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- EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E A VOZ DA CRIANÇA NO BRINCAR E NO BRINCAR NA NATUREZAPublication . Vieira, Sara Cristina Soares; Luís, Joana Alexandra Soares de Freitas; Correia, Sónia Cristina Lopes; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório introduz-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar, no âmbito das Unidades Curriculares (UC) de Práticas Pedagógicas de Ensino Supervisionadas, do Instituto Politécnico de Leiria, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS). Este relatório divide-se em duas partes. A primeira subdivide-se em 3 capítulos. No primeiro, apresentarei as minhas vivências e aprendizagens em contexto de Creche, enfatizando a construção de relações, de princípios profissionais, as dificuldades e objetivos a alcançar. No segundo, apresentarei as experiências e aprendizagens em contexto de Jardim de Infância I, principalmente a função do educador. No terceiro, apresentarei a minhas vivências em JI II, numa instituição pública, focando a minha atenção na diferenciação pedagógica, no ciclo interativo, no respeito pela criança e no trabalho de projeto. Na segunda parte, apresentarei um estudo sobre a perspetiva de um grupo de crianças e de uma Educadora de Jardim de Infância sobre o Brincar e o Brincar na Natureza. Os objetivos do estudo são: i) Ampliar conhecimentos sobre o brincar e sobre o brincar na natureza; ii) Compreender os benefícios do brincar em momentos de exploração autónoma; iii) Compreender como é que as crianças e a educadora do Jardim de Infância percecionam o brincar e o brincar na natureza; iv) Compreender como é que as crianças do grupo do Jardim de Infância brincam em diferentes tempos e espaços do quotidiano educativo; v) Compreender como é que a educadora do Jardim de Infância promove tempos e espaços para brincar. O estudo aqui retratado baseia-se nas perspetivas de vários intervenientes sobre o brincar e o brincar na natureza, o que requer uma análise detalhada das perspetivas das crianças e da educadora para compreender melhor este fenómeno. Neste sentido, esta investigação segue um paradigma qualitativo. Teve como participantes sete crianças e a educadora do Jardim de Infância de uma instituição pública localizada em Leiria. Ao nível da recolha de dados, foram agendados momentos de observação às crianças, bem como realizada uma entrevista ao grupo de crianças e à educadora. A análise dos dados recolhidos demonstra um brincar na Natureza a acontecer tanto em situações de grupo, como individualmente. As vivências do brincar ao ar livre trouxeram consigo o contacto com elementos naturais e uma maior liberdade para que emergissem espontaneamente descobertas e fosse visível um brincar natural e espontâneo deveras característico da Infância.
- VARIAÇÃO DA CARGA DE TREINO EM FUNÇÃO DA TIPOLOGIA DE EXERCÍCIO E DO MICROCICLO (SEM E COM JOGO) NUMA EQUIPA DE FUTEBOL SEMI-ELITEPublication . Santos, Ruben Miguel Jesus; Gonçalves, Ricardo RebeloO aumento do número de treinos e de competições tem exigido das equipas técnicas uma gestão mais eficaz do processo de treino, com o objetivo de prevenir a fadiga acumulada nos jogadores, prevenindo lesões e permitindo que estes possam competir com um elevado rendimento. É razoável supor que cada tipologia de exercício promove cargas e impactos diferentes nos atletas. Este estudo tem como objetivo principal analisar a variação da carga externa durante a sessão de treino numa equipa de futebol, utilizando diferentes tipologias de exercício. Outro objetivo do estudo é comparar a variação da carga interna e da externa entre um microciclo com jogo e um microciclo sem jogo. A amostra é constituída por 15 jogadores de futebol, pertencentes a um clube que disputava a Liga 3 na época de 2023/2024. Antes do treino, os participantes responderam a dois questionários relacionados com o bem-estar e a mialgia específica. Após o treino, responderam a uma questão relacionada com a perceção subjetiva de esforço. Foi utilizado um sistema de posicionamento global (GPS) para medir as distâncias percorridas, a velocidade e os eventos mecânicos (aceleração e desaceleração) durante as sessões de treino. A duração total de cada treino (minutos), as tipologias de exercício e respetivas durações foram registadas. Ao analisar a variação da carga externa em função da tipologia de exercício, verificou-se uma clara variação da carga consoante o tipo de exercício utilizado. Os exercícios de Decisão – Situacional e Decisão Condicionada – Episódicos, em geral, apresentam valores mais elevados nas diferentes variáveis de carga externa. Os exercícios Decisão – Jogo Reduzido apresenta valores semelhantes aos exercícios de Decisão – Manutenção de Posse de Bola na maioria das variáveis locomotoras e mecânicas. Os tipos de exercício de Decisão Condicionada – Circulações Táticas, Genérico – Preparatório e Posicionais – Meinhos registaram as menores distâncias v locomotoras, com diferenças significativas na maioria das variáveis. Ao comparar a variação da carga externa entre o microciclo com jogo e o microciclo sem jogo, observa-se uma maior carga locomotora durante a semana sem jogo, especialmente nas variáveis distância total, distância em corrida, distância em alta velocidade e distância em sprint nos dias J+2/J-5 e J-2. Assim, os treinadores devem estar cientes dos efeitos provocados por cada tipo de exercício, e dessa forma, organizá-los da forma mais eficaz ao longo dos treinos do microciclo, de acordo com o seu modelo de jogo. Por outro lado, a carga de treino não segue um padrão ao longo da época competitiva, o que requer uma gestão e doses apropriadas de estímulo de treino para otimizar o desempenho e proteger contra possíveis lesões.