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- Sistemas de Gestão Escolar e Previsão de InsucessoPublication . Fidalgo, Henrique Jorge Leal Sales; Santos, Filipe Alexandre da SilvaEste estudo tem como objetivo analisar o potencial dos dados digitais de uma escola na aplicação de técnicas de análise provenientes da ciência de dados para identificar precocemente, possíveis casos de insucesso escolar. Ao explorar esta abordagem, espera-se entender se os dados registados no software de gestão de uma escola têm qualidade para poder produzir padrões e correlações significativas que possam ser utilizados para intervenções precoces e personalizadas, com vista a melhorar os resultados académicos e promover o sucesso dos alunos. Os objetivos serão avaliar a qualidade da informação dos dados registado no software de gestão escolar de uma escola e analisar a possibilidade de correlação entre diversas variáveis contidas nesses dados com o sucesso escolar. Para a realização deste estudo, foram recolhidos dados do software de gestão escolar, os quais foram posteriormente sujeitos a um processo de tratamento para identificar o seu potencial na identificação de eventuais padrões. Adicionalmente, foi conduzida uma entrevista com a responsável pela inserção dos dados relativos aos alunos no software de gestão escolar, com o propósito de analisar potenciais falhas nesse procedimento. Os resultados e conclusões deste estudo identificam que o uso dos dados digitais em algoritmos de inteligência artificial depende não apenas da qualidade e da uniformização da introdução da informação nos registos digitais, mas também de um grande volume de dados. No futuro, as técnicas de análise existentes na ciência de dados podem contribuir significativamente para auxiliar na tomada de decisões relacionadas ao combate do insucesso escolar.
- O Google Drive como Cenário de Aprendizagem nos Cursos EFAPublication . Caçador, Carla Filipa Ferreira; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesNo presente relatório iremos descrever experiências de práticas de ensino nas quais se pretende usufruir/rentabilizar as TIC disponíveis na sala de aula, mais propriamente do Google Drive, nos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), no Nível Secundário. Atualmente, há uma consciencialização crescente entre os educadores para que sejam aproveitadas as potencialidades das tecnologias adaptando-as à inovação escolar, sendo para isso necessário desenvolver competências digitais específicas de forma a partilhar recursos digitais no ensino-aprendizagem. Assim, os cenários de aprendizagem apresentados podem ser baseados em diversos contextos e necessidades educativas, nos quais se contemplam os diferentes conteúdos de aprendizagem num ambiente físico ou digital, recorrendo a diferentes atividades e recursos de aprendizagem adaptados aos objetivos da aprendizagem. Deste modo, procuramos dar resposta às questões de investigação analisando de que forma é que o uso do Google Drive pode aumentar a motivação e o empenho dos formandos dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) e potenciar o envolvimento dos formandos em atividades práticas e colaborativas. Para tal, foi levada a cabo uma revisão da literatura mais recentemente publicada e relevante, bem como se recorreu a uma metodologia de Investigação-Ação, sendo discutidas as vantagens e as limitações da metodologia aplicada. Em análise aos objetivos que visaram as práticas pedagógicas e as opções metodológicas tomadas, obtivemos uma avaliação positiva por parte dos formandos sobre o trabalho realizado e as aprendizagens construídas. Concluindo, portanto, que os formandos obtiveram níveis de satisfação altos e mantiveram o uso da ferramenta no seu dia a dia, o que foi ao encontro do propósito deste estudo, sobre o Google Drive permitir a construção e a vivência de um cenário de aprendizagem rico.
- Transferência da Formação: perceção sobre fatores influenciadores de (in)sucesso no contexto escolarPublication . Fonseca, Maria dos Anjos Andrade; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesA formação é considerada um elemento-chave para o enriquecimento pessoal, a qualificação profissional e para o sucesso e competitividade das organizações. Essa valorização é confirmada pelo grande investimento feito em formação e pela legislação que a considera um critério imprescindível para assegurar a progressão nas carreiras profissionais. No entanto, é consensual a ideia de que a maioria das ações formativas não promove as mudanças desejadas, não assumindo grande valor para as organizações que não têm, assim, um retorno proporcional ao investimento efetuado. Atendendo a esta constatação, a problemática da transferência das aprendizagens da formação para o contexto de trabalho, e mais concretamente dos fatores que a influenciam, é um tema que continua atual e a literatura tem convidado a novos debates, onde, a par com fatores já validados, surgem outros ainda a requerer mais estudo. Neste trabalho, pretende-se abordar o conceito da transferência de aprendizagens, referindo-se estudos que contribuíram para o conhecimento e uma melhor compreensão dos fatores que podem promover ou inibir a aplicação de aprendizagens no local de trabalho. O projeto propõe considerar esta temática numa abordagem à formação contínua de professores, cuja avaliação se limita, frequentemente, à recolha do grau de satisfação dos formandos, esquecendo que o mais importante é avaliar se há, ou não, transferência de aprendizagens para o contexto escolar. Nesse sentido, procurou-se aqui aferir a perceção que docentes de 3º Ciclo e Secundário têm sobre a importância da formação na sua prática letiva e identificar fatores que podem potenciar ou dificultar a transferência das aprendizagens para a sua prática profissional. Na sequência do grupo focal, concluiu-se que os docentes (ainda que ocasionalmente já tenham feito formação por meros imperativos do Estatuto da Carreira Docente) reconhecem importância à formação, sobretudo quando relacionada com a área disciplinar e, com implicações na transferência, à que se desenvolve como “Oficina de Formação”.
- PHYSICAL ACTIVITY, ANXIETY, DEPRESSION AND BODY IMAGE IN TRANS INDIVIDUALS: AN EXPLORATORY STUDYPublication . Oliveira, Joana Filipa Estevão de; Antunes, Raúl de Sousa Nogueira; Monteiro, Diogo Manuel TeixeiraA atividade física, a saúde mental e a imagem corporal são alguns dos tópicos de saúde importantes na população transgénero que têm sido discutidos recentemente e parecem desempenhar um papel crucial na qualidade de vida desta população. No entanto, apesar do crescente corpo de literatura sobre a saúde de indivíduos trans, existe uma lacuna notável na caracterização abrangente e detalhada desta população, particularmente no que diz respeito à sua satisfação com a imagem corporal, aos sintomas depressivos e ansiosos, e ao envolvimento na atividade física. Assim, este estudo tem como objetivo elucidar a interação complexa desses fatores e as suas implicações para o bem-estar das pessoas trans. Num estudo transversal, 75 indivíduos transgénero portugueses (M=23,68; DP ± 6,59) foram recrutados para participar neste estudo. Os participantes responderam a três questionários válidos e fiáveis relacionados com a avaliação da atividade física (IPAQ), sintomatologia depressiva e ansiosa (HADS) e satisfação com a imagem corporal (BISQp). Os indivíduos trans mostraram um gasto energético total de 3316,40 METS, apresentaram pontuações acima do ponto médio especialmente para os sintomas ansiosos, indicando um nível moderado de sintomatologia e baixos níveis de satisfação com a imagem corporal. A satisfação com a imagem corporal esteve negativamente associada à ansiedade (r = -0,441, p < 0,01) e à sintomatologia depressiva (r = -0,600, p < 0,01). Além disso, a satisfação com a imagem corporal explica 40% da variância na sintomatologia depressiva e 24% da variância na sintomatologia da ansiedade entre indivíduos trans. A implementação de programas inclusivos que promovam a aceitação da imagem corporal e estratégias de coping, particularmente no contexto do exercício físico, pode ajudar a aliviar o sofrimento relacionado com a insatisfação com a imagem corporal, ao mesmo tempo que aborda os sintomas subjacentes de ansiedade e depressão.