Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O USO DO MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE FORMAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Num mundo cada vez mais digital e globalizado, é imperativo que os professores estejam equipados com os recursos necessários para orientar os alunos na aquisição dos conhecimentos tecnológicos, sociais e culturais emergentes. A formação adequada dos professores não só aumenta a qualidade do ensino, mas também influencia diretamente o sucesso académico e o crescimento pessoal dos alunos, preparando-os para serem cidadãos responsáveis e participativos numa sociedade em constante transformação. O objetivo deste trabalho foi explorar a temática do uso do mapeamento de competências digitais para o desenvolvimento de competências, visando analisar e identificar as dimensões essenciais que devem ser consideradas na elaboração de um plano de formação que priorize o desenvolvimento de competências digitais nos professores. Por meio do estudo exploratório, a investigação analisou a perceção e o engajamento dos professores em relação ao uso da tecnologia na sua prática educativa, especialmente dentro de uma grande rede particular de colégios em Belo Horizonte e região metropolitana, em Minas Gerais, Brasil. Utilizando um inquérito com 45 questões divididas em 3 dimensões, a investigação contou com a participação significativa de 266 professores, o que proporcionou uma base robusta para análise. Os resultados revelaram que a maioria dos professores se concentra nos primeiros níveis do DigCompEdu, indicando a necessidade de desenvolvimento contínuo de competências digitais para melhor integrar a tecnologia no ambiente educativo, visando proporcionar uma experiência de aprendizado mais enriquecedora e alinhada com as exigências contemporâneas. Com base nos resultados foi construído o plano de formação.

Description

Keywords

Competências Digitais Educação Formação de Professores Tecnologia

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue