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- How passion shapes motivation and promotes well-being in young football playersPublication . Braz, Diogo Salgado; Gouveia, Élvio Rúbio Quintal; Teixeira, Diogo S; Cid, Luis; Sarmento, Hugo Miguel Borges; Monteiro, DiogoThis study examines the influence of passion on motivational regulation and subjective well-being in young footballers, drawing on the Dualistic Model of Passion (DMP), Self-Determination Theory (SDT), and Organismic Integration Theory (OIT). A total of 390 male youth football players (aged 13–17) completed validated measures assessing harmonious and obsessive passion, motivation regulation, life satisfaction, and affect. Structural equation modeling revealed that harmonious passion positively predicted self-determined motivation and negatively predicted non-self-determined motivation. In turn, self-determined motivation was associated with higher life satisfaction and positive affect, and lower negative affect. Obsessive passion demonstrated the opposite pattern. Mediation analyses confirmed the indirect effects of passion on well-being through motivational regulation. These findings underscore the importance of promoting harmonious passion and autonomous motivation to foster well-being in youth sports. Practical implications for coaches and sports psychologists are discussed, emphasizing strategies for cultivating adaptive passion and motivational profiles.
- Perceções dos pais sobre o uso das TIC num grupo de crianças da educação pré-escolarPublication . Marques, Filomena Maria Fernandes; Fonseca, Marta Sofia Abreu daAs TIC são uma realidade dos tempos e sociedades modernas. Elas integram o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória e devem ser trabalhadas desde a educação pré-escolar. Estão devidamente fundamentadas na legislação e nas intencionalidades educativas do Ministério da Educação. Compete à escola, e aos professores em especial, orientar o seu uso assertivo informando, dialogando, criando normas e dando o exemplo. A escola é um elemento catalisador da sociedade na qual se integra. O seu perfil educativo é determinante para que se assuma como elemento transformador, promotor de literacia digital, de cidadania ativa e de uma convivência crítica e consciente com as tecnologias no quotidiano das crianças e das suas famílias. O estudo visa identificar as perceções e expectativas familiares em relação ao uso das TIC no contexto educativo das crianças em idade pré-escolar, mais concretamente no ano que antecede a transição ao 1º ciclo. A investigação compara as perceções iniciais, com as perceções após a implementação das TIC, explorando como as ferramentas digitais podem facilitar o desenvolvimento de competências de literacia digital nas crianças, influenciar o envolvimento parental e procura insights para novas investigações e trabalhos na área das TIC em crianças da primeira infância. Participaram do estudo 21 pais de crianças com idades entre os 5 e os 6 anos, a frequentar um Jardim de Infância do centro de Portugal. Os dados obtidos resultaram da aplicação e desenvolvimento de 2 entrevistas e 2 questionários. O investigador atuou de forma participada no processo, desenvolvendo materiais com o uso das TIC e registando num diário de bordo as suas observações. Os resultados revelaram mudanças significativas nas perceções familiares sobre o uso das TIC no pré-escolar, tendo os pais reconhecido os benefícios das tecnologias para a aprendizagem das crianças. Aponta como fundamental uma maior colaboração entre a escola e as famílias no que concerne à integração bem-sucedida das TIC. Menciona que o diálogo e o entendimento das preocupações familiares são essenciais para garantir o uso responsável e educativo das tecnologias. Os insights obtidos poderão fornecer uma base para futuras intervenções pedagógicas no uso das TIC e destaca a importância da participação familiar no processo educativo.
- O Projeto Mochila Leve e as práticas letivasPublication . Rosa, Vanda Cristina Antunes dos Santos Fernandes; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO Projeto Mochila Leve, desenvolvido pela Câmara Municipal de Oeiras e aplicado em vários agrupamentos de escolas do município, foi pensado para ir ao encontro da legislação que rege o sistema de ensino português e que aponta para o sucesso de todos os alunos, sendo necessário que os mesmos se tornem o foco do processo de ensino e aprendizagem. Para que tal possa ser posto em prática, é necessário haver uma mudança na forma como os docentes encaram esse mesmo processo. Para o efeito desenvolveu-se um estudo de caso que incidiu num agrupamento de escolas do concelho, estudo esse que se insere no paradigma interpretativo de natureza mista, com o objetivo de compreender o impacto do Projeto Mochila Leve nas práticas pedagógicas dos docentes nele envolvidos. A inovação pedagógica passa por vários aspetos, como a mudança das práticas letivas, com recurso às metodologias ativas como estratégia para que o docente deixe de ser o centro do ensino e passe a ser um facilitador num processo em que o aluno passa a ser o agente da sua própria aprendizagem. A utilização de tecnologias, não sendo o cerne da inovação, é um elemento que não pode ser descurado, pois ajuda à concretização das metodologias ativas de aprendizagem. O trabalho colaborativo docente vai facilitar a implementação destas novas práticas, mas as lideranças escolares, quer as de topo, quer as intermédias, assumem um papel relevante no processo, uma vez que terão o papel de motivar a comunidade escolar para estas alterações, assim como de proporcionar na gestão curricular as medidas necessárias à sua execução. Assim, o Projeto Mochila Leve pretende impulsionar a mudança das práticas letivas, proporcionando formação docente, materiais pedagógicos e partilha de experiências. O presente trabalho pretende compreender se a mudança aconteceu, efetivamente, num agrupamento de escolas do concelho de Oeiras que tem docentes integrados no referido Projeto. Na realidade, as transformações que têm vindo a ocorrer advêm das condições proporcionadas pela edilidade, mas não só. O desejo sentido por alguns docentes que integraram o Projeto revelou ser igualmente, se não mais, importante. Contudo, a adesão a este Projeto não foi semelhante em todos os níveis de ensino e a sua implementação no ensino profissional tem vindo a apresentar uma maior resistência por parte dos seus docentes.
- O PODCAST NA SALA DE AULA: APERFEIÇOANDO A ORALIDADE NO 5.º ANO DE ESCOLARIDADEPublication . Machado, Celeste Marçalo; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório visa dar conta do percurso formativo realizado no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas partes: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. A primeira parte apresenta o relato e a reflexão sobre as Práticas Pedagógicas realizadas em diferentes contextos educativos, abordando as diversas dimensões da prática docente, nomeadamente os desafios relativos ao ensino e aprendizagem de Português e de História e Geografia de Portugal, com particular destaque para ciclo da planificação, da atuação, da avaliação e da reflexão. As experiências pedagógicas desenvolvidas permitiram a implementação de metodologias diversificadas, promovendo a interdisciplinaridade e a motivação dos alunos. Na segunda parte do relatório, onde se desenvolve a dimensão investigativa, apresenta-se um estudo qualitativo e quantitativo sobre o desenvolvimento de competências relativas às apresentações orais no 5.º ano de escolaridade, através da utilização de podcasts como estratégia pedagógica. O estudo surgiu da necessidade de valorizar a oralidade no ensino da língua portuguesa, tendo sido implementada uma sequência didática baseada em atividades de produção e análise de podcasts. Os resultados indicam que a utilização de podcast’s como ferramenta didática, potencia a motivação dos alunos e contribui para a melhoria das suas competências orais. No que concerne às apresentações orais, verificou-se que a introdução de estratégias inovadoras permite não apenas a ampliação das habilidades comunicativas dos alunos, mas também a sua maior autonomia e participação ativa no processo de aprendizagem.
- [Lideranças Intermédias e Educação Inclusiva – Um estudo de caso]Publication . Ribeiro, Sara Alexandra Vicente; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Sousa, Marlene Filipa da Natividade eO sistema educativo está em constante mudança, impulsionado por transformações políticas, demográficas e económicas. Nesse contexto, as escolas têm recebido cada vez mais autonomia, permitindo-lhes oferecer a melhor educação possível para Todos. Para que essa autonomia se traduza em sucesso, o papel dos líderes intermédios torna-se essencial, garantindo o bom funcionamento da organização. São eles os responsáveis por motivar, envolver e mobilizar os liderados dentro de uma filosofia inclusiva, capaz de promover o sucesso educativo de cada aluno. O presente relatório parte de uma questão inicial “Como estava a ser interiorizada e operacionalizada, por diferentes níveis de liderança na escola, a perspetiva subjacente de Educação Inclusiva?”. Na tentativa de responder a esta questão definiram-se como objetivos da investigação: i) identificar práticas inclusivas desenvolvidas na promoção da EI no AE, ii) analisar a perceção que os líderes intermédios têm do seu papel na implementação de práticas inclusivas promotoras de EI e iii) refletir sobre o contributo das práticas de EI desenvolvidas no AE. A análise dos dados recolhidos, através de entrevistas, evidenciou que a resposta a uma política educativa inclusiva, que pretende a construção de uma escola para Todos, deve preconizar práticas pedagógicas que valorizem um trabalho mais colaborativo, diversificar os recursos metodológicos, flexibilizar os currículos e investir na formação docente para valorizar a autonomia do aluno na construção do seu processo educativo.
