu-se que a estratégia de comunicação da Horários do Funchal é muito semelhante à das outras duas empresas analisadas e que em relação às boas práticas também está ao seu nível, embora possa haver melhoramentos para um maior alcance de ligações na rede.