ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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- Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Um estudo sobre as tarefas de partilha equitativa na aprendizagem dos números racionais num contexto de ensino exploratório no 5.º anoPublication . Abrantes, Filipa AscensoO presente relatório surge no âmbito do Mestrado de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes fundamentais: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, - a dimensão reflexiva -, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso realizado ao longo das práticas pedagógicas desenvolvidas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta reflexão recai sobre aspetos marcantes da prática pedagógica, nomeadamente: expetativas e receios, processos de observação, planificação, intervenção, avaliação, reflexão e investigação. Na segunda parte, - a dimensão investigativa, apresenta-se um estudo realizado com uma turma do 5.º ano de escolaridade, numa escola do centro do país. Este estudo teve como objetivo principal perceber as potencialidades e as limitações da resolução de tarefas de partilha equitativa no desenvolvimento do sentido de número racional naqueles alunos, em contexto de ensino exploratório. Para atingir o referido objetivo foi implementada uma sequência de tarefas de partilha equitativa em contexto de ensino exploratório. Em termos metodológicos, adotou-se o paradigma interpretativo, com uma abordagem essencialmente qualitativa, e um design de um estudo de caso: sequência de tarefas. Para a recolha dos dados, recorreu-se à observação participante, à análise documental e às gravações em vídeo. Os resultados evidenciam que a exploração de tarefas de partilha equitativa promove a modelação e o emergir de ideias fundamentais sobre números racionais. Evidenciam, ainda, que o facto de os alunos não estarem familiarizados com tarefas exploratórias, pode tornar-se uma limitação aquando da sua implementação.
- Refletindo acerca da prática pedagógica:Investigando a criatividade na formulação de problemas e as conceções de problema matemático de alunos do 4.º ano de escolaridade.Publication . Piedade, Beatriz de Freitas Castelão Lopes daO presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se organizado em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca do trabalho que a autora realizou com crianças do 1.º e 2.º CEB. Focando a participação ativa das crianças no processo ensino-aprendizagem, a realização de atividades práticas e a avaliação, reflete-se acerca das situações que se consideraram determinantes para a construção da identidade profissional da futura professora. Na dimensão investigativa surge uma investigação de índole qualitativa com o objetivo de compreender qual a influência de uma sequência de tarefas focada na formulação de problemas nas conceções de problema matemático e nas capacidades criativas de quatro alunos de uma turma do 4.º ano do 1.º CEB. A recolha de dados passou pela implementação de questionários, antes e após a implementação da sequência de tarefas, e pela recolha das produções dos alunos aquando da realização das tarefas da referida sequência. A análise dos dados recolhidos parece indicar que o trabalho realizado influenciou as conceções de problema matemático dos alunos e que o mesmo poderá ter contribuído para o desenvolvimento da criatividade de alguns casos do estudo.
- Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – Educação Financeira nas aulas de Matemática: O caso do 5.º ano de escolaridadePublication . Correia, Susana Daniela Gonçalves; Pinto, Hélia Gonçalves; Tavares, Dina dos SantosO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas dimensões: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Na primeira dimensão, realiza-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso realizado ao longo das práticas pedagógicas no âmbito do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, realçando-se experiências vividas, aprendizagens realizadas e dificuldades enfrentadas. Na segunda dimensão, apresenta-se um estudo de carácter qualitativo desenvolvido num contexto de 5.º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Matemática. Neste procurou-se perceber como se pode desenvolver a Educação Financeira nas aulas de Matemática, através da aplicação de uma sequência de tarefas contextualizada com situações financeiras consideradas próximas e/ou do interesse dos alunos. Para atingir este objetivo, procurou-se conhecer as estratégias e as dificuldades dos alunos, bem como as potencialidades e as limitações das tarefas implementadas. Os resultados do estudo demonstram que os alunos recorrem preferencialmente à representação simbólica, sendo a sua principal dificuldade relacionada com erros de cálculos frequentes durante a resolução de problemas e a comunicação matemática escrita. Ficou ainda evidente que os alunos realizaram aprendizagens matemáticas e financeiras, emanadas da realização e exploração das tarefas implementadas. Como principal limitação das tarefas matemáticas em contexto financeiro, destaca-se o tempo de aula necessário para a exploração de todos os conceitos e situações.
- Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEBPublication . Figueiredo, Joana Filipa Lopes; Reis, Susana Alexandre dosO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e tem como principal objetivo analisar e refletir sobre o percurso realizado nas Práticas Pedagógicas. Desta forma, dedicamos a I parte à dimensão reflexiva e a II parte à dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma breve caracterização dos contextos e intervenientes, com os quais se contatou ao longo das Práticas Pedagógicas. Apresenta-se, ainda, uma reflexão crítica e fundamentada acerca das experiências mais significativas e as principais dificuldades e aprendizagens, tanto da professora como dos alunos, tendo em consideração as propostas pedagógicas implementadas. Na dimensão investigativa apresenta-se um estudo de caso, desenvolvido com uma turma de 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com o objetivo de identificar, compreender e refletir sobre as ideias dos alunos acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB, bem como refletir sobre a influência do projeto - “Como é o 5.º ano?” - nas ideias destes acerca da sua transição. Desta forma, foi definida a seguinte questão de investigação: Quais as ideias dos alunos do 4.º ano de escolaridade acerca da sua transição do 1.º para o 2.º CEB? As respostas obtidas pelos alunos em estudo e a sua participação com os colegas da turma, durante o desenvolvimento do projeto, evidenciaram, no geral, que as suas ideias evoluíram, positivamente, em relação às preocupações iniciais. Por exemplo, o receio de sofrerem de bullying nas escolas, foi atenuado através do diálogo estabelecido na sala de aula entre os alunos, espontaneamente ou sugerido pela professora, e do contacto estabelecido com uma escola de 2.º CEB e das informações obtidas.
- Uma reflexão de um percurso pelo 1º e 2º ciclo do ensino básico. Os números racionais no 6º ano de escolaridadePublication . Pires, Cláudia Marisa Vilela; Pinto, Hélia GonçalvesO presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB e encontra-se organizado em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso que a autora realizou com crianças do 1º e 2º CEB. Esta reflexão focou-se em aspetos essenciais no decorrer das práticas de ensino supervisionado, nomeadamente o percurso da autora em relação às suas expectativas e receios, processos de observação, planificação e avaliação. Apresenta a sua perspetiva como aluna e como professora e, também, as situações que podem ter contribuído para a sua identidade profissional, agora e para o futuro. Na dimensão investigativa apresenta-se uma investigação de paradigma interpretativo, de índole essencialmente qualitativa, tratando-se de um estudo de caso, com o objetivo de perceber o percurso realizado por uma turma de 6º ano de escolaridade, durante a exploração de uma sequência de tarefas sobre multiplicação de números racionais em contexto de ensino exploratório. Para a recolha de dados foi necessário realizar uma sequência de tarefas e recolher as produções dos alunos aquando da realização das tarefas da referida sequência. A análise dos dados recolhidos parece indicar que este trabalho promoveu a aquisição de novas estratégias de resolução de tarefas e a compreensão do conceito de multiplicação de números racionais, que por parte de muitos alunos ainda não tinha sido desenvolvida.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em CiênciasPublication . Duarte, Nicole Gaspar; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Reis, Susana Alexandre dosO presente relatório, referente ao Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão re-flexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamen-tada acerca dos aspetos considerados mais relevantes, bem como das aprendizagens mais significativas que foram sendo desenvolvidas ao nível pessoal, social e profissional nos vários contextos de Prática Pe-dagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Bási-co nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo sobre o desenvol-vimento profissional da investigadora com vista à inovação das práti-cas pedagógicas em Ciências através de atividades práticas laboratori-ais e experimentais realizadas com alunos do 4.º ano de escolaridade. Trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, assente numa metodologia de investigação-ação, para o qual foi definida a questão de investigação: Como inovar os processos de ensino e de aprendiza-gem de Ciências numa turma do 4.º ano, através da conceção e im-plementação de atividades práticas laboratoriais e experimentais so-bre eletricidade? Os dados recolhidos evidenciam que houve uma evolução por parte dos alunos, tanto no que concerne às suas ideias sobre circuitos elétricos e seus componentes, quer relativamente à mobilização de competências investigativas.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Contributos de uma sequência pedagógico-didática com enfoque CTS, sobre benefícios e perigos da radiação solar, para o desenvolvimento de competências por alunos do 4.º ano de escolaridade.Publication . Magalhães, Tatiana Sofia Gaspar; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Reis, Susana Alexandre dosO presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta-se dividido em duas partes: dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca do desenvolvimento profissional, social e pessoa nos diferentes contextos de Prática Pedagógica em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico e 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais, salientando as principais dificuldades e aprendizagens desenvolvidas enquanto professora em formação. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo de caso desenvolvido com uma turma de 4.