CICS.NOVA.IPLeiria - Capítulos de Livros Internacionais
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- A adoção da educação social como caminho profissional: Incidentes críticos, reflexividade e mediação intrapessoal e interculturalPublication . Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos LaranjoEsta comunicação resulta de um projeto em curso intitulado, Educadores Sociais em Portugal: quem são, onde estão e o que fazem? Identidades e Transformações. Os autores apresentam alguns casos biográficos de finalistas da licenciatura de Educação Social em Portugal, mostrando as dúvidas surgidas no ingresso no ensino superior, e sobre o caminho a percorrer. Os sujeitos refletem sobre os acontecimentos e pessoas marcantes (incidentes e modelos críticos) que contribuíram para as suas reflexões e identificações pessoais e profissionais, e que terão ajudado a construir pontes entres os seus posicionamentos dilemáticos, através de um processo de mediação intrapessoal e intercultural. Os principais objetivos são: conhecer as motivações conducentes ao ingresso na Licenciatura de Educação Social; conhecer, nas palavras dos sujeitos, os momentos marcantes, momentos formativos e pessoas-modelo, que consideram significativos na sua história de vida para chegar a ser o profissional que é; conhecer as (trans)formações ocorridas na trajetória pessoal e social dos estudantes de educação social estudados. Os depoimentos biográficos, analisados até ao momento, mostram as dúvidas que os licenciados em educação social tiveram aquando da entrada no ensino superior. Mostram, também, que após três anos de licenciatura, a definição de educador social continua vaga e muito próxima da animação sociocultural, ainda que distinta, discursivamente, em relação ao serviço social.
- Alfabetização, histórias de vida, mediações e reconfigurações identitáriasPublication . Vieira, Ricardo
- Antropologia da educação e sua emergência e desenvolvimento em PortugalPublication . Vieira, Ricardo
- Circo social em contexto escolar: Uma ferramenta inovadora de mediação intercultural e de pedagogia socialPublication . Correia, Rodolfo; Vieira, RicardoO presente artigo resulta de uma investigação de mestrado que dá conta de um projeto de Circo Social em contexto escolar, como formade construção de uma pedagogiamaisinclusiva através da mediação intercultural, enquanto estratégiapara fomentaro convívio numa escola plural.Os autores apresentamalgunscasos emque aarte circense é utilizadacomo ferramenta pedagógicapara formação e educação de sujeitos, numaperspetivade promoção dacidadania e de transformação social. Não se pretendende formar artistas de circo, mas sim usar o circo como pedagogia social com jovens com dificuldades no acolhimento organizacional, procurando promover, assim, uma maior inclusão social. Procura-se compreender em que medidaoCirco Social, ao serutilizado como ferramenta de desenvolvimento de competências pessoais, cognitivas, psicomotoras, socioeducativas e socio-emocionais, promove a mudança de comportamentos no adolescente contribuindo paraumamaior convivênciae inclusãosocial; compreendero contributo que uma alternativacurricular não dominante na escola, como é o caso do circo, pode assumir na transformação de identidades pessoais e culturais de adolescentes naescola. Recorreu-se a uma metodologia mista de observação direta e participante e de entrevistas grupais (focus group) com alunos, técnicos e professores, inscrita num paradigma compreensivoe interpretativo de cariz etnográfico.As entrevistasanalisadas evidenciamquea metodologiado CircoSocialemcontexto escolarcontribui paraamudançade comportamentos através do empoderamento dos adolescentes e de uma mediação intercultural e sociopedagógica. Estes sentem-se envolvidos e livres para decidir o seu processo de crescimento, sendo responsáveis pelas suas decisões. O Circo Social, enquanto ferramenta capaz de proporcionar a descoberta da identidade pessoal com base no respeito mútuo, tornas e uma metodologia lúdica capaz de sistematizar os saberes necessários à construção de uma escola mais inclusiva e de sujeitos mais autónomos.
- A complexidade da escola contemporânea e a multiplicidade de papéis do professor/educadorPublication . Vieira, Ana; Vieira, Ricardo; SANGENIS, L.; OLIVEIRA, E. e CARREIRO, H.
- Da complexidade dos processos educativos: a mediação intercultural e a construção de terceiras pessoasPublication . Vieira, Ricardo; Vieira, Ana Maria
- De la inclusión a la Apropiación: jovenes indígenas e interculturalidade em la Universidad Nacional de Salta (Argentina)Publication . Ossola, María Macarena; Vieira, Ricardo
- Diaspora Policies, Consular Services and Social Protection for Portuguese Citizens AbroadPublication . Marques, José Carlos Laranjo; Góis, Pedro
- Entrepreneurship Among Portuguese Nationals in LuxembourgPublication . Marques, José Carlos LaranjoThis chapter’s analysis of Portuguese immigrants’ economic integration in Luxembourg (and in particular their entrepreneurial practices) reflects this long history of Portuguese emigration to this country. The first part of the article briefly describes the evolution of Portuguese emigration to Luxembourg and its insertion in Luxembourg’s labour market. The second part seeks to deepen the understanding of Portuguese immigrants’ entrepreneurial activities (an area that, as the latest literature on Portuguese emigration shows, has not so far benefited from in-depth study1) and to analyse the different factors that influence the creation and development of entrepreneurial practices by the Portuguese abroad. A survey conducted in 2012 among Portuguese entrepreneurs in Luxembourg is used for this analysis.
- Formação de professores para uma educação diferenciadaPublication . Vieira, R.Este texto explora as potencialidades de um currículo contextualizado com as culturas locais – etnocurrículo – e o papel do professor como mediador cultural na construção de uma educação diferenciada que permita que a escola seja efetivamente para todos e para todas.
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