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- A prática, a técnica de dança clássica e a exploração do movimento: um caminho reflexivo e investigativo na Educação de InfânciaPublication . Camarinha, Patrícia Bernardo; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente documento trata-se de um relatório de Prática de Ensino Supervisionada que apresenta o percurso que realizei ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar, nomeadamente nos anos letivos de 2023/2024 e 2024/2025. É possível encontrar duas partes distintas neste relatório. Neste sentido, a primeira parte conta com uma dimensão reflexiva onde foram tidas em conta as experiências e aprendizagens realizadas ao longo dos diversos contextos de Prática Pedagógica, nomeadamente Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II. Ao longo das experiências de Prática Pedagógica, tive oportunidade de me apropriar do ciclo interativo previsto nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, bem como de alguns instrumentos de avaliação, como a elaboração de portefólios e a documentação pedagógica. Tive também oportunidade de implementar a metodologia de trabalho por projeto na minha ação, uma experiência nova e desafiante que marcou este percurso. A segunda parte tratar-se de um estudo de carácter investigativo que teve por fim compreender de que forma a apreciação de um bailado de Dança Clássica pode influenciar a exploração do movimento das crianças em idade Pré-Escolar. Para realizar esta investigação selecionaram-se cinco crianças com idades entre os 3 e os 5 e recorreu-se à observação participante com registo videográfico como técnica de recolha de dados. Após a implementação de cinco sessões foi possível compreender que através da apreciação de um bailado de Técnica de Dança Clássica, as crianças podem enriquecer o seu leque de movimentos artísticos.
- Research note of the social support, resilience and subjective well-being in Portuguese athletes with disabilitiesPublication . Leitão Mira, Tânia Soraia; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho; Susano Jacinto, Miguel Ângelo; Monteiro, Diogo; Matos, Rui; Oliveira Diz, Susana Cristina; Antunes, RaulThis review aims to summarise the studies’ insightful exploration of the relationship between adapted sport, social support, resilience, and well-being among Portuguese athletes with disabilities. The research emphasises the crucial role of social support in access to sport, but interestingly, it may not always be directly correlated with resilience or subjective well-being. Athletes with disabilities show high resilience and positive affect while scoring lower regarding negative affect. Technical support is vital for federated athletes with disabilities, and friendships are universally significant. Resilience emerges as a central factor, with strong associations with subjective well-being, indicating its importance in the sporting context. In addition, resilience appears to buffer negative emotions, emphasising its crucial role. In conclusion, these results challenge existing assumptions and emphasise the multifaceted nature of the relationship between social support, resilience and well-being among athletes with disabilities. This knowledge has practical implications for stakeholders, including parents, coaches, therapists, psychologists, and society. They underline the importance of fostering inclusive sports programmes and promoting awareness and partnerships to improve the well-being, resilience and social support of individuals with disabilities, ultimately contributing to their personal development, quality of life and social integration. Policymakers and organisations should consider these conclusions when formulating education and sports policies.
- Atitudes dos enfermeiros na parceria de cuidados com a famíliaPublication . Barbosa, Vera Patrícia Caldeira; Frade, João Manuel GraçaENQUADRAMENTO: O desenvolvimento da ciência e da prática da enfermagem tem conduzido ao reconhecimento da família como um alvo central e participante ativo nos cuidados de saúde. As atitudes dos enfermeiros durante a intervenção terapêutica com as famílias refletem a sua perceção sobre a importância da integração familiar no processo de cuidar (Oliveira et al., 2011). Essas atitudes influenciam diretamente a disposição dos profissionais em envolver as famílias, sendo fundamentais para compreender como contextualizam o indivíduo no seio familiar em situações de saúde ou doença (Frade et al., 2021). Benzein et al. (2008) categorizou essas atitudes em dimensões positivas — como ver a família como parceira e recurso nos cuidados de enfermagem — e negativas, como considerar a família um fardo. Conhecer estas perspetivas é essencial para definir caminhos a seguir na enfermagem, de forma a garantir a inclusão efetiva das famílias em todas as áreas de intervenção profissional (Frade et al., 2021). OBJETIVOS: Conhecer as caraterísticas sociodemográficas e profissionais dos enfermeiros, caraterizar as atitudes dos enfermeiros na abordagem à família como parte integrante no processo de cuidados e relacionar as caraterísticas sociodemográficas e profissionais dos enfermeiros com as suas atitudes, no envolvimento e participação da família no processo de cuidados. METODOLOGIA: Estudo quantitativo, descritivo, analítico, correlacional e transversal, numa amostra não probabilística por conveniência. O instrumento utilizado foi um questionário constituído por questões sociodemográficas e profissionais e a escala “Importância das famílias nos cuidados de enfermagem – Atitudes dos enfermeiros” (IFCE-AE), validada em 2009 para a população portuguesa por Oliveira et al. (2011). RESULTADOS: Amostra constituída por 42 enfermeiros de CSP, distribuída pelas seguintes unidades funcionais: USF (52,4%), UCSP (33,3%) e UCC (14,3%). A maioria constituída pelo género feminino, casados e com uma média de 48 anos de idade. O tempo de exercício profissional médio é de 25 anos, 47,6% com uma especialização e 50% com formação na área de Enfermagem de Saúde Familiar. Estes enfermeiros apresentam atitudes de parceria nos cuidados com a família, com uma pontuação média total de 83,14 pontos na escala IFCEAE. CONCLUSÃO: Os enfermeiros apresentam atitudes de apoio em relação à integração da família nos cuidados de enfermagem. Em relação às caraterísticas sociodemográficas e profissionais dos enfermeiros foi verificado que existe evidência estatística significativa entre atitudes mais positivas na parceria da família nos cuidados de enfermagem e a idade, o grau académico, o tempo de exercício profissional e a formação em enfermagem de saúde familiar.
