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- Prevenir o erro de medicação em cuidados intensivos: um estudo de casoPublication . Coelho, Fábio Alexandre Dinis; Sousa, Joana Sofia Dias Pereira deOs erros de medicação são a tipologia de erros mais comuns e revelam-se especialmente críticos pois podem agravar a condição clínica dos doentes, aumentar os custos de tratamento, prolongar a hospitalização e elevar as taxas de mortalidade e morbidade. As unidades de cuidados intensivos registam mais erros devido à complexidade e criticidade dos cuidados. Os enfermeiros têm um papel essencial na prevenção desses erros, necessitando de estratégias e condutas promotoras de segurança. O presente estudo tem como objetivo desenvolver uma intervenção complexa de boas práticas e de segurança, para minimizar o erro de medicação por enfermeiros em contexto de cuidados intensivos. Optou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Realizou-se uma scoping review utilizando a metodologia JBI, conduzida através das bases de dados PubMed via MEDLINE e CINAHL e reportada pelas guidelines PRISMA-ScR, para explorar quais as estratégias que permitam mitigar os erros de medicação por parte dos enfermeiros. Os resultados da revisão levaram à planificação de uma intervenção complexa para minimizar o erro de medicação por enfermeiros, que foi posteriormente validade quanto à adequabilidade e exequibilidade a um contexto específico de cuidados intensivos, através de grupo focal. Os erros de medicação cometidos pelos enfermeiros identificam-se nas áreas de preparação, administração e documentação. Os fatores organizacionais, relacionados com o sistema, procedimentais, pessoais e de conhecimento e formação são fatores predisponentes para o erro. A intervenção educativa, os métodos de verificação e segurança, as mudanças organizacionais e a notificação de erros são as áreas estratégicas identificadas para mitigar os erros de medicação e que constituíram as componentes da intervenção. Para resolver problemas complexos e melhorar os resultados na área da enfermagem, o desenvolvimento de intervenções complexas revelam-se fundamentais. Esse processo requer um planeamento cuidadoso para garantir que a intervenção seja eficaz e sustentável. A implementação desta intervenção revela-se crucial para a mitigação do erro de medicação e para obtenção de ganhos em saúde.
- TRILHANDO CAMINHOS DE (RE)DESCOBERTA NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIAPublication . Costa, Inês Sofia Cardoso da; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório foi produzido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Como tal, o propósito central deste relatório centra-se não só na reflexão sobre as experiências e vivências adquiridas ao longo das três Práticas Pedagógicas realizadas em diferentes contextos, assim como apresentar um estudo de investigação com foco na relevância da voz e agência da criança no momento do planeamento e avaliação da sua ação educativa. Desta forma, o relatório está estruturado em três seções distintas. A primeira parte é constituída por uma dimensão reflexiva e fundamentada da minha prática em contexto de Creche, focada nos tópicos que mais se salientaram ao longo da mesma. Desta, destacam-se aprendizagens essenciais como respeitar a criança, tornar a planificação mais flexível, criar estratégias para possíveis adaptações no decorrer da prática, assim como a consciencialização para a importância da participação da família no processo educativo da mesma e a importância da observação para uma prática mais focada assertiva. Este capítulo inclui uma breve descrição do contexto, uma reflexão sobre o ciclo pedagógico, assim como a importância das rotinas e gestão do tempo, a importância da ligação do Jardim de Infância com a família, e o respeito que se deve ter pela criança. A segunda parte diz respeito à minha vivência em contexto de Jardim de Infância na rede privada. Este contém uma dimensão reflexiva fundamentada que recai sobre a caracterização do contexto e do grupo, a importância da planificação, o trabalho de projeto, a importância do envolvimento da família e da comunidade no processo educativo das crianças, assim como o poder da documentação através das mini-histórias e a avaliação por portefólio. Esta parte inclui, ainda, um questionário realizado aos pais das crianças relativo às suas perceções sobre a integração da voz das crianças em contexto Jardim de Infância. Inclui, igualmente, dois projetos desenvolvidos pelas crianças intitulados de “Cultivando a beleza das flores: Vamos semear?” e “Os meios de transporte: Uma viagem de exploração, pesquisa e criatividade”. A inclusão da avaliação sustentada, uma melhoria significativa na documentação pedagógica, o envolvimento não só da família, como também da comunidade, a integração da voz das crianças nos momentos de planeamento, avaliação e decisão, assim como o trabalho seguindo a lógica projetual, foram aprendizagens essenciais que se destacaram nesta Prática Pedagógica. A terceira parte deste relatório é constituída por dois capítulos fundamentais. O primeiro capítulo contém uma dimensão reflexiva e fundamentada da experiência em contexto de Jardim de Infância na rede pública, que integra pontos como a caracterização do contexto, a escuta das crianças, a criação de vínculos e a importância da relação com as crianças e com as famílias, o trabalho de projeto, o ciclo educacional e o portefólio como meio de avaliação, assim como um dos projetos desenvolvidos em sala denominado de “Nas asas do saber: Um projeto de conhecimento sobre aves”. Nesta prática, destacaram-se aprendizagens fundamentais como a criação e evolução de um portefólio que refletisse plenamente a voz das crianças, a criação de planificações mais diversificadas e ricas em conteúdo, assim como a importância e os benefícios de existirem grupos heterogéneos em sala. Colocar a criança no centro do seu processo educativo é uma forma de a respeitar. Assim sendo, o último capítulo contém uma dimensão investigativa relativamente à Voz e Agência da Criança nos momentos do planeamento e avaliação da sua ação educativa. Este conta com um enquadramento teórico, descrição da metodologia, apresentação, análise e discussão dos dados obtidos, assim como as considerações finais. Com o presente estudo, torna-se evidente a importância da participação das crianças, não só para os educadores, como acima de tudo, para elas mesmas, permitindo-lhes terem autoestima e confiança para colaborarem no seu desenvolvimento e aprendizagem. Através da participação, a sua motivação e predisposição para adquirirem e explorarem novos conhecimentos, aumenta significativamente, tornando a sua aprendizagem mais holística e relevante para a sua vida futura. Conseguimos, com o estudo, ter uma perspetiva da evolução da escuta da criança, mostrando que a formação está direcionada para a integração da voz da criança, estando esta o centro do seu processo educativo. Por fim, serão apresentados a conclusão do relatório, a bibliografia referente ao mesmo, e os respetivos Anexos.