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Advisor(s)
Abstract(s)
Esta comunicação resulta de um projeto em curso intitulado, Educadores Sociais em Portugal:
quem são, onde estão e o que fazem? Identidades e Transformações.
Os autores apresentam alguns casos biográficos de finalistas da licenciatura de Educação Social
em Portugal, mostrando as dúvidas surgidas no ingresso no ensino superior, e sobre o caminho
a percorrer.
Os sujeitos refletem sobre os acontecimentos e pessoas marcantes (incidentes e modelos
críticos) que contribuíram para as suas reflexões e identificações pessoais e profissionais, e que
terão ajudado a construir pontes entres os seus posicionamentos dilemáticos, através de um
processo de mediação intrapessoal e intercultural.
Os principais objetivos são: conhecer as motivações conducentes ao ingresso na Licenciatura de
Educação Social; conhecer, nas palavras dos sujeitos, os momentos marcantes, momentos
formativos e pessoas-modelo, que consideram significativos na sua história de vida para chegar
a ser o profissional que é; conhecer as (trans)formações ocorridas na trajetória pessoal e social
dos estudantes de educação social estudados.
Os depoimentos biográficos, analisados até ao momento, mostram as dúvidas que os licenciados
em educação social tiveram aquando da entrada no ensino superior. Mostram, também, que
após três anos de licenciatura, a definição de educador social continua vaga e muito próxima da
animação sociocultural, ainda que distinta, discursivamente, em relação ao serviço social.
Description
Keywords
Mediação intrapessoal Incidentes críticos Reflexividade Pedagogia Social
Citation
Publisher
CICS.NOVA.IPLeiria e ESECS.IPL