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEBPublication . Ferreira, Ana Sofia Feliciano; Menino, Hugo Alexandre LopesO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino no 1.ºCEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se dividido em dois tópicos: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Tem, assim, como principal objetivo dar a conhecer o meu percurso ao longo das práticas, assim como apresentar os pilares que sustentam a minha ação pedagógica. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma análise crítica sobre o percurso vivenciado ao longo das diferentes Práticas Pedagógicas, em contexto de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, procurou-se identificar referentes significativos para o meu desenvolvimento profissional, pessoal e social, ao longo de quatro semestres de Prática Pedagógica, evidenciando-se as aprendizagens desenvolvidas e as diferentes experiência vivenciadas que marcaram o meu percurso como professora. Na dimensão investigativa apresenta-se um estudo realizado numa turma de 5.° ano de escolaridade do 2.° CEB, com o intuito de compreender quais seriam as representações matemáticas utilizadas pelos mesmos, em diferentes tarefas, utilizando a metodologia de ensino exploratório na resolução de problemas. Assim, os dados recolhidos mostram que as representações utilizadas são de 3 tipologias, segundo NCTM (2017), pois são as representações com as quais se encontram mais habituados a trabalhar.
- Cardiometabolic Morbidity (Obesity and Hypertension) in PTSD: A Preliminary Investigation of the Validity of Two Structures of the Impact of Event Scale-RevisedPublication . Ali, Amira Mohammed; Al-Dossary, Saeed A.; Laranjeira, Carlos; Atout, Maha; Khatatbeh, Haitham; Selim, Abeer; Alkhamees, Abdulmajeed A.; Aljaberi, Musheer A.; Pakai, Annamária; Al-Dwaikat, TariqBackground: Posttraumatic stress disorder (PTSD) and/or specific PTSD symptoms may evoke maladaptive behaviors (e.g., compulsive buying, disordered eating, and an unhealthy lifestyle), resulting in adverse cardiometabolic events (e.g., hypertension and obesity), which may implicate the treatment of this complex condition. The diagnostic criteria for PTSD have lately expanded beyond the three common symptoms (intrusion, avoidance, and hyperarousal). Including additional symptoms such as emotional numbing, sleep disturbance, and irritability strengthens the representation of the Impact of Event Scale-Revised (IES-R), suggesting that models with four, five, or six dimensions better capture its structure compared to the original three-dimensional model. Methods: Using a convenience sample of 58 Russian dental healthcare workers (HCWs: mean age = 44.1 ± 12.2 years, 82.8% females), this instrumental study examined the convergent, concurrent, and criterion validity of two IES-R structures: IES-R3 and IES-R6. Results: Exploratory factor analysis uncovered five factors, which explained 76.0% of the variance in the IES-R. Subscales of the IES-R3 and the IES-R6 expressed good internal consistency (coefficient alpha range = 0.69–0.88), high convergent validity (item total correlations r range = 0.39–0.81, and correlations with the IES-R’s total score r range = 0.62–0.92), excellent concurrent validity through strong correlations with the PTSD Symptom Scale-Self Report (PSS-SR: r range = 0.42–0.69), while their criterion validity was indicated by moderate-to-low correlations with high body mass index (BMI: r range = 0.12–0.39) and the diagnosis of hypertension (r range = 0.12–0.30). In the receiver-operating characteristic (ROC) curve analysis, all IES-R models were perfectly associated with the PSS-SR (all areas under the curve (AUCs) > 0.9, p values < 0.001). The IES-R, both hyperarousal subscales, and the IES-R3 intrusion subscale were significantly associated with high BMI. Both avoidance subscales and the IES-R3 intrusion subscale, not the IES-R, were significantly associated with hypertension. In the two-step cluster analysis, five sets of all trauma variables (IES-R3/IES-R6, PSS-SR) classified the participants into two clusters according to their BMI (normal weight/low BMI vs. overweight/obese). Meanwhile, only the IES-R, PSS-SR, and IES-R3 dimensions successfully classified participants as having either normal blood pressure or hypertension. Participants in the overweight/obese and hypertensive clusters displayed considerably higher levels of most trauma symptoms. Input variables with the highest predictor importance in the cluster analysis were those variables expressing significant associations in correlations and ROC analyses. However, neither IES-R3 nor IES-R6 contributed to BMI or hypertension either directly or indirectly in the path analysis. Meanwhile, age significantly predicted both health conditions and current smoking. Irritability and numbing were the only IES-R dimensions that significantly contributed to current smoking. Conclusions: The findings emphasize the need for assessing the way through which various PTSD symptoms may implicate cardiometabolic dysfunctions and their risk factors (e.g., smoking and the intake of unhealthy foods) as well as the application of targeted dietary and exercise interventions to lower physical morbidity in PTSD patients. However, the internal and external validity of our tests may be questionable due to the low power of our sample size. Replicating the study in larger samples, which comprise different physical and mental conditions from heterogenous cultural contexts, is pivotal to validate the results (e.g., in specific groups, such as those with confirmed traumatic exposure and comorbid mood dysfunction).
