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- Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Contributos de uma sequência pedagógico-didática com enfoque CTS, sobre benefícios e perigos da radiação solar, para o desenvolvimento de competências por alunos do 4.º ano de escolaridade.Publication . Magalhães, Tatiana Sofia Gaspar; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Reis, Susana Alexandre dosO presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta-se dividido em duas partes: dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca do desenvolvimento profissional, social e pessoa nos diferentes contextos de Prática Pedagógica em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico e 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais, salientando as principais dificuldades e aprendizagens desenvolvidas enquanto professora em formação. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo de caso desenvolvido com uma turma de 4.º ano de escolaridade do ensino básico com a questão de investigação: De que modos pode a participação numa proposta pedagógico-didática com enfoque CTS, centrada nos benefícios e perigos da radiação solar, contribuir para o desenvolvimento de competências por alunos de uma turma do 4.º ano do 1.º CEB? Es-ta investigação tem carácter qualitativo e insere-se na metodologia de Investigação Baseada em Design (IBD), na medida em que configurou um projeto de intervenção e investigação sobre a prática, através da implementação de uma sequência pedagógico-didática Os dados recolhidos evidenciam que a implementação da sequência pedagógico-didática contribuiu para o desenvolvimento de competências por parte dos alunos, havendo igualmente uma evolução, tanto no que concerne às ideias destes sobre a radiação solar e os benefícios desta como relativamente aos malefícios da radiação solar e às formas de proteção contra a radiação solar. A sequência permitiu ainda o desenvolvimento profissional da investigadora, através das reflexões so-bre cada atividade.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Investigando sobre os contributos de atividades práticas acerca da eletricidade para as aprendizagens dos alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gomes, Joana Zita Freitas; Reis, Susana Alexandre dosO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, pertencente ao atual plano de estudos do Mestrado do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB, ministrado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria é constituído por uma dimensão reflexiva e uma dimensão investigativa. A dimensão reflexiva, apresenta um olhar crítico acerca do percurso desenvolvido pela futura professora nos diversos contextos da Prática Pedagógica, através do aprofundamento de situações da própria prática que contribuíram para o desenvolvimento profissional, pessoal e social da professora em formação. A dimensão investigativa, apresenta um estudo sobre a própria prática da professora em formação, focado nas atividades práticas e nas aprendizagens desenvolvidas pelos alunos do 4.º ano de escolaridade acerca da eletricidade. Este estudo assumiu um carater qualitativo, sendo a investigação sobre a própria prática, para o qual se definiu a seguinte questão de investigação: Como é que as atividades práticas promovem o desenvolvimento de aprendizagens dos alunos do 4.º ano acerca da eletricidade? Os dados recolhidos evidenciam que houve uma evolução por parte dos alunos, tanto no que concerne aos conhecimentos como à mobilização de competências investigativas sobre eletricidade.
- Lagoon GardensPublication . Clemente, David Antunes; Carvalho, Mário João Paulo de JesusO turismo rural e o ecoturismo são mercados turísticos em constante crescimento que se têm tornado cada vez mais importantes, dado que a consciência ambiental das populações tem vindo a aumentar, tal como o interesse por novas experiências em meios rurais, onde é mais privