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CICS.NOVA.IPLeiria - Capítulos de Livros Internacionais

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  • A adoção da educação social como caminho profissional: Incidentes críticos, reflexividade e mediação intrapessoal e intercultural
    Publication . Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos Laranjo
    Esta comunicação resulta de um projeto em curso intitulado, Educadores Sociais em Portugal: quem são, onde estão e o que fazem? Identidades e Transformações. Os autores apresentam alguns casos biográficos de finalistas da licenciatura de Educação Social em Portugal, mostrando as dúvidas surgidas no ingresso no ensino superior, e sobre o caminho a percorrer. Os sujeitos refletem sobre os acontecimentos e pessoas marcantes (incidentes e modelos críticos) que contribuíram para as suas reflexões e identificações pessoais e profissionais, e que terão ajudado a construir pontes entres os seus posicionamentos dilemáticos, através de um processo de mediação intrapessoal e intercultural. Os principais objetivos são: conhecer as motivações conducentes ao ingresso na Licenciatura de Educação Social; conhecer, nas palavras dos sujeitos, os momentos marcantes, momentos formativos e pessoas-modelo, que consideram significativos na sua história de vida para chegar a ser o profissional que é; conhecer as (trans)formações ocorridas na trajetória pessoal e social dos estudantes de educação social estudados. Os depoimentos biográficos, analisados até ao momento, mostram as dúvidas que os licenciados em educação social tiveram aquando da entrada no ensino superior. Mostram, também, que após três anos de licenciatura, a definição de educador social continua vaga e muito próxima da animação sociocultural, ainda que distinta, discursivamente, em relação ao serviço social.
  • A mediação intercultural como prática da pedagogia social: Reflexões epistemológicas e metodológicas
    Publication . Vieira, Ricardo; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves
    A mediação remete para a construção de terceiros lugares mas estes não têm, necessariamente, de ser um ponto equidistante entre as partes. Se na mediação jurídica e na mediação clássica, vulgo mediação de conflitos, esse lugar busca a imparcialidade, na Mediação Intercultural estamos perante a crítica à neutralidade/imparcialidade. A Mediação Intercultural, além de preventiva, assume-se como educadora, transformadora da sociedade, comunidades, grupos e indivíduos e construtora de espaços de (con)vivência. Estamos, assim, perante um novo paradigma onde a mediação intercultural se afirma como intervenção dialógica, a partir dos outros e com os outros e, portanto, como uma prática da Pedagogia Social. Neste texto, que resulta da apresentação de uma comunicação no XXXIV Congresso Internacional da Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social (SIPS), realizado nos dias 20 e 21 de outubro de 2022, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, em simultâneo com a 10.ª Conferência de Mediação Intercultrual e Intervenção Social, pretendemos compreender as ligações epistemológicas e metodológicas entre a Mediação Intercultural e a Pedagogia Social.
  • A presença da mediação intercultural nas respostas de intervenção social do concelho de Leiria
    Publication . Matias, Joana; Vieira, Ricardo
    O Homem é um ser intrinsecamente social, construindo a sua identidade, a sua perceção do mundo com base nos seus contactos com outros, com o Outro. As redes de sociabilidade tornam as memórias e as experiências mais complexas, com diversas camadas de profundidade. Existem formas incontáveis de articular esta diversidade da confluência do Nós com o Outro, numa constante (re)aprendizagem e (re)construção de identidade(s).
  • Uma proposta de mediação intrapessoal através da fotografia e videografia terapêutica Pedagogias da convivência e mindsets
    Publication . Pinto, Pedro Queirós; Vieira, Ricardo
    Nesta investigação, pensa-se a mediação intrapessoal enquanto espaço privilegiado de experimentação, simulação e educação através da imagem, potencializando a aquisição de ferramentas valiosas para melhorar a convivência e os relacionamentos, promovendo desta forma um comportamento pró-social seguindo os valores de uma cultura de mediação e da pedagogia social, assim como a capacidade dos mediados praticarem automediação. Através deste processo mediador, espera-se que os participantes possam desenvolver a sua literacia emocional e visual de forma crítica e reflexiva. A imagem oferece a possibilidade de se distanciarem dos seus autoconceitos, criando assim espaço para desenvolverem uma consciência mais elevada das suas narrativas, crenças, mindsets (Dweck, 2006) e comportamentos, assim como da subjetividade da sua interpretação sobre a experiência do outro. Percecionando-se como seres em constante mudança e construção, ao entender as implicações de alguns processos sociais, cognitivos e emocionais, o seu mindset poderá potencialmente flexibilizar-se, permitindo um maior entendimento sobre as suas narrativas e história de vida, assim como das dos outros. Os quatro participantes neste estudo foram selecionados através de um formulário online e dois testes: o IRI (Davis, 1983, Adaptado de Limpo et al., 2010) e um teste de mindset (Adaptado de Dweck, 2006). As metodologias aplicadas consistiram em duas entrevistas etnobiográficas a cada participante, intercaladas com dez sessões de acompanhamento individualizado organizadas por temas semanais. Foi criado um espaço seguro de observação, participação e diálogo em redor da partilha e interpretação de imagens e composições(fotografia e vídeo)produzidas por diferentes artistas e pelos participantes. Cada encontro semanal propôs um desafio consoante a temática explorada e as experiências dos participantes.
  • Circo social em contexto escolar: Uma ferramenta inovadora de mediação intercultural e de pedagogia social
    Publication . Correia, Rodolfo; Vieira, Ricardo
    O presente artigo resulta de uma investigação de mestrado que dá conta de um projeto de Circo Social em contexto escolar, como formade construção de uma pedagogiamaisinclusiva através da mediação intercultural, enquanto estratégiapara fomentaro convívio numa escola plural.Os autores apresentamalgunscasos emque aarte circense é utilizadacomo ferramenta pedagógicapara formação e educação de sujeitos, numaperspetivade promoção dacidadania e de transformação social. Não se pretendende formar artistas de circo, mas sim usar o circo como pedagogia social com jovens com dificuldades no acolhimento organizacional, procurando promover, assim, uma maior inclusão social. Procura-se compreender em que medidaoCirco Social, ao serutilizado como ferramenta de desenvolvimento de competências pessoais, cognitivas, psicomotoras, socioeducativas e socio-emocionais, promove a mudança de comportamentos no adolescente contribuindo paraumamaior convivênciae inclusãosocial; compreendero contributo que uma alternativacurricular não dominante na escola, como é o caso do circo, pode assumir na transformação de identidades pessoais e culturais de adolescentes naescola. Recorreu-se a uma metodologia mista de observação direta e participante e de entrevistas grupais (focus group) com alunos, técnicos e professores, inscrita num paradigma compreensivoe interpretativo de cariz etnográfico.As entrevistasanalisadas evidenciamquea metodologiado CircoSocialemcontexto escolarcontribui paraamudançade comportamentos através do empoderamento dos adolescentes e de uma mediação intercultural e sociopedagógica. Estes sentem-se envolvidos e livres para decidir o seu processo de crescimento, sendo responsáveis pelas suas decisões. O Circo Social, enquanto ferramenta capaz de proporcionar a descoberta da identidade pessoal com base no respeito mútuo, tornas e uma metodologia lúdica capaz de sistematizar os saberes necessários à construção de uma escola mais inclusiva e de sujeitos mais autónomos.
  • Introdução
    Publication . Vieira, Ricardo; Pérez de Guzmán Puya, María Victoria; Marques, José Carlos Laranjo; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Santos, Rui
  • Formação de professores para uma educação diferenciada
    Publication . Vieira, R.
    Este texto explora as potencialidades de um currículo contextualizado com as culturas locais – etnocurrículo – e o papel do professor como mediador cultural na construção de uma educação diferenciada que permita que a escola seja efetivamente para todos e para todas.
  • Perceções e práticas de sustentabilidade: Um olhar intergeracional
    Publication . Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos Laranjo
    Nesta comunicação apresentamos alguns dados duma investigação em curso cujo objetivo fundamental é entender as perceções e práticas que pessoas de várias faixas etárias possuem relativamente a questões de sustentabilidade, em particular sobre temáticas ligadas à alimentação, à água, à reciclagem, aos transportes, à poupança e aos medos sobre os excessos de consumo e a não sustentabilidade. Após uma abordagem teórica sobre a sustentabilidade, no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas, debruçamo-nos particularmente sobre os objetivos ligados ao consumo sustentável, à água potável e ao saneamento, por serem dois dos temas mais evidentes no discurso dos nossos entrevistados. No trabalho de campo entrevistámos 4 sujeitos com as seguintes idades: 15, 22, 61 e 70 anos. Posteriormente à transcrição das entrevistas, fizemos uma análise comparativa das vozes captadas a propósito da importância que atribuem às práticas de sustentabilidade. Tentamos, assim, perceber de que forma a idade, o contexto sociocultural e a escolaridade destas pessoas influencia as práticas e perceções que as mesmas possuem sobre o tema da sustentabilidade. O Desenvolvimento Sustentável constitui atualmente um dos problemas contemporâneos mais referenciados e discutidos, em termos globais. As alterações climáticas e as opções por estilos de vida cada vez mais sustentáveis e ecológicos são das principais preocupações da sociedade contemporânea. Contudo, apesar desta inquietação, muitas das sociedades contemporâneas continuam adeptas do consumismo e do comodismo em grande escala. A sustentabilidade é, pois, uma temática que necessita de um olhar atento, de políticas públicas adequadas e de uma educação social para a transformação de perceções e práticas, dada a urgência de uma consciencialização ambiental, da redução do consumo e de uma atenção focalizada na saúde e na qualidade de vida humana. Assim, consideramos ser fundamental a existência de uma educação social crítica, consciente e ecologicamente sensível para a melhoria da saúde da qualidade de vida e para sustentabilidade planetária. Na investigação em curso temos como objetivo fundamental compreender e recolher as perceções, ideias e práticas desenvolvidas pelos elementos entrevistados, das várias faixas etárias apontadas, relativamente à temática circunscrita. Neste sentido, os objetivos específicos passam por perceber as diferentes perspetivas e conhecimentos sobre sustentabilidade, entender se as práticas, noção e interesse resultam de processos de educação escolar, familiar ou outros, e se as diferentes gerações transmitem semelhanças ou diferenças de Perceções e Práticas de Sustentabilidade. 2 A investigação adota uma metodologia de pesquisa interpretativa e qualitativa, tendo por base entrevistas abertas, dando espaço para a exposição do pensamento dos entrevistados, e para a construção de narrativas sobre as práticas pessoais e de outrem. Construímos um guião de questões abertas por forma a podermos flexibilizar e recontextualizar as perguntas em função das trajetórias sociais, da idade e da escolaridade dos sujeitos.