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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, elaborado no
âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta o meu
percurso de (trans)formação enquanto educadora de infância e
investigadora. Este encontra-se estruturado em duas dimensões
distintas: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa.
Na dimensão reflexiva, é espelhada uma reflexão crítica, cruzada e
fundamentada com autores de referência acerca dos desafios e
aprendizagens vivenciados nos diferentes contextos de Prática
Pedagógica — contexto de Creche, Jardim de Infância I e Jardim de
Infância II.
Na dimensão investigativa, apresenta-se um ensaio investigativo
desenvolvido no âmbito da Prática Pedagógica — Jardim de Infância
II, cujos participantes foram 4 crianças, entre os 5 e os 6 anos, de um
Jardim de Infância de rede pública. Este estudo centrou-se em perceber
“Qual o papel do educador na construção das relações de amizade
potenciadoras do desenvolvimento de competências sociais?”.
Os dados recolhidos evidenciam que conhecer as perceções de cada
criança sobre a amizade (o que é ser amigo e como se fazem amigos) e
a criação de momentos educativos em que se deu voz às crianças,
incentivando-as a expressar o que pensam e sentem, permitiram
desenvolver competências sociais positivas e reconhecer competências
sociais negativas. Nesta linha, o presente ensaio investigativo
possibilitou fomentar a capacidade de a criança, a partir do tema da
amizade, expressar e comunicar saberes e atitudes entre pares, tendo-se
aberto uma oportunidade de desenvolvimento de competências sociais,
fundamentais para a criança aprender a viver bem e de forma justa em
sociedade.
Description
Keywords
Amizade Competências Sociais Educação Pré- Escolar Papel do Educador de Infância