Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.7 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada descreve a minha experiência e caminhada durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos letivos 2022/2023 e 2023/2024. Este encontra-se or-ganizado em três partes: Parte I – “A Descoberta do Caminho no Meio das Incertezas: a Experiência em Creche”; Parte II – “A Lupa para o Crescimento: a Experiência em Jardim de Infância I”; Parte III – “A Confiança no Processo de Desenvolvimento e de Aprendizagem: a Ex-periência em Contexto de Jardim de Infância II”.
A Parte I e a Parte II, procuram refletir sobre as vivências, as aprendi-zagens e a minha evolução nas Práticas de Ensino Supervisionadas, a primeira parte no contexto de Creche, no setor privado, e a segunda parte no contexto de Jardim de Infância I, também no setor privado.
A Parte III contempla a reflexão sobre as vivências, as aprendizagens e a minha evolução na Prática de Ensino Supervisionada no contexto de Jardim de Infância II, no setor público. Apresenta, ainda, um estudo realizado nesse contexto, com quatro crianças de cinco anos de idade. Este estudo de caso qualitativo pretendeu identificar os contributos do Tangram ao nível das aprendizagens geométricas e das competências transversais das crianças, através da sua exploração, num conjunto de quatro sessões de exploração, previamente planificadas.
Os resultados alcançados apontam que o uso do Tangram proporcionou às crianças oportunidades de várias aprendizagens geométricas, bem como evidenciou o surgimento de aprendizagens adicionais na área da matemática, sendo que as competências transversais, nomeadamente a comunicação e a representação, surgiram como meio de auxílio para as crianças demonstrarem as suas ideias matemáticas e as suas aprendiza-gens.
Por último, o presente relatório, apresenta as considerações finais, no qual serão destacadas as aprendizagens mais significativas de um ano e meio de formação, sendo que estas serão a base e as ferramentas essen-ciais para a minha caminhada futura enquanto educadora de infância.
Description
Keywords
Ciclo Pedagógico Competências Transversais Educação Pré-escolar Tangram Ensino da matemática