- Questões Éticas Associadas às Práticas do NeuromarketingPublication . Nordeste, Nelson José Sarabando; Moreira, Jacinta Raquel MiguelO neuromarketing é uma disciplina que combina princípios da neurociência com estratégias de marketing, a qual tem suscitado considerável debate devido às suas implicações éticas. Este campo levanta questões sobre privacidade, consentimento informado e manipulação de dados pessoais. No contexto específico de Portugal, há interesse em compreender a recetividade dos consumidores a participar em estudos de neuromarketing, considerando as nuances culturais e regulamentares do país. A pesquisa neste domínio pode contribuir para informar políticas e práticas que garantam a integridade e o respeito pelos direitos dos participantes em estudos de neuromarketing em Portugal. Esta tese aborda as questões éticas associadas às práticas do neuromarketing, uma disciplina que utiliza técnicas das neurociências para investigar as respostas do cérebro aos estímulos de marketing. O neuromarketing, ao aprofundar a compreensão sobre o comportamento dos consumidores, levanta várias preocupações éticas, como a invasão de privacidade, a manipulação subconsciente e a falta de transparência nas práticas empresariais. A pesquisa aqui presente adota uma abordagem qualitativa, complementada por uma revisão abrangente da literatura, para explorar estas preocupações éticas. Algumas conclusões que este estudo apresenta. Em primeiro lugar, a importância de uma abordagem ética na aplicação de estudos de neuromarketing é inegável, especialmente no que diz respeito à proteção de dados pessoais e ao consentimento informado dos participantes e, em segundo lugar, a transparência na comunicação dos objetivos, métodos e resultados é essencial para garantir a confiança dos participantes.
- Design and validity of an instrument - run cross hopping throw and catch (rcht&c) test for assessing motor competence in athleticsPublication . Lopes, Nataniel; Monteiro, Diogo; Matos, Rui; Ibáñez Godoy, Sergio JoséThe aim of this study was to design and validate a tool for assessing motor competence (MC) and detecting talent in children aged between 6 and 10 years in athletics. Ten experts were carefully selected to collaborate in the validation. Cronbach's alpha and intraclass correlation coefficient (ICC) were used, respectively, to check for construct's validity and to reliability. Lin's Concordance Correlation Coefficient (CCC) was calculated as a complementary test. Additionally, the Aiken's V value was used to validate the tool. ICC (0.855) and Cronbach's alpha (0.922) showed acceptable reliability and consistency, respectively, and Lin's CCC (0.786) indicated excellent reproducibility, thus proving stability and consistency over a two-week period. Aiken's V value was 0.92, confirming the validity of the test. By parameter, univocity had Aiken's V of 0.92, relevance of 0.91, and importance of 0.91. Therefore, we conclude that this tool can be a valid test for assessing MC in athletics.
- JORNADAS REFLEXIVAS E DINÂMICAS EM EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: QUESTIONANDO A COZINHA DE LAMA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PROMOTORA DO BRINCARPublication . Gonçalves, Sofia Veríssimo Germano; Luís, Joana Alexandra Soares de FreitasO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e coloca em evidência as aprendizagens realizadas sobre a Educação de Infância ao longo de dois anos letivos 2022/2023 e 2023/2024. Este relatório está dividido em três partes: a primeira refere-se ao contexto de creche; a segunda, ao contexto de jardim de infância I; e, por fim, a terceira ao contexto de jardim de infância II. Na primeira parte, enfatizam-se as experiências vividas em contexto de creche. A segunda parte está dividida em dois capítulos, sendo que no primeiro apresentam-se as experiências vivenciadas em jardim de infância I; já no segundo, expõe-se a dimensão investigativa acerca das potencialidades da cozinha de lama. Esta investigação visou: i) compreender como as crianças brincam na cozinha de lama; ii) compreender o que as crianças fazem com os materiais de fim aberto disponibilizados na cozinha de lama; iii) compreender que aprendizagens emergem do brincar na cozinha de lama. Esta investigação centrou-se numa metodologia qualitativa, contando com a participação de crianças com idades compreendidas entre os dois e os cinco anos de idade. Os dados foram recolhidos através da observação direta e participante, notas de campo e registo videográfico e foram analisados recorrendo à análise de conteúdo. Os resultados desta investigação demostram que a cozinha de lama é um espaço promotor de criatividade e imaginação nas crianças e, também impulsionador de aprendizagens. Na terceira e última parte, exploram-se as experiências vividas em contexto de jardim de infância II, as conclusões finais, as referências bibliográficas e os apêndices.