- Conhecimento sobre sexualidade e a comunicação na Família com filhos adolescentes dos 12 aos 15 anosPublication . Silva, Rita Menino; Menino, Eva Patrícia da Silva GuilhermeO enfermeiro de família estabelece uma interação estruturada e dinâmica com a família, aplicando um pensamento crítico sobre a saúde familiar. Através da recolha e análise de dados, identifica problemas, formula diagnósticos de enfermagem e define objetivos, planeando a intervenção de forma colaborativa ao longo do ciclo vital da família. A adolescência caracteriza-se pela procura de identidade, aumento da independência e reorganização das relações familiares, representando momentos de vulnerabilidade, mas também de oportunidade para intervenções de enfermagem facilitadoras dessas mudanças, promovendo uma adaptação saudável, nomeadamente a nível da sexualidade. Assim, foi realizado um estudo quantitativo, com o objetivo de identificar a relação entre o nível de conhecimento sobre sexualidade e a comunicação em Educação Sexual na Família com os filhos adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. Os resultados do estudo que ilustra a prática baseada na evidência indicam que as principais áreas em que o Enfermeiro de Família deve intervir junto das famílias são: conhecimentos sobre as temáticas “Infeções Sexualmente Transmissíveis, VIH/SIDA” e “Primeira relação sexual e preocupações sexuais”. Resulta ainda a necessidade de fortalecer o conhecimento sobre temáticas: contraceção e práticas seguras, prevenção da gravidez, sexualidade e prazer sexual; trabalhar a utilização oportuna das estratégias de comunicação manipulativa e assertiva; desmistificar mitos, preocupações sobre a sexualidade junto das famílias, mães e pais. Torna-se, assim, premente organizar a resposta no domínio dos cuidados de Enfermagem de Saúde Familiar para ir ao encontro das necessidades identificadas. Este relatório possibilitou a consolidação da perceção profissional acerca do papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar, assim como evidenciar as competências adquiridas ao longo dos estágios. Através de uma abordagem descritiva e crítico-reflexiva, são apresentadas as atividades desenvolvidas, bem como o desenvolvimento de competências no âmbito pessoal e profissional do Enfermeiro Especialista.
- Acolhimento das Famílias nos Cuidados de Enfermagem: Um Olhar Sobre as Atitudes dos Enfermeiros de Cuidados de Saúde PrimáriosPublication . Pereira, Filipa Vieira Neto; Frade, João Manuel GraçaEnquadramento: A participação da família no processo de cuidados constitui um fator potenciador de ganhos em saúde, sendo a atitude dos enfermeiros, face a esse envolvimento, influenciada por uma diversidade de fatores contextuais, profissionais e individuais (Ferreira & Kraus, 2023). Para que os cuidados de enfermagem se centrem na família, enquanto objeto de intervenção, é fundamental o reconhecimento da sua multidimensionalidade e das suas competências como unidade auto-organizada, face aos processos de transição (Oliveira et al. 2011). Compreender a perspetiva dos enfermeiros relativamente à inclusão das famílias nos cuidados de enfermagem permitirá identificar os principais desafios e progressos requeridos no âmbito da ciência de enfermagem. Nesse sentido, pretende-se assegurar que a participação ativa das famílias se constitua como uma prática efetiva e transversal, em todas as áreas de intervenção do enfermeiro, independentemente da sua área de especialidade (Frade et al. 2021). Objetivo: Compreender as atitudes dos enfermeiros de cuidados de saúde primários, no acolhimento familiar nos cuidados de enfermagem e entender a relação entre as variáveis sociodemográficas e profissionais dos enfermeiros e as essas atitudes. Metodologia: Foi realizado um estudo inserido no projeto CuidarFam, de natureza quantitativa, com abordagem observacional, descritiva, analítica e transversal, implementado de forma pública, a 30 enfermeiros, através das redes digitais, direcionado aos enfermeiros de cuidados de saúde primários, das unidades locais de saúde da região centro (exceto a ULS Região de Leiria) e sul. Foi utilizado um instrumento de colheita de dados composto por um questionário de caraterização sociodemográfica e profissional e pela escala da Importância da Família nos Cuidados de Enfermagem – Atitudes dos Enfermeiros (Oliveira et al. 2011). Resultados: A maioria dos enfermeiros participantes é do género feminino, com média de idade de 43,17 anos, casados ou em união de facto, licenciados ou com grau de mestre e, em grande parte, com especialização em enfermagem. Têm, em média, 19,77 anos de exercício profissional, trabalham predominantemente em Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados e possuem formação em Enfermagem de Família. Conclusões: Os enfermeiros apresentam atitudes de acolhimento à família nos cuidados de enfermagem, avaliado através da escala da Importância da Família nos Cuidados de Enfermagem – Atitudes dos Enfermeiros. Verificou-se que a idade e o tempo de exercício profissional dos enfermeiros têm impacto na atitude de acolhimento da família nos cuidados de enfermagem.
