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- Refletindo sobre a Prática Pedagógica no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Carvalho, Mariana Gomes; Pinto, Hélia Gonçalves; Reis, Susana Alexandre dosO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte, corresponde à dimensão reflexiva e a segunda parte à dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso nos diferentes contextos Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta reflexão baseou-se em aspetos vivenciados ao longo das práticas de ensino supervisionado, essenciais para a minha formação, nomeadamente o percurso que foi realizado da observação à reflexão em ambos os contextos, a avaliação em ambos os contextos e também a diferenciação pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na dimensão investigativa, é apresentado um estudo que teve como objetivo perceber o processo de ensino e aprendizagem da multiplicação de números racionais em alunos do 4.º ano, num contexto de ensino exploratório, de onde decorreram as seguintes questões de investigação a) Que estratégias e dificuldades apresentam os alunos na resolução de tarefas de multiplicação de números racionais? e b) Que potencialidades apresenta o ensino exploratório no desenvolvimento do conceito de multiplicação de números racionais? Para atingir o objetivo proposto, foi implementada uma sequência de tarefas, em contexto de ensino exploratório, tendo-se adotado como opções metodológicos o paradigma interpretativo com uma abordagem essencialmente qualitativa e design de estudo de caso. Para a recolha dos dados, recorreu-se à observação participante, à análise documental e às gravações em vídeo. Da análise dos dados emana que as principais estratégias usadas pelos alunos foram a representação icónica e a adição sucessiva, sendo as maiores dificuldades a conexão entre o raciocínio aditivo e o raciocínio multiplicativo. Emana ainda como principal potencialidade a terceira fase do ensino exploratório “discussão da tarefa e sistematização das aprendizagens” em grande grupo, e principal limitação a falta de familiaridade do professor com esta metodologia de trabalho.
- Documentários em Realidade VirtualPublication . Broch, Betina; Brites, Leonel dos ReisDevido ao aumento do índice de envelhecimento populacional, a Organização Mundial da Saúde apresentou o conceito de Envelhecimento Ativo, buscando incentivar um processo de envelhecimento mais independente. Observando o potencial das novas tecnologias em auxilio a população sénior neste processo de envelhecimento, identificamos a Realidade Virtual (RV) como uma possível ferramenta. A RV potenciada através do investimento da indústria dos videojogos, no início do novo milénio, é hoje uma tecnologia mais popular e acessível, sendo usada para fins de diversas áreas de atuação, como educação, saúde, turismo ou lazer, entre muitas outras. Desta forma, este trabalho teve como objetivo compreender o papel dos documentários em ambiente de realidade virtual, como ferramenta útil para consumo, em benefício do envelhecimento ativo. O presente trabalho foi realizado através da técnica de grupo focal, no qual selecionámos dez participantes, os quais foram convidados a experienciar duas obras documentais em realidade virtual, para posteriormente debater suas opiniões e impressões. Por meio dessa investigação, ainda tímida neste campo, podemos notar um interesse e uma aceitação dessa população de foco para com esse tipo de material, em especial como forma de lazer e exercício mental. Desse modo, procuramos conceber o uso destes documentários como um recurso que visa um processo de envelhecimento ativo.