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Determinantes da lealdade a marcas de apps de entrega de comida

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Os portugueses cada vez mais estão a aderir às aplicações de entrega de comida ao domicílio que normalmente é motivada por diversos fatores tais como a conveniência. Isto é, optam por opções mais fáceis de modo a favorecer as suas tarefas diárias. Frequentemente os consumidores escolhem comprar comida por meio deste tipo de apps por não terem tempo de cozinhar, ou até mesmo pelo desejo de comer outro tipo de comida. As apps de entrega de comida trazem uma grande vantagem para os consumidores já que estes podem fazer o pedido sem saírem de casa. Além deste fator existem outros que se tornam determinantes para que o consumidor possa selecionar uma marca de app como “favorita” e que faça com que o mesmo tenha intenção de a revisitar. Como por exemplo a facilidade de utilização, expectativa de desempenho, a qualidade de informação, a autoeficácia, o hábito, o prazer na sua utilização, WOM, apelo e formalidade estética, preço entre outros. Nesse sentido, esta investigação tem como objetivo identificar quais são os fatores determinantes que justifiquem a fidelização do consumidor à marca da app. Para o efeito, foi realizado um estudo quantitativo com base num questionário online com uma amostra final de 160 utilizadores das apps. Os resultados confirmaram que o preço conveniência juntamente com a autoeficácia, expectativa de esforço e o hábito formam assim os fatores determinantes para que um consumidor tenha intenção de revisitar a app e consequentemente que a divulgue e recomende, tornando-se leal à marca. O estudo contribui para a prática e teoria no contexto das aplicações de entrega de comida online e além disso permitiu identificar e sugerir oportunidades de futuras investigações.

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App de entrega de comida Hábito Consumidor Preço Expectativa de esforço e de desempenho WOM

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