- Is the light at the end of the tunnel bright? Associations between preference and tolerance of the intensity, basic psychological needs and behaviour in exercise contextPublication . Viveiros, Bernardo; Susano Jacinto, Miguel Ângelo; Matos, Rui; Amaro, Nuno; Cid, Luis; Couto, Nuno; Monteiro, Diogo; Antunes, RaulIn recent years, sedentary behaviour and physical inactivity have seen an evident increase. Many individuals who embark on an exercise regimen end up leaving it within the first three to six months, often citing barriers such as a lack of time or motivation. Research shows that the pleasure and enjoyment derived from exercise play a crucial role in preventing people from giving up. This suggests that theories related to the emotional aspects of exercise, including an individual’s exercise intensity preference and tolerance, should be integrated into broader motivation theories such as Self-Determination Theory (SDT). This chapter aims to provide a theoretical framework for these theories, emphasised by empirical evidence and proposes potential avenues for future research.
- Analysing Emotions During Interrogations: A Case StudyPublication . Garcia, José António da Silva Pinto; Miragaia, Rolando Lúcio Germano; Grilo, Carlos Fernando de Almeida; Domingues, Patrício RodriguesIn a context of rapid technological advancement and increasing integration of Artificial Intelligence (AI) across various fields, this work explores the application of AI in the domain of criminal investigation, specifically within the context of interrogations. The research presents a dual and complementary nature: the development of a software application for the Portuguese Military Judiciary Police (PJM) and a scientific contribution in the field of multimodal emotion analysis. The first component focused on the design and implementation of the INTU-AI (Intuition Artificial Intelligence) program, a tool aimed at supporting Military Judicial Police (PJM, from Portuguese Polícia Judiciária Militar) investigators by digitizing and automating administrative procedures related to interrogations. INTU-AI integrates models for Facial Emotion Recognition (FER), Speech Emotion Recognition (SER), and Text-Based Emotion Analysis, functioning as a complete end-to-end solution. The second component represents a scientific contribution in the form of a proof-of-concept study for dynamic multimodal emotion analysis. Due to the lack of publicly available datasets of criminal interrogations, the MELD (Multimodal EmotionLines Dataset) was employed as the experimental basis, given its resemblance to real-life interaction contexts. This part of the work, structured according to the CRISP-DM methodology, explored three hypotheses regarding the relative importance of each modality in emotional evaluation.
- REFLETIR E INVESTIGAR NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: O BRINCAR NA PERSPETIVA DE CRIANÇAS DO JARDIM DE INFÂNCIAPublication . Henriques, Beatriz Laranjeira; Luís, Joana Alexandra Soares de FreitasNeste relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) reflete-se sobre todo o meu percurso realizado entre setembro de 2023 e janeiro de 2025, no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação e Ciências Socias (ESECS), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Neste relatório destaca-se os acontecimentos e vivências significativas nas três Práticas Pedagógicas realizadas em contextos diferentes no concelho de Leiria e apresenta-se o estudo de investigação sobre o Brincar na perspetiva das crianças, um tema de grande importância para o desenvolvimento e aprendizagem das mesmas. Este relatório está dividido em 3 partes. A parte I dedica-se à Reflexão em torno da Prática Pedagógica em Contexto Creche. A parte II centra a sua atenção na Reflexão da Prática Pedagógica em Jardim de Infância I (IPSS). A parte III debruça-se sobre a Reflexão da Prática Pedagógica em Jardim de Infância II (Contexto Público) e sobre um estudo investigativo que se realizou nos contextos de PP JI I e PP JI II. O estudo de investigação centra-se na seguinte questão de partida “Qual a perspetiva sobre o brincar de crianças entre os 3 e os 5 anos de idade, pertencentes a dois contextos de Jardim de Infância da região de Leiria?”. A metodologia adotada foi uma metodologia qualitativa, baseada em estudo de caso. Os participantes foram seis crianças da Prática Pedagógica do Jardim de Infância I (IPSS) e seis crianças da Prática Pedagógica do Jardim de Infância II (Rede Pública). Como técnica de recolha de dados utilizou-se as entrevistas semiestruturadas e como técnica de análise de dados recorreu-se à análise de conteúdo. Os resultados recolhidos revelam que as crianças consideram o brincar com sendo um ato que lhes traz felicidade. Por fim, apresenta-se a conclusão deste relatório, a bibliografia utilizada na procura de informação para a realização do mesmo e os anexos
