Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

NAVEGAÇÃO SEGURA: CAPACITANDO ALUNOS DO 1.º CEB PARA A CIDADANIA DIGITAL

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A finalidade deste projeto consiste em desenvolver competências que permitam uma navegação segura na internet, aos alunos do 4.º ano do 1.º CEB, como um modo de os capacitar para uma maior responsabilidade e segurança digital. Para alcançar os objetivos principais do projeto foram desenvolvidas atividades, utilizando os mais diversos suportes, como por exemplo jogos digitais, filmes educativos e plataformas de apresentação e programação como Canva e Nearpod numa pedagogia interativa e centrada no aluno. Os alunos tiveram, desse modo, a possibilidade de trabalhar, prática e dinamicamente, conteúdos como phishing, cyberbullying, privacidade e proteção de dados. Assim, de forma a aumentar os conhecimentos teóricos e a incutir, nos alunos, a real necessidade de ações de segurança digital, foram realizadas atividades específicas, que permitem o desenvolvimento do pensamento crítico e a autonomia, através de uma metodologia lúdica e divertida. Existiram ainda momentos de discussão e reflexão em grupo, que promoveram a construção do significado sobre o conceito de cidadania digital, bem como para fins de comportamentos mais responsáveis na navegação e interação online. Os resultados obtidos indicam que a metodologia desenvolvida exerceu um efeito positivo e significativo no sucesso e na evolução do presente projeto, na medida em que foi possível ampliar conhecimentos e ações práticas ao nível do tema abordado. O envolvimento e a participação dos alunos, assim como o feedback atempado das plataformas digitais podem ter representado uma mais-valia para o seu empenhamento e para a interiorização de todos os novos conceitos e conhecimentos.

Description

Keywords

Cidadania Digital Competências Digitais Literacia Digital Segura Navegação Consciente Proteção Cibernética Segurança Digital

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue