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- A 16-week intervention on mood and life quality in elderly: testing two exercise programsPublication . Oliveira, Bruno R.R.; Matos, Isabelle, C.; Maranhão, G. Neto; Rodrigues, Filipe; Monteiro, Diogo; Lattari, Eduardo; Machado, SergioThe purpose was to examine the effects of strength training program (STP) and multi-component training program (MTP) on mood states in physically active elderly. Thirty Brazilian elderly (female=21; male=9) aged between 65 and 75 years (66.94.1) with BodyMass Index (BMI) ranging from 25.6 to 31.0 kg/m2 (28.31.2), were enrolled for research. The elderly were randomly assigned into two groups: Strength Training Program (STP; age=66.74.4 years, BMI=28.21.3 kg/m2) and Multi-Component Program (MTP; age=67.13.9years, BMI=28.51.0 kg/m2). STP group performed three 1-hour sessions per week, working at a range of 3 sets, 8-10 repetitions, and 2-minute recovery between sets and exercises. MTP group performed two different types of exercise sessions: a) 50 minutes of Zumba©, followed by 5-10 minutes of dynamic stretching exercises; b) 40 minutes of body-weight dynamic and static exercises, as well as agility and balance movements. The Profile of Mood States (POMS) was applied to assess mood at baseline and post-intervention. No significant interaction or main effect for group and time was showed for six factors of the POMS. However, the magnitude-based inference showed that MTP is likely beneficial to reduce fatigue. On the other hand, MTP is possibly harmful to increase confusion and to reduce vigor when compared to STP. In practical terms, we can conclude that older people physically active seems to attain an adaptation in mood responses minimizing the additional effects of STP and MTP
- Socio-Cultural and Somatic Factors Associated with Children’s Motor CompetencePublication . Lopes, Vítor P.; Monteiro, DiogoThe purpose of this study was to assess the effect of somatic and socio-cultural factors on children’s motor competence (MC). MC was assessed through the standing long jump (SLJ), distance throw of a tennis ball (TTB), and 20 m dash (20 m) in 181 children (84 girls) with a mean age of 6.10(0.47) years. The effect of socio-economic status, house/living space, educational practices, the child’s interaction with peers and siblings, and the sum of five skinfolds (SS) were analysed via structural equation modelling (SEM) in each motor skill. The SEM models displayed a good fit to the data. In addition, standardized direct effects are significant on different outcome variables, except for brotherhood relationship (BR) and peer relationship in TTB, and 20 m dash and BR in standing long jump (SLJ). SS are negatively related to all motor skills.
- Nomad - Design e manufactura tradicional, criação de uma marcaPublication . Guariglia, Maria Benedetta; Pires, Fernando Alípio BrízioEsta investigação visa o desenvolvimento de uma coleção de objetos que procura fundir o artesanato e o design através de uma troca cultural. A partir da exploração de vários tecidos oriundos de diferentes partes do mundo, foi desenvolvido Nomad que tenta inovar e valorizar a identidade cultural local. O projeto, promoveu a inserção de processos e metodologias de design e de artesanato, criando uma coleção de acessórios de moda que valoriza a cultura material do território. Esta valorização deu-se através da utilização de matérias primas disponíveis e técnicas tradicionais locais. Com a industrialização e a mudança rápida da vida quotidiana, os produtos artesanais adaptaram-se a novas exigências, experimentando contínuas transformações. É fundamental salvaguardar e promover o artesanato tradicional e criativo, que garante um valor genuíno indiscutível. Os resultados alcançados pelo projeto demonstram como a aproximação entre design, artesanato e cultura se configuram numa análise capaz de tornar um produto competitivo no mercado atual, não apenas pelos seus atributos estéticos, mas também pelos seus aspectos sociais e culturais. Pretende-se que este trabalho possa de alguma forma contribuir, através do design, para um conhecimento mútuo do artesanato e para o desenvolvimento do seu potencial no âmbito do design.
- De que fala o teu corpo? A Dança Criativa como meio de Comunicação de siPublication . Baptista, Marta Maria Gonçalves; Freire, Carla Sofia Costa; Silva, Clara Maria de Araújo Leão Cardoso daO presente relatório surge no âmbito do projeto “Do que fala o teu Corpo – A Dança criativa como meio de comunicação”, implementado numa escola da Madeira no concelho de Câmara de Lobos. Considerando que a infância é um período de descobertas, através das experiências que a criança vai vivenciando. Desta forma a Dança criativa pode ser uma ferramenta para a comunicação de si com o exterior, contudo sem correr o risco de alguém as decifrar. A finalidade deste Projeto foi a de desenvolver e esmerar a capacidade de expressão e comunicação das crianças através da dança Criativa, mas também promover o autoconhecimento e o conhecimento pelos colegas. Com este projeto ficou concluído que a Dança Criativa é uma mais-valia, não só para a expressão corporal, como também para a comunicação do corpo, concentração nas aulas, maior conhecimento corporal e por fim no autoconhecimento das emoções.
- De que fala o teu corpo? A Dança Criativa como meio de Comunicação de siPublication . Baptista, Marta Maria Gonçalves; Freire, Carla Sofia Costa; Silva, Clara Maria de Araújo Leão Cardoso daO presente relatório surge no âmbito do projeto “Do que fala o teu Corpo – A Dança criativa como meio de comunicação”, implementado numa escola da Madeira no concelho de Câmara de Lobos. Considerando que a infância é um período de descobertas, através das experiências que a criança vai vivenciando. Desta forma a Dança criativa pode ser uma ferramenta para a comunicação de si com o exterior, contudo sem correr o risco de alguém as decifrar. A finalidade deste Projeto foi a de desenvolver e esmerar a capacidade de expressão e comunicação das crianças através da dança Criativa, mas também promover o autoconhecimento e o conhecimento pelos colegas. Com este projeto ficou concluído que a Dança Criativa é uma mais-valia, não só para a expressão corporal, como também para a comunicação do corpo, concentração nas aulas, maior conhecimento corporal e por fim no autoconhecimento das emoções.