ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Sociologia"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- A Ansiedade na Prática CoralPublication . Abreu, Ana Catarina da Cruz; Milhano, Sandrina Diniz FernandesO processo de construção e apresentação de uma performance pode ser difícil e apresentar diversas adversidades ao músico que a vai interpretar. Este processo é marcado por períodos de stress e ansiedade, muitas vezes associados às espectativas que o músico deposita na sua performance. A esta questão chamamos de Ansiedade na Performance Musical, associada, por muitos autores, ao medo de se apresentar em público e de a apresentação correr mal. Está relacionada com o perfecionismo e com pensamentos negativos. O contexto Prática Coral Juvenil, enquanto movimento artístico que pressupõe apresentações em público, não está excluso deste tipo de ansiedade. Neste âmbito, após a realização de um estudo diagnóstico, procurou-se entender qual o contributo da expressão corporal na intervenção com jovens coralistas que apresentam sinais de ansiedade na performance musical. Para dar resposta a esta questão desenvolveu-se um projeto de intervenção assente numa investigação-ação no âmbito da expressão corporal desenvolvido com 13 jovens do Coro Ars Vocalis de Esposende. Os instrumentos de recolha de dados incluíram uma entrevista semiestruturada realizada à maestrina numa fase de diagnóstico e dois questionários aos jovens alvo de intervenção: um no início das intervenções e outro no fim. A análise de dados fundamentou-se na análise de conteúdo, nomeadamente o método de análise categorial para as entrevistas e para os questionários a análise de enunciação. Percebeu-se que a expressão corporal tem um papel preponderante no trabalho com a ansiedade na performance musical neste grupo de jovens valorizando-se ao longo do projeto de intervenção, a preocupação com o corpo como instrumento de trabalho do jovem coralista, em particular, enquanto estratégia de relaxamento de tensões musculares.
- AOS OLHOS DE PICASSOPublication . Ermida, Ana Filipa Teixeira; Magueta, Lúcia Grave; Santos, Olga Maria Assunção Pinto dosO presente relatório apresenta o projeto «Aos Olhos de Picasso», que surge num contexto de intervenção artística através da expressão plástica e foi desenvolvido na instituição ‘Escola do Xisto’, em Alfena-Valongo. É um projeto voltado para pessoas com deficiência, em que as artes assumem o papel principal no desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Aos verdadeiros olhos de Picasso, o mundo é humanamente imperfeito, sem formas certas de ser e de criar, onde a arte surge como uma forma de expressão de sentimentos e emoções e a sua obra é inspirada nos momentos marcantes da sua vida pessoal, traçada por fases sombrias (como a fase azul) e fases mais alegres (como a fase rosa). Este ideal que o pintor transpôs para a sua obra artística inspirou o projeto que teve concretização numa atividade de tempo integral desenvolvida na instituição. A arte surge neste projeto de intervenção como um possível veículo transformador no desenvolvimento pessoal e social deste público-alvo. Promover a comunicação através da linguagem artística, reconhecer sentimentos e emoções, potencializar a individualidade e a expressividade de cada indivíduo, são algumas das metas a serem alcançadas permanentemente para o grupo de participantes envolvidos. Para melhor compreender os efeitos das ações desenvolvidas com o projeto, foi realizado um estudo de caso, através do qual foi possível concluir que a expressão artística pode contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência, adquirindo autoconfiança, aperfeiçoando o seu sentido estético, de observação e de interpretação. A arte pode libertar e transformar, apresentando-se como um instrumento de descoberta para um caminho de autoconhecimento da pessoa com deficiência.
- “Avós emprestadas”Publication . Murta, Cláudia Alexandra dos Santos; Lopes, Sara MónicoEste trabalho, sobre a temática da intergeracionalidade, pretendeu perceber a importância da dinamização de atividades de animação socioeducativas de cariz intergeracional para o quotidiano das pessoas idosas institucionalizadas e de que forma são percecionadas pelas mesmas. A investigação assume-se qualitativa, com recurso ao método de investigação-ação, dirigida a pessoas idosas institucionalizadas da Academia Cultural e Social de Maceira (ACSM), Leiria, e a crianças do Jardim de Infância da Escola João de Deus, também de Leiria. Os dados foram recolhidos a partir de entrevistas semiestruturadas e da observação direta. Após a primeira fase de diagnóstico para caracterização dos participantes da ACSM, elaborou-se o projeto de intervenção intergeracional, a aplicar na fase seguinte, que colocou em interação quatro pessoas idosas da ACSM e 20 crianças do Jardim de Infância da Escola João de Deus. Com este projeto, foi possível conhecer e compreender os benefícios da interação entre as diferentes gerações envolvidas, contribuindo para atenuar sentimentos de solidão, para partilhar conhecimentos e, entre outros, para contribuir para um envelhecimento mais ativo.
- Caminhos de memórias : construção de experiências significativasPublication . Oliveira, Vânia Daniela Pinto de; Sousa, Jenny Gil; Kowalski, Maria PereiraAo longo das últimas décadas, verificou-se um envelhecimento considerável da população devido a uma melhoria das condições de vida (na saúde, na segurança, na educação, etc.), resultando no aumento da esperança média de vida e, consequentemente, no aumento do número da população idosa. Esta situação, apesar de positiva, traz à tona o aparecimento de uma nova preocupação – a de trabalhar para um envelhecimento ativo. Apesar de o envelhecimento ser um processo que decorre ao longo de toda a vida, existem, no entanto, diferentes formas de envelhecer, cabendo a cada indivíduo trabalhar em prol do seu envelhecimento positivo. Neste sentido, partindo dos pressupostos teóricos do envelhecimento ativo e da importância da aprendizagem ao longo da vida, nasceu o projeto Caminhos de Memória: Construção de Experiências Significativas que procurou promover junto dos estudantes do Programa IPL60+ experiências culturais significativas, bem como, fomentar relações afetivas e ligações com a cidade de Leiria. O presente projeto contou com a participação de dez seniores que pertencem ao Programa IPL60+. Ao longo de todo o processo de intervenção realizaram-se seis sessões de aula e duas de visita pela cidade, foram trabalhados temas ligados à memória e à afetividade, ao património e à cultura, ao espaço público e privado, com o intuito de construir um roteiro em que as memórias de cada um dos participantes tivesse destaque na descrição e apropriação do espaço da cidade. Não obstante, o que se pretendia, acima de tudo, era fomentar momentos de partilha de conhecimento, espaços de convívio e socialização. O presente projeto trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, inserido na tipologia de investigação-ação. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta, registada no diário de bordo que foi realizado ao longo de todo o processo; os questionários de carácter aberto realizados aos participantes e as entrevistas semiestruturadas, também aplicadas aos participantes. O instrumento escolhido para tratamento dos dados foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitem perceber que os participantes não tinham uma relação muito fortalecida com a cidade de Leiria, mas manifestavam interesse em conhecer a história e visitar todos os espaços históricos que tinham ao seu dispor, num ambiente de convívio e de partilha de conhecimentos, constituindo-se em pontos fundamentais que estimulam a participação cultural e a criação de experiências culturais significativas.
- DANZA CREATIVA EN EL CONVENTO SANTA CLARA: OTRA MIRADA DE LA CORPOREIDAD RELIGIOSA EN LA VEJEZPublication . Valencia, Maria Fernanda Motato; Milhano, Sandrina Diniz Fernandes; Silva, Clara Maria de Araújo Leão Cardoso daO olhar que a sociedade atual tem em relação à velhice não é das mais atenciosas nem respeitosas. As pessoas dificilmente se reconhecem nas pessoas que envelhecem, e quem envelhece tem medo de enfrentar esta fase natural da vida humana. Com o objetivo de promover um novo olhar sobre a velhice, este projeto de intervenção utilizou a dança criativa como ferramenta artística para promover novas corporeidades, ou seja, novas formas de sentir e viver a velhice. Através de uma metodologia de ação participativa e de exercícios de consciência corporal, expressão corporal e criação artística, as Irmãs Franciscanas do Convento de Santa Clara de Leiria dançaram com o propósito de tentar resistir aos preconceitos que classificam a velhice e as mulheres que optaram por uma vocação religiosa. Através da dança desenvolveu-se um espaço de liberdade, prazer e criatividade. Espero que este projeto de pesquisa possa contribuir para outras pesquisas que abordem intervenções com mulheres religiosas que estão passando pela fase da velhice ou que estimule outros pesquisadores a abordarem contextos que foram relegados e esquecidos.
- De que fala o teu corpo? A Dança Criativa como meio de Comunicação de siPublication . Baptista, Marta Maria Gonçalves; Freire, Carla Sofia Costa; Silva, Clara Maria de Araújo Leão Cardoso daO presente relatório surge no âmbito do projeto “Do que fala o teu Corpo – A Dança criativa como meio de comunicação”, implementado numa escola da Madeira no concelho de Câmara de Lobos. Considerando que a infância é um período de descobertas, através das experiências que a criança vai vivenciando. Desta forma a Dança criativa pode ser uma ferramenta para a comunicação de si com o exterior, contudo sem correr o risco de alguém as decifrar. A finalidade deste Projeto foi a de desenvolver e esmerar a capacidade de expressão e comunicação das crianças através da dança Criativa, mas também promover o autoconhecimento e o conhecimento pelos colegas. Com este projeto ficou concluído que a Dança Criativa é uma mais-valia, não só para a expressão corporal, como também para a comunicação do corpo, concentração nas aulas, maior conhecimento corporal e por fim no autoconhecimento das emoções.
- INSIGHTS E ESTRATÉGIAS PARA A COMUNICAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO ARTÍSTICA: O CASO DE ESTUDO MAIO CRIATIVOPublication . Pedroso, Beatriz Marques; Cantú, William AfonsoEste trabalho de mestrado propõe um projeto de investigação e intervenção no âmbito da Intervenção e Animação Artísticas. O objetivo principal foi criar uma produção de conteúdos de comunicação que promova projetos artísticos, mais especificamente, o Projeto Maio Criativo. O projeto desenvolvido neste trabalho também procura compreender o papel da comunicação digital na estratégia de projetos na área da intervenção artística, bem como refletir sobre estratégias para aumentar a notoriedade de projetos na comunidade. O projeto envolveu a criação de uma produção de comunicação estratégica, aplicado através de posts e stories no Instagram, no perfil do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. O projeto também analisou o impacto da divulgação de peças de comunicação digitais no caso específico do Maio Criativo. Para a realização deste projeto, foram utilizados métodos de pesquisa como Observação Participante, Matriz SWOT e Matriz PESTEL de forma a informar o desenvolvimento do projeto. A pertinência do projeto aqui apresentado é destacada pela necessidade de estimular novas formas de comunicar no setor cultural bem como compreender o potencial da mesma no caso do Maio Criativo.
- O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anosPublication . Silva, Fabiana Correia; Mangas, Catarina FradeO presente projeto foi elaborado no âmbito do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas e espelha-se num trabalho de investigação, especificando a literatura infantil, a educação artística, e a forma como estas, unidas, contribuem para o desenvolvimento da criança. Este foi realizado no Centro Cénico e de Bem-Estar Social da Cela, na sala de educação pré-escolar dos 3-4 anos. Tendo em conta que o grupo apresentava dificuldades de concentração e ao nível da linguagem, teve-se como finalidade aplicar um projeto que pudesse melhorar a comunicação oral e a aquisição de novas palavras. Pretendeu-se, nomeadamente, que o grupo adquirisse conhecimentos nas temáticas das cores, emoções e animais, comparando-os no início e no final da intervenção. Conjugando a literatura e as artes, esperava-se contribuir, em particular, para a aquisição de vocabulário. Durante o processo de intervenção foram lidas diversas histórias, sendo que essas funcionaram como facilitador às dinâmicas realizadas durante dois meses. As dinâmicas envolveram as artes plásticas, a música, o teatro e a dança, que tornaram as atividades lúdicas/educativas. Os resultados obtidos demostraram que o presente projeto teve um impacto positivo neste grupo de participantes, pois através de atividades lúdico-educativas, observou-se uma evolução a nível da comunicação, vocabulário, assim como a nível dos conhecimentos.
- Projeto Cria [Ativa Mente] As Expressões Artísticas, Dramática e Plástica, como forma de intervenção em contexto de Lar de Infância e JuventudePublication . Silva, Ana Lúcia Gomes Ferreira da; Lopes, Maria de São Pedro Santos Silva; Fortunato, Maria Albertina CarvalhoO Projeto Cria [Ativa Mente] é um projeto de intervenção artística implementado no Lar de Infância e Juventude da Casa Dr. Alves em Ourém, com jovens adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e a 17 anos de idade. Este projeto surge da dificuldade que estas jovens mostraram na relação entre elas e na dificuldade que as mesmas revelaram na gestão de sentimentos e emoções. Neste seguimento e considerando a importância que as expressões artísticas podem ter no facilitar da resolução de problemas, considerou-se utilizar a expressão dramática e expressão plástica como forma de intervenção, na tentativa de compreender qual o impacto destas linguagens artísticas na qualidade de vida destas jovens. Desta forma, após a recolha e análise de dados provenientes do projeto implementado podemos concluir que se obtiveram resultados positivos.
- “Recordar é viver” Fotografia Participativa na promoção do bem-estar de clientes do Serviço de Apoio DomiciliárioPublication . Pires, Márcia Lia Rodrigues; Sousa, Jenny Gil; Kowalski, Maria PereiraO presente relatório visa a apresentação de um projeto de intervenção focado na população idosa, especificamente voltado para um grupo de clientes do Serviço de Apoio Domiciliário do Lar Adventista para Pessoas Idosas Centro. A intervenção apoiou-se no princípio de que a intervenção artística, neste caso, através da fotografia participativa se pode estimular o indivíduo a nível emocional e social, promovendo o seu bem-estar e, consequentemente, diminuir sentimentos interligados com o isolamento social e a solidão. Ao longo deste relatório é possível seguir uma linha condutora do estudo que foi feito através do enquadramento teórico apoiado em literatura pertinente à contextualização dos temas selecionados. Da mesma forma que se faz o seguimento da metodologia qualitativa e da investigação-ação escolhidas como as diretrizes a seguir para o desenvolvimento do trabalho, sendo que a sua essência encaixa nas particularidades do projeto e do público-alvo selecionado. Através da exposição e análise dos dados pretendeu-se, não só, revelar o impacto que o projeto transpareceu nos clientes que participaram no mesmo, mas também sublinhar a importância da animação ao domicílio e a criação de mais iniciativas neste âmbito.