Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.59 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-escolar. Este relatório tem como finalidade refletir sobre o percurso que realizámos ao longo da Prática de Ensino Supervisionada e apresentar um estudo investigativo sobre a resolução problemas matemáticos no espaço exterior. Desta forma, este é composto por três partes, que, por sua vez, se encontram divididas em vários capítulos que encerra a dimensão reflexiva e a investigativa.
A primeira parte abrange apenas um capítulo. Nele faz-se referência à dimensão reflexiva sobre o percurso vivenciado no contexto de creche onde serão refletidas e fundamentadas as experiências e vivencias que obtidas em contexto de creche.
A segunda parte engloba dois capítulos. O primeiro faz referência à dimensão reflexiva sobre o percurso vivenciado no contexto de Jardim de Infância privado, onde também será feita a apresentação das experiências e vivencias neste contexto, de uma forma reflexiva, crítica e fundamentada. Outro capítulo contempla uma experiência que foi desenvolvido junto das crianças que tem por base a abordagem por projeto.
Na terceira e última parte deste relatório, também contém dois capítulos. Uma relativamente à dimensão reflexiva sobre as experiências percorridas no contexto de Jardim de Infância público e outro referente à dimensão investigativa, onde será feita a apresentação de um estudo investigativo desenvolvido no mesmo contexto. Esta investigação tem por base um estudo de caso, mais concretamente um estudo descritivo desenvolvido com quatro crianças de Jardim de Infância e trata- se de um estudo de natureza qualitativa, de cariz interpretativo. Com este estudo, pretendeu-se identificar as estratégias de resolução de problemas matemáticos que as crianças de 4 e 5 anos utilizam no espaço exterior. Assim sendo, este estudo teve como principal finalidade criar um ambiente educativo no espaço exterior promovendo aprendizagens matemáticas significativas; identificar as estratégias que as crianças utilizam quando resolvem problemas no espaço exterior; identificar as aprendizagens que o espaço exterior oferece para as crianças; refletir sobre o impacto do espaço exterior na resolução de problemas matemáticos. Para alcançar estes objetivos, em primeiro lugar, foi criado o ambiente educativo no espaço exterior e, posteriormente, algumas tarefas de resolução de problemas de acordo com o interesse e motivação que as crianças revelaram.
Consideramos que este estudo contribui para o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas e algumas aprendizagens no espaço exterior. Assim permitiu compreender que a partir das situações que surgem durante as brincadeiras e nas explorações dos diversos espaços nomeadamente no espaço exterior, pode ser transformada em situações onde ocorre desenvolvimento e aprendizagem holístico das crianças. Conseguimos ainda perceber que as atividades matemáticas, não se podem limitar ao contexto de sala, tem de abrir horizontes para que as crianças sintam gosto e entusiasmo pela aprendizagem.
Description
Keywords
Aprendizagem Desafios Educação Pré-escolar Espaço exterior Resolução de problemas matemáticos Matemática