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Abstract(s)
O presente artigo resulta de uma investigação de mestrado que dá conta de um projeto de
Circo Social em contexto escolar, como formade construção de uma pedagogiamaisinclusiva
através da mediação intercultural, enquanto estratégiapara fomentaro convívio numa escola
plural.Os autores apresentamalgunscasos emque aarte circense é utilizadacomo ferramenta
pedagógicapara formação e educação de sujeitos, numaperspetivade promoção dacidadania
e de transformação social. Não se pretendende formar artistas de circo, mas sim usar o circo
como pedagogia social com jovens com dificuldades no acolhimento organizacional,
procurando promover, assim, uma maior inclusão social. Procura-se compreender em que
medidaoCirco Social, ao serutilizado como ferramenta de desenvolvimento de competências
pessoais, cognitivas, psicomotoras, socioeducativas e socio-emocionais, promove a mudança
de comportamentos no adolescente contribuindo paraumamaior convivênciae inclusãosocial;
compreendero contributo que uma alternativacurricular não dominante na escola, como é o
caso do circo, pode assumir na transformação de identidades pessoais e culturais de
adolescentes naescola.
Recorreu-se a uma metodologia mista de observação direta e participante e de entrevistas
grupais (focus group) com alunos, técnicos e professores, inscrita num paradigma
compreensivoe interpretativo de cariz etnográfico.As entrevistasanalisadas evidenciamquea
metodologiado CircoSocialemcontexto escolarcontribui paraamudançade comportamentos
através do empoderamento dos adolescentes e de uma mediação intercultural e
sociopedagógica. Estes sentem-se envolvidos e livres para decidir o seu processo de
crescimento, sendo responsáveis pelas suas decisões. O Circo Social, enquanto ferramenta
capaz de proporcionar a descoberta da identidade pessoal com base no respeito mútuo, tornas e uma metodologia lúdica capaz de sistematizar os saberes necessários à construção de uma
escola mais inclusiva e de sujeitos mais autónomos.
Description
Keywords
Inclusão social Convivência Mediação intercultural Circo social
Pedagogical Context
Citation
Publisher
CICS.NOVA.IPLeiria e ESECS.IPL