Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-16"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Radiopropagação em Vegetação na Presença de Cortinas de FogoPublication . Lourenço, Alexandre José Paulo; Caldeirinha, Rafael Ferreira da Silva; Fernandes, Telmo Rui Carvalhinho Cunha; Leonor, Nuno Ricardo CordeiroEste estudo centra-se na problemática que afeta as comunicações dos sistemas de emergência rádio quando o fogo está presente. Tem como principais objetivos analisar os efeitos dinâmicos na propagação de ondas de rádio na presença de cortinas de fogo e determinar quais os fatores de propagação que afetam as comunicações quando estamos perante um cenário de incêndio. Pretende-se também aplicar um modelo numérico que caracterize a propagação na presença de plasma formado por incêndios e validar o modelo através de simulações usando o software Fire Dynamics Simulator (FDS). O FDS foi usado para conceber e simular diferentes cenários, variando os parâmetros que caracterizam a vegetação, designadamente, a composição química da espécie, o calor de combustão e a sua densidade. Parâmetros como a temperatura, densidades de gases, vapor de água e do combustível são posteriormente utilizados como entrada no modelo numérico de forma a calcular a densidade de eletrões e a frequência de colisão. Para o cálculo da densidade de eletrões foi necessário definir a percentagem dos materiais alcalinos (potássio, cálcio e magnésio) que depende da espécie de vegetação. Através dos valores da temperatura obtidos, da densidade de eletrões e da frequência de colisão, calcula-se a atenuação e o desvio de fase. Os resultados mostram que a atenuação tem uma forte dependência com a densidade de eletrões, sendo esta influenciada pelo aumento da temperatura e pela presença de elementos alcalinos na vegetação. Observa-se que o aumento da temperatura e a consequente diminuição da frequência de colisão leva a um aumento do desvio de fase. Utilizando-se um modelo de um incêndio a uma pequena escala, verificou-se que para uma temperatura de 1322 K, foi atingida uma atenuação de 4.93 dB/m. A atenuação total ao longo do percurso pode atingir os 14 dB.
- As ações de difusão dos arquivos nacionais do Brasil e de PortugalPublication . Wellausen, Priscilla Marchiori dos Santos; Gomes, Marco José Marques Gomes Alves; Magalhães, Fernando Paulo OliveiraEste trabalho pretende estudar as práticas de difusão levadas a cabo pelo Arquivo Nacional do Brasil e o Arquivo Nacional Torre do Tombo, tendo como referência o modelo desenvolvido pelos Arquivos Nacionais de França. A opção pelo caso francês decorre do facto de que, no âmbito da literatura especializada, considera-se consensual atribuir o pioneirismo aos Arquivos Nacionais de França em matéria de organização, difusão e histórico de políticas públicas orientadas para aproximar os acervos públicos da comunidade A metodologia consiste num estudo empírico comparativo, de carácter qualitativo, do objeto de estudo, assente numa abordagem exploratória secundada por entrevistas semiestruturadas. A pesquisa visa contribuir para a reflexão teórica sobre as funções ligadas à comunicação, mais precisamente à difusão, nos arquivos nacionais, aprofundar conceitos e temáticas úteis a este campo de estudo e contribuir para o conhecimento da prática desta função nos arquivos nacionais das instituições em análise. O estudo aborda as diferentes tipologias de difusão, nomeadamente no campo editorial, cultural e educativo, e os indicadores que se considera relevantes para a adoção de boas práticas na área arquivística. É apresentado, por último, o enquadramento legal dos arquivos através da descrição das políticas públicas dos arquivos nacionais de França, do Brasil e de Portugal.
- Análise dinâmica do comportamento de um protótipo de um veículo em estradaPublication . Sathler, Leonardo da Rocha; Batista, Fernando da ConceiçãoEste trabalho teve como objetivo analisar dinamicamente um protótipo de veículo através de ferramenta computacional. O modelo estudado foi o FSIPLeiria, veículo de competição projectado por alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria para participar dos eventos da Formula Student. Para a formulação do problema para avaliação, foram escolhidas três provas que são aplicadas em todas as competições dessa modalidade, o Tilt Table Test, o SkidPad e o Autocross. Para entender e configurar o comportamento do veículo nas diversas situações dessas provas, foram desenvolvidos cálculos analiticamente. O software de método de elementos finitos utilizado foi Ansys e para proceder com as análises, foi utilizado um modelo simplificado do protótipo, composto somente do chassis e suspensões. Foram definidos os materiais e utilizado elementos de viga para o modelo, simplificação ideal para aplicação em geometrias que possuem seção transversal contínua. Nas condições de fronteira, foram aplicadas restrições e carregamentos conforme as provas a simular baseados nos cálculos analíticos desenvolvidos e também, para o evento Autocross, recorrendo ao auxílio do software OptimumLap. Para os tipos de análises escolhidas, foi feito uma análise estrutural estática para o Tilt Table Test, para o SkidPad fez-se uma análise estrutural estática e análises dinâmicas em regime permanente (modal e de resposta harmônica), e para o Autocross foi feita uma análise dinâmica em regime transiente. Foi comparado os resultados com referências bibliográficas onde se propõem parâmetros construtivos para veículos e assim foi possível avaliar o modelo computacional desenvolvido no presente estudo.