- Estudo Termomecânico de Compósitos de Base OrgânicaPublication . Martins, Inês Marques; Alves, Maria Leopoldina Mendes Ribeiro de Sousa; Vasco, Joel Oliveira CorreiaA utilização de materiais compósitos tem vindo a ganhar interesse em diversos setores industriais, devido à sua versatilidade e à possibilidade de oferecer um bom equilíbrio entre propriedades mecânicas, peso e sustentabilidade, em comparação com materiais convencionais. Nesse contexto, a cortiça, aliada a uma matriz polimérica de PLA (ácido polilático), apresenta-se como uma alternativa sustentável para a fabricação de peças, combinando leveza, resistência e menor impacto ambiental. Neste projeto investigou-se a influência da incorporação de cortiça num compósito de base orgânica, PLA, comparando este material com o PLA virgem. Foram analisados dois processos de fabrico: moldação por injeção e fabricação por fusão de filamento (FFF), de modo a compreender as diferenças no desempenho mecânico e térmico dos materiais utilizados. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica abrangente para entender as propriedades da cortiça e do PLA, bem como as principais técnicas de processamento utilizadas. Em seguida, foram conduzidos ensaios para avaliar a influência da adição de cortiça nas propriedades termomecânicas de uma matriz de PLA e comparar os resultados entre os dois métodos de fabrico utilizados. Os resultados demonstraram que a cortiça apresenta potencial para a fabricação de compósitos sustentáveis, influenciando as propriedades do material de forma distinta dependendo do processo de fabrico utilizado. A análise comparativa entre FFF e moldação por injeção permite compreender as vantagens e limitações de cada método, fornecendo informações valiosas para futuras aplicações industriais de compósitos de base orgânica. Este estudo mostrou que a incorporação de cortiça em compósitos de PLA contribui para a redução da massa e para a sustentabilidade dos materiais, embora o impacto nas propriedades mecânicas varie consoante o processo de fabrico
- ESTRATÉGIA INTEGRADA DE CONTENT DISARM AND RECONSTRUCTIONPublication . Djaló, Braima; Esteves, Maria Micaela Gonçalves Pinto Dinis; Pereira, Ângela Margarida de SousaA cibersegurança refere-se ao conjunto de práticas, tecnologias e processos utilizados para proteger os sistemas informáticos contra diversos tipos de ciberataques, incluindo worms, cavalos de Troia (trojans), ransomware, spyware, entre outros programas ou ficheiros, que podem apresentar-se sob a forma de código executável. Neste contexto, as soluções de segurança digital são aplicadas para proteger os sistemas contra ameaças cibernéticas. Por exemplo, um ficheiro pode estar infetado com malware incorporado, sendo que, ao ser aberto, pode desencadear a execução, em segundo plano, de um script que explora o malware para infetar o sistema do utilizador. Contudo, nem todos os utilizadores da internet possuem conhecimento suficiente sobre como se protegerem destes tipos de ataques. Neste contexto, surge a tecnologia Content Disarm and Reconstruction (CDR), que permite prevenir ataques realizados através de ficheiros potencialmente perigosos. A tecnologia CDR inclui métodos para eliminar objetos potencialmente perigosos incorporados nos ficheiros, incluindo aqueles utilizados em ataques de dia zero, preservando a sua funcionalidade. Esta tecnologia neutraliza o ficheiro ao remover quaisquer elementos potencialmente nocivos, reconstruindo-o posteriormente como um ficheiro seguro e mantendo a sua estrutura e formato original. Neste estudo foram analisadas diversas tecnologias de CDR, tais como Metadefender Cloud, Exefilter, VirusTotal, Glasswall, Docbleach e Odix, entre outras, que disponibilizam soluções para análise de ficheiros em tempo real e offline. Para a realização da análise, efetuou-se um levantamento das tecnologias CDR existentes, selecionaram-se algumas destas e realizaram-se testes utilizando ficheiros potencialmente perigosos em diversos formatos, tais como PDF, RTF, HTML e DOC. Os resultados obtidos evidenciaram a eficácia das tecnologias CDR analisadas, especialmente quando utilizadas em conjunto para a neutralização e recuperação segura de ficheiros potencialmente infetados.