º ano de escolaridade do ensino básico com a questão de investigação: De que modos pode a participação numa proposta pedagógico-didática com enfoque CTS, centrada nos benefícios e perigos da radiação solar, contribuir para o desenvolvimento de competências por alunos de uma turma do 4.º ano do 1.º CEB? Es-ta investigação tem carácter qualitativo e insere-se na metodologia de Investigação Baseada em Design (IBD), na medida em que configurou um projeto de intervenção e investigação sobre a prática, através da implementação de uma sequência pedagógico-didática Os dados recolhidos evidenciam que a implementação da sequência pedagógico-didática contribuiu para o desenvolvimento de competências por parte dos alunos, havendo igualmente uma evolução, tanto no que concerne às ideias destes sobre a radiação solar e os benefícios desta como relativamente aos malefícios da radiação solar e às formas de proteção contra a radiação solar. A sequência permitiu ainda o desenvolvimento profissional da investigadora, através das reflexões so-bre cada atividade.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Investigando sobre os contributos de atividades práticas acerca da eletricidade para as aprendizagens dos alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gomes, Joana Zita Freitas; Reis, Susana Alexandre dosO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, pertencente ao atual plano de estudos do Mestrado do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB, ministrado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria é constituído por uma dimensão reflexiva e uma dimensão investigativa. A dimensão reflexiva, apresenta um olhar crítico acerca do percurso desenvolvido pela futura professora nos diversos contextos da Prática Pedagógica, através do aprofundamento de situações da própria prática que contribuíram para o desenvolvimento profissional, pessoal e social da professora em formação. A dimensão investigativa, apresenta um estudo sobre a própria prática da professora em formação, focado nas atividades práticas e nas aprendizagens desenvolvidas pelos alunos do 4.º ano de escolaridade acerca da eletricidade. Este estudo assumiu um carater qualitativo, sendo a investigação sobre a própria prática, para o qual se definiu a seguinte questão de investigação: Como é que as atividades práticas promovem o desenvolvimento de aprendizagens dos alunos do 4.º ano acerca da eletricidade? Os dados recolhidos evidenciam que houve uma evolução por parte dos alunos, tanto no que concerne aos conhecimentos como à mobilização de competências investigativas sobre eletricidade.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. A emergência do pensamento algébrico num contexto de Ensino Exploratório - um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.Publication . Alves, Ana Lúcia Vieira; Reis, Susana Alexandre dos; Santos, Olga Maria Assunção Pinto dosO presente relatório engloba a experiência vivenciada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se dividido em duas dimensões: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva explanam-se as experiências vivenciadas nos diferentes contextos de prática pedagógica, de forma crítica e fundamentada. As reflexões encontram-se subdivididas em ciclos de ensino e em referentes que refletem as dificuldades e aprendizagens desenvolvidas nas diferentes práticas. A dimensão investigativa surgiu no âmbito da Prática Pedagógica II do 1.º CEB, realizada numa turma do 3.º ano de escolaridade. Este estudo apresenta um carácter qualitativo, na medida em que se descreve e compreende a emergência de pensamento algébrico, num contexto de Ensino Exploratório. A recolha de dados incidiu sobre a realização de sete tarefas matemáticas em aula, tendo sido recolhidas informações sobre os momentos de discussão coletiva com a turma e realizada a análise de conteúdo das resoluções escritas dos alunos. Os resultados obtidos parecem demonstrar que alguns alunos desenvolveram características de pensamento algébrico. A reflexão no processo de investigação demonstra a necessidade da professora-investigadora de modificar as suas práticas, nomeadamente no momento de discussão em sala de aula.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando o desenvolvimento da capacidade de argumentação numa sequência de ensino organizada segundo o modelo dos 7E sobre a poluição por plásticosPublication . Azevedo, Fabiana Priscila Paiva; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaO presente relatório teve a sua génese no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre os aspetos considerados mais relevantes, desde as dificuldades sentidas ao longo das diversas práticas de ensino supervisionadas, à forma como foram ultrapassadas, até às aprendizagens significativas realizadas através da (con)vivência com estas e com os demais envolvidos em cada uma das práticas pedagógicas realizadas. Na dimensão investigativa é explanado o estudo que surgiu no âmbito de uma experiência educativa vivenciada pela mestranda, em contexto de Prática Pedagógica do 1.º CEB, numa turma do 4.º ano de escolaridade; organizou-se uma investigação qualitativa, que assumiu a forma de um estudo de caso, realizado em torno do desenvolvimento de uma sequência didático-pedagógica, sobre a poluição por plásticos, nomeadamente no oceano, com vista ao desenvolvimento de competências de pensamento crítico pelos alunos. A análise dos dados consistiu numa análise do conteúdo dos dados recolhidos, por categorias, o que permitiu a construção de tabelas que cruzam as unidades de análise com as capacidades de pensamento crítico mobilizadas pelos alunos. A interpretação destes dados fez-se por inferências. Os resultados obtidos mostram que a mobilização das capacidades de pensamento crítico não evoluiu de forma gradual e as poucas evoluções verificadas têm de ser analisadas em função do intervalo de tempo de implementação da sequência didático-pedagógica.