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Abstract(s)
A mediação remete para a construção de terceiros lugares mas estes não têm, necessariamente,
de ser um ponto equidistante entre as partes. Se na mediação jurídica e na mediação clássica,
vulgo mediação de conflitos, esse lugar busca a imparcialidade, na Mediação Intercultural
estamos perante a crítica à neutralidade/imparcialidade. A Mediação Intercultural, além de
preventiva, assume-se como educadora, transformadora da sociedade, comunidades, grupos e
indivíduos e construtora de espaços de (con)vivência.
Estamos, assim, perante um novo paradigma onde a mediação intercultural se afirma como
intervenção dialógica, a partir dos outros e com os outros e, portanto, como uma prática da
Pedagogia Social.
Neste texto, que resulta da apresentação de uma comunicação no XXXIV Congresso
Internacional da Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social (SIPS), realizado nos dias 20 e
21 de outubro de 2022, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico
de Leiria, em simultâneo com a 10.ª Conferência de Mediação Intercultrual e Intervenção Social,
pretendemos compreender as ligações epistemológicas e metodológicas entre a Mediação
Intercultural e a Pedagogia Social.
Description
Keywords
Multiparcialidade Terceiro instruído (Trans)formação Pedagogia Social Mediação Intercultural Terceiros lugares
Citation
Publisher
CICS.NOVA.IPLeiria e ESECS.IPL