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Advisor(s)
Abstract(s)
Nesta comunicação apresentamos alguns dados duma investigação em curso cujo
objetivo fundamental é entender as perceções e práticas que pessoas de várias faixas
etárias possuem relativamente a questões de sustentabilidade, em particular sobre
temáticas ligadas à alimentação, à água, à reciclagem, aos transportes, à poupança e aos
medos sobre os excessos de consumo e a não sustentabilidade.
Após uma abordagem teórica sobre a sustentabilidade, no âmbito dos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas, debruçamo-nos
particularmente sobre os objetivos ligados ao consumo sustentável, à água potável e ao
saneamento, por serem dois dos temas mais evidentes no discurso dos nossos
entrevistados.
No trabalho de campo entrevistámos 4 sujeitos com as seguintes idades: 15, 22, 61 e 70
anos. Posteriormente à transcrição das entrevistas, fizemos uma análise comparativa das
vozes captadas a propósito da importância que atribuem às práticas de sustentabilidade.
Tentamos, assim, perceber de que forma a idade, o contexto sociocultural e a
escolaridade destas pessoas influencia as práticas e perceções que as mesmas possuem
sobre o tema da sustentabilidade.
O Desenvolvimento Sustentável constitui atualmente um dos problemas
contemporâneos mais referenciados e discutidos, em termos globais. As alterações
climáticas e as opções por estilos de vida cada vez mais sustentáveis e ecológicos são
das principais preocupações da sociedade contemporânea.
Contudo, apesar desta inquietação, muitas das sociedades contemporâneas continuam
adeptas do consumismo e do comodismo em grande escala.
A sustentabilidade é, pois, uma temática que necessita de um olhar atento, de políticas
públicas adequadas e de uma educação social para a transformação de perceções e
práticas, dada a urgência de uma consciencialização ambiental, da redução do consumo
e de uma atenção focalizada na saúde e na qualidade de vida humana. Assim,
consideramos ser fundamental a existência de uma educação social crítica, consciente e
ecologicamente sensível para a melhoria da saúde da qualidade de vida e para
sustentabilidade planetária.
Na investigação em curso temos como objetivo fundamental compreender e recolher as
perceções, ideias e práticas desenvolvidas pelos elementos entrevistados, das várias
faixas etárias apontadas, relativamente à temática circunscrita. Neste sentido, os
objetivos específicos passam por perceber as diferentes perspetivas e conhecimentos
sobre sustentabilidade, entender se as práticas, noção e interesse resultam de processos
de educação escolar, familiar ou outros, e se as diferentes gerações transmitem
semelhanças ou diferenças de Perceções e Práticas de Sustentabilidade.
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A investigação adota uma metodologia de pesquisa interpretativa e qualitativa, tendo
por base entrevistas abertas, dando espaço para a exposição do pensamento dos
entrevistados, e para a construção de narrativas sobre as práticas pessoais e de outrem.
Construímos um guião de questões abertas por forma a podermos flexibilizar e
recontextualizar as perguntas em função das trajetórias sociais, da idade e da
escolaridade dos sujeitos.
Description
Keywords
Sustentabilidade Educação Social e Ambiental Educação para a Sustentabilidade ODS
Citation
Vieira, A.M., Vieira, R. & Marques, J.C. (2022), "Perceções e práticas de sustentabilidade: um olhar intergeracional". In Educación ambiental y cultura de la sostenibilidad: Construyendo la transición ecológica (pp. 353-368). USC, SIPS e SEPA
Publisher
USC, SIPS e SEPA