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- A Resposta Social: Acolhimento Familiar de Pessoas Idosas Famílias de AcolhimentoPublication . Henriques, Joana Ferreira Gonçalves de Oliveira; Margarido, Emanuel João Fonseca Franco RibeiroO Acolhimento Familiar de Pessoas Idosas é uma resposta social, prevista na lei para acolher pessoas idosas de forma temporária ou permanente e a tempo completo ou a tempo parcial. Assim, apesar de se tratar de uma resposta há já algum tempo implementada, ainda é pouco divulgada e explorada a fim de funcionar na plenitude como previsto legislativamente. É uma resposta que, por enquanto, tem pouco impacto na sociedade, pese embora, num futuro próximo, se acredite que será vista como uma alterativa fundamental e pertinente para colmatar as dificuldades sentidas pelos nossos idosos e suas famílias, nomeadamente no que diz respeito ao fraco poder económico e à inexistência de vagas nas restantes respostas institucionais. Fruto do processo de envelhecimento, surgem necessidades e vulnerabilidades a ter em conta, e nesse sentido é fulcral que os apoios e respostas sociais se adaptem a essa faixa etária, ao longo dos tempos. Nesse sentido, o presente estudo pretende perceber o funcionamento e a respetiva necessidade e importância da existência desta resposta social. A metodologia assenta numa abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso, em que foram aplicados métodos de investigação: pesquisa documental relativamente à informação disponibilizada que rege a resposta social; entrevista semiestruturada à diretora técnica de uma Instituição Particular de Solidariedade Social- IPSS (instituição de enquadramento); inquérito por questionário a famílias de acolhimento e a idosos. De seguida, procedeu-se ao tratamento dos dados através de uma análise de conteúdo, estruturada em categorias de análise (entrevista) e através da interpretação de gráficos e tabelas extraídos dos resultados dos inquéritos por questionário. Os resultados evidenciam que há um longo caminho a percorrer no sentido de divulgar, rever legislação e apelar ao apoio, à criação e readaptação das casas de acolhimento, integrando-as em instituições de enquadramento, de forma que possam dotar as famílias de conhecimentos, acautelando assim as necessidades dos idosos, apostando num meio familiar e personalizado. As conclusões revelam que a intervenção relativa às Famílias de Acolhimento se divide em duas perspetivas: uma atribui grande importância e necessidade da existência desta resposta social, tendo sido a escolha/preferência da população idosa. A outra intervém no sentido inverso, pelo facto de apesar de haver a necessidade desta resposta social, esta ainda não consegue satisfazer profissionalmente as famílias que acolhe, perdendo o interesse em se enquadrar legalmente, alegando não ser aliciante do ponto de vista do mercado de trabalho.
- Importance of traditions and family business at Christmas: a quantitative analysis of practices and values in PortugalPublication . Santos, E.; Tavares, Fernando Oliveira; Foliveira, Margarida FreitasPurpose – Christmas is the most consumed event of the year, always full of traditions, namely family ones, which are very significant. In this way, it is intended to find out the importance of traditions at Christmas time and analyze their implications for family businesses. Design/methodology/approach – The study is quantitative in nature, based on a questionnaire survey carried out with 551 Portuguese individuals, over 18 years of age, where different issues related to Christmas traditions and family are addressed. Findings – The results demonstrate that the Christmas traditions scale is made up of four factors: family traditions on Christmas Eve, aspects related to the Christmas spirit, changes in Christmas traditions with the COVID-19 pandemic and traditions of participating in events with family at Christmas. Cod and octopus dishes are the most popular dishes on Christmas Eve. In relation to sweets/desserts, king cake, rabanadas, vermicelli, children’s bread and sponge cake are the most common on Christmas Eve. Originality/value – The study helps to understand Portuguese Christmas traditions, providing knowledge that allows defining strategies for family businesses, improving the experience and relationship with consumers at a special time of year. It is hoped that the trends in Christmas traditions in this study will contribute to unveiling the Christmas spirit, also serve as a marketing image and create curiosity and motivation on the part of other cultures to visit Portugal during this festive season, in order to experience Christmas traditions
- Um percurso de aprendizagem na Prática Pedagógica do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Figueiredo, Juliana Margarida de Almeida; Pinto, Hélia GonçalvesO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: a primeira diz respeito à dimensão reflexiva e a segunda à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva tem como objetivo principal apresentar, de forma reflexiva e fundamentada, o percurso da autora no âmbito das práticas pedagógicas do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Esta dimensão destaca situações e experiências que considerou significativas e que, de alguma forma, fizeram parte do seu percurso de aprendizagem pessoal, social e profissional. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo realizado ao longo aa Prática Pedagógica, no contexto do 2.º CEB, numa turma de 5.º ano de escolaridade, com o objetivo de perceber o modo como alunos do 5.º ano de escolaridade resolvem tarefas de partilha equitativa, num contexto de ensino exploratório. De forma a atingir o referido objetivo foi implementada uma sequência de tarefas de partilha equitativa em contexto de ensino exploratório. Para o estudo foi adotado o paradigma interpretativo, com uma abordagem essencialmente qualitativa e um design de um estudo de caso. A recolha de dados foi realizada através da análise documental, da observação participante e de gravações de áudios. Os resultados do estudo evidenciam que a exploração de tarefas de partilha equitativa promove a modelação destas, nomeadamente com recurso à representação icónica. As dificuldades demostradas pelos alunos vão ao encontro do que refere a literatura da especialidade. Evidenciam, ainda, que a pouca familiaridade da professora e dos alunos com metodologias ativas acabou por condicionar a exploração das tarefas.
- Competências para o futuro do setor turístico no Ensino SuperiorPublication . Cepa, Sara Pontes; Vasconcelos, João Viljoen; Cardoso, Paula Alexandra Gomes de AguiarO mundo está em constante mudança, tendo como exemplos a crise económica, alterações climáticas e a pandemia, que originaram mudanças de mentalidade, precauções tanto a nível económico, como consciencialização ambiental, e a nível de segurança e saúde. Estas mudanças impactam não só a vida quotidiana das pessoas, mas também a sua vida profissional. O Turismo é disso exemplo, pois as mudanças afetam não só a forma como os turistas o vivem, mas também a forma como é ensinado no ensino superior a futuros profissionais da área. A Next Tourism Generation Alliance apresenta uma prospeção do futuro das competências que serão necessárias para os trabalhadores da área do Turismo, tendo em conta as mudanças que temos vindo a presenciar e divide-as em três categorias: as competências digitais, as competências na área da sustentabilidade, e as competências sociais. Partindo desta premissa, procurou-se no presente trabalho identificar a presença destas três competências na oferta formativa de Turismo no Ensino Superior público em Portugal. Foram analisados os conteúdos programáticos das Licenciaturas em Turismo no Ensino Superior público em Portugal, por via de uma análise de conteúdo e foram inquiridos os docentes coordenadores das mesmas, através de um questionário de escolha múltipla, tendo sido utilizada a metodologia utilizada no livro Factfulness, desenvolvida por Hans Rosling. É concluído que há discrepâncias nas respostas fornecidas pelos docentes e na frequência de palavras-chave associadas a cada competência. Portanto, é necessário que as competências sejam abordadas de maneira equitativa tanto nos programas curriculares quanto na comunicação dos docentes. Para isso, é essencial que os docentes estejam atualizados em relação aos dados e evitem transmitir ideias preconcebidas aos futuros profissionais.
- MUDANÇAS NO SETOR AUTOMÓVEL: O PAPEL DO MARKETING O CASO PEUGEOT LPMPublication . Paquete, Gonçalo António Carreira; Conceição, Joaquim Paulo Cordeiro daO relatório de estágio está inserido no Mestrado em Engenharia Automóvel. Este foi realizado na Peugeot LPM, concessionário e reparador oficial da Peugeot em Leiria, onde se cumpriu a duração estipulada de 1040 horas. O objetivo principal do estágio passa por adquirir o conhecimento necessário sobre o mundo do trabalho e assimilar a nova era no negócio do mercado automóvel nas diferentes áreas (Marketing e Comercial). Percebendo a importância das ações de marketing e os resultados que trarão para a empresa, a utilização do plano de marketing do produto terá como finalidade orientar as estratégias da empresa para obter maior eficácia. Desta forma, as principais atividades desempenhadas dentro da empresa são a participação nas comunicações e atividades do marketing digital, a análise e seguimento da satisfação do cliente, a análise do impacto no modelo de distribuição, a análise de critérios de segmentação do público-alvo e a criação da comunicação adaptada às necessidades. O relatório contém seis capítulos, mencionando-se a introdução, o enquadramento técnico e científico sobre o setor automóvel e o marketing. Em seguida, é efetuada a caracterização da entidade de acolhimento, onde se avalia o produto e a empresa face à concorrência. Posteriormente, são descritas e analisadas as atividades desempenhadas na empresa, mencionando os contributos para a empresa, através do modelo de distribuição, dos critérios de segmentação do público-alvo e a aplicação eficaz da comunicação da Peugeot LPM. Por fim, é realizada uma análise ao seguimento da satisfação do cliente no departamento de marketing. Com um dos objetivos a ser acrescentar valor à empresa, obteve-se contributos de variadas atividades realizadas, sendo que o melhor contributo foi na introdução do plano de conteúdos que beneficiou o departamento do marketing.
- EFEITOS DA CAPACITAÇÃO DIGITAL DOS DOCENTES NA PRÁTICA PEDAGÓGICAPublication . Moreira, Joana Rosa Castanheiro Fonseca dos Santos; Santos, Filipe Alexandre da SilvaA presença do digital na sociedade, em geral, e nas escolas e o seu papel no desenvolvimento de aprendizagens essenciais, constitui um tema atual de debate e investigação. A necessidade de capacitar digitalmente as escolas, os docentes e os alunos, para promover a melhoria contínua da qualidade das aprendizagens, a inovação e o desenvolvimento do sistema educativo, está na base da definição do Plano de Ação para a Transição Digital, decorrente da resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020. Este plano, atualmente em curso, prevê a atuação em diferentes domínios, nomeadamente no que respeita a uma forte aposta na Capacitação Digital dos Docentes. A nível nacional, tendo por base o referencial DigCompEdu e a ferramenta de diagnóstico Check-In, realizou-se, num processo de autorreflexão, o diagnóstico da proficiência digital dos docentes. Foram capacitados formadores, construídos referenciais de formação e organizadas Oficinas de Formação, respeitando os diferentes níveis de proficiência digital dos docentes (Nível 1, Nível 2 e Nível 3). Contudo, ainda é necessário saber se este processo de capacitação digital está a ter efeitos nas escolas e nas práticas pedagógicas dos docentes, ou seja, até que ponto é que a capacitação dos docentes se traduziu numa maior integração das tecnologias na sua prática pedagógica para a melhoria contínua da qualidade das aprendizagens. O presente projeto de investigação apresenta o estudo de caso realizado no Agrupamento de Escolas de Carcavelos (AEC), para o qual se procurou saber se o nível de proficiência digital em que cada professor ficou posicionado no Check-in foi eficiente na sua colocação nas respetivas turmas da formação; quais os obstáculos ainda existentes à iv introdução das tecnologias; qual a perceção dos professores sobre a formação; e quais os efeitos da Capacitação Digital dos Docentes nas suas práticas pedagógicas. Os resultados obtidos parecem indicar que a formação teve um impacto positivo, embora alguns professores tenham alterado pouco as suas práticas. Continuam a existir algumas barreiras à mudança e à utilização pedagógica das tecnologias, sobretudo externas à formação, sendo corroborado pelos docentes que não foi a qualidade da formação que influenciou a alteração das práticas.
- Determinantes da lealdade a marcas de apps de entrega de comidaPublication . Lopes, Marlene Alves; Marques, Alzira Maria da AcensãoOs portugueses cada vez mais estão a aderir às aplicações de entrega de comida ao domicílio que normalmente é motivada por diversos fatores tais como a conveniência. Isto é, optam por opções mais fáceis de modo a favorecer as suas tarefas diárias. Frequentemente os consumidores escolhem comprar comida por meio deste tipo de apps por não terem tempo de cozinhar, ou até mesmo pelo desejo de comer outro tipo de comida. As apps de entrega de comida trazem uma grande vantagem para os consumidores já que estes podem fazer o pedido sem saírem de casa. Além deste fator existem outros que se tornam determinantes para que o consumidor possa selecionar uma marca de app como “favorita” e que faça com que o mesmo tenha intenção de a revisitar. Como por exemplo a facilidade de utilização, expectativa de desempenho, a qualidade de informação, a autoeficácia, o hábito, o prazer na sua utilização, WOM, apelo e formalidade estética, preço entre outros. Nesse sentido, esta investigação tem como objetivo identificar quais são os fatores determinantes que justifiquem a fidelização do consumidor à marca da app. Para o efeito, foi realizado um estudo quantitativo com base num questionário online com uma amostra final de 160 utilizadores das apps. Os resultados confirmaram que o preço conveniência juntamente com a autoeficácia, expectativa de esforço e o hábito formam assim os fatores determinantes para que um consumidor tenha intenção de revisitar a app e consequentemente que a divulgue e recomende, tornando-se leal à marca. O estudo contribui para a prática e teoria no contexto das aplicações de entrega de comida online e além disso permitiu identificar e sugerir oportunidades de futuras investigações.
- Design for Sustainability Tools: Categories of classification towards practical usePublication . Vicente, José; Camocho, DavidSince the emergence of early approaches to design for the environment (such as green design or ecodesign), several tools have been developed to support the design process in the integration of environmental, social and, more recently in a comprehensive way, sustainability and circularity criteria. The vast quantity and diversity of tools have required the creation of ways to organize and classify them to facilitate their identification, selection and use by designers, engineers, and other product development professionals, according to the needs of the design practice objectives, and the specificities of the project.This paper aims to analyze the existing knowledge regarding design for sustainability and circularity tools to identify the main categories used to classify these tools. This was done with the aim of synthesizing the most appropriate classification from the point of view of the product designer who will use the tools. To achieve this, the methodology of literature review was employed, which included scientific papers, theses, and reference books in the field.This analysis gathered a wide diversity of classification forms and organized them into 6 overarching categories. It was also possible to verify that certain forms of classification are not particularly relevant for designers when selecting a tool, as they don’t clarify the feasibility of applying the tool. It is possible to conclude that there is still a need for homogenization and consensus in academia regarding the best way to classify these tools so that the classification is scientifically sound and useful for designers.
- Turismo criativo: Proposta estratégica de marketing territorial para as Caldas da RainhaPublication . Silva, Marisa Mangas; Schön, MichaelO turismo criativo tem vindo a ganhar destaque ao ser uma abordagem inovadora para promover e desenvolver destinos turísticos. Através da união entre cultura, criatividade e turismo, pretendem-se criar experiências únicas e autênticas que envolvam os visitantes de forma ativa e emocional. Neste contexto, o presente texto aborda a proposta estratégica de Marketing Territorial para as Caldas da Rainha, uma cidade rica em história, cultura e património, que possui um potencial único para se posicionar como um destino turístico criativo. Ainda assim, serão exploradas as possibilidades de combinar as tradições locais com a criatividade, oferecendo aos visitantes experiências imersivas e enriquecedoras. Não obstante, serão apresentadas estratégias e ações específicas que visam promover o turismo criativo como uma forma de impulsionar o desenvolvimento sustentável das Caldas da Rainha, fortalecendo a sua identidade cultural e estimulando a economia local.