Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.16 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A escola necessita criar modelos de ação que promovam o
desenvolvimento e a aprendizagem com base nas interações e no
conhecimento coletivo, dotando-a de estruturas dinâmicas e abertas
para uma abordagem inclusiva, onde o foco esteja na colaboração,
desafiando a sua visão individualista. Atendendo ao facto de a
aprendizagem ser situada social e culturalmente e vivermos numa era
do conhecimento e da colaboração, este trabalho pretende abordar o
conceito “Comunidades de Prática” (CoP), através de um quadro
teórico que o sustenta, enquanto espaço de partilha e construção de
conhecimentos com o objetivo maior de compreender o seu contributo
para a promoção de uma boa comunicação e interação dos indivíduos
envolvidos, através de uma aprendizagem coletiva, realçando
características chave que lhe dão especificidade e individualidade. O
envolvimento ativo dos pais na escola não só fortalece os laços
familiares, como enriquece o processo educativo. Uma interação
partilhada permite identificar dificuldades e celebrar vitórias. De
forma breve, abordarei o uso universal das Tecnologias de Informação
e Comunicação (TIC), que estão presentes em qualquer hora e lugar e
que alteraram a forma como percecionamos o mundo e estabelecemos
relações uns com os outros. Uma comunicação aberta, informada e
frequente ajuda a criar uma base sólida de confiança e colaboração,
essencial para o bem-estar de toda a comunidade educativa. Neste
estudo procura-se compreender como a escola poderá beneficiar ao
implementar, de uma forma sustentada, a comunicação e a interação
com pais, fomentando Comunidades de Prática com o uso de
plataformas digitais, como o WhatsApp. Verificou-se que o uso do
WhatsApp pode contribuir para melhorar a comunicação e
colaboração entre a escola e as famílias, sendo uma ferramenta que
facilita a construção de um ambiente mais participativo e colaborativo.
Description
Keywords
Comunicação Comunidades de Prática Pais Práticas Colaborativas Pré-escolar WhatsApp