CICS.NOVA.IPLeiria - Capítulos de Livros Internacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CICS.NOVA.IPLeiria - Capítulos de Livros Internacionais by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 30
Results Per Page
Sort Options
- Fronteiras da identidade, mediação Intercultural e trânsitos do selfPublication . Vieira, Ana Maria; Vieira, Ricardo
- Ser professor: histórias de vida e aprendizagem da interculturalidadePublication . Vieira, Ricardo; Vieira, Ana Maria
- Alfabetização, histórias de vida, mediações e reconfigurações identitáriasPublication . Vieira, Ricardo
- PrefácioPublication . Vieira, Ricardo
- Formação e prática em serviço social – estratégias de aproximação às realidades institucionais - “social on-line”Publication . Duarte Santos, Rui; Margarido, CristóvãoOs poucos momentos formativos de cariz prático são uma das lacunas permanentemente mencionadas nos inquéritos de avaliação pedagógica, preenchidos pelos alunos do curso de serviço social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPLeiria), no final do ano letivo. Este será, certamente, um problema comum a várias das escolas que lecionam o curso de serviço social, em Portugal. Este fator pode ser explicado, em grande parte, pela insuficiência de recursos materiais para assegurar deslocações em visitas de estudo e planos curriculares com pouca margem para integrar mais momentos de aproximação à prática institucional. Para minimizar esse problema, uma das alternativas utilizadas no curso de Licenciatura em serviço social da ESECS, no ano letivo 2016/2017, foi o lançamento do projeto “social on-line” que pretende promover a aproximação às práticas profissionais com visitas de estudo on-line , realizadas em contexto de sala de aula, via internet para qualquer lugar do mundo onde as práticas em serviço social se desenvolvem. Neste sentido, este estudo tem como principal objetivo analisar o impacto de uma visita de estudo on-line, a uma ERPI (Estrutura Residencial Para Idosos), em alunos do terceiro ano da Licenciatura em serviço social da ESECS-IPL. Esta é uma investigação-ação realizada no distrito de Leiria, no curso de serviço social, da ESECS-IPL. A visita de estudo on-line foi realizada no 1º semestre do ano letivo 2016/2017, a uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), a “Eira da Torre” e contou com a participação de 36 alunos do terceiro ano da Licenciatura em serviço social. A avaliação da atividade ocorreu através da aplicação de um questionário de satisfação aos alunos participantes e duas entrevistas semiestruturadas, uma a um aluno e outra à Assistente Social, Diretora Técnica da instituição, que acompanhou a visita de estudo on-line. Através dos resultados foi possível avaliar a satisfação e envolvimento dos participantes e compreender as principais vantagens e limitações desta metodologia de ensino à distância na formação de futuros assistentes sociais.
- Formación y práctica en Trabajo Social - El caso de los politécnicosPublication . Margarido, Cristóvão; Duarte Santos, Rui
- Memória, narrativa, interculturalidade e mediação sociopedagógicaPublication . Vieira, Ana Maria; Vieira, Ricardo
- The inclusion of the other in ourselvesPublication . Vieira, Ricardo; Vieira, Ana Maria; Gomes, Miguel Prata; Marques, José CarlosThe intensification of different types of m igration movements during the last decades is an expression Of growing interconnections at the glabal level- The so called 'refugee crisis'is most visible sign of this intensification It currently challenges societies to rethink the >rocesses Of integrating fleeimg fram humanitarian crises and wars Portuguese civil society has pioneered the creation Of Refugee Support aimed to address the chadlenges associated with the arrival of refvgee families Within this platform, an e-learning course was created to help institutions and hast families prepare for this task- 1m the article we first describe this course, fotusing our analysis on the relevance of this initiative far institutions, families, and privatecitizens that wish to welcome refugees in Portugal. We then briefly reflect on the literature pertaining to intercultural dialogue and social tensions. In the final secficn we analysethe voices of those attended the course. We conclude with an analysis of the contents of the course modules and the participation Of the trainees a cont(ibutian to their self-transformation_
- A complexidade da escola contemporânea e a multiplicidade de papéis do professor/educadorPublication . Vieira, Ana; Vieira, Ricardo; SANGENIS, L.; OLIVEIRA, E. e CARREIRO, H.
- Entrepreneurship Among Portuguese Nationals in LuxembourgPublication . Marques, José Carlos LaranjoThis chapter’s analysis of Portuguese immigrants’ economic integration in Luxembourg (and in particular their entrepreneurial practices) reflects this long history of Portuguese emigration to this country. The first part of the article briefly describes the evolution of Portuguese emigration to Luxembourg and its insertion in Luxembourg’s labour market. The second part seeks to deepen the understanding of Portuguese immigrants’ entrepreneurial activities (an area that, as the latest literature on Portuguese emigration shows, has not so far benefited from in-depth study1) and to analyse the different factors that influence the creation and development of entrepreneurial practices by the Portuguese abroad. A survey conducted in 2012 among Portuguese entrepreneurs in Luxembourg is used for this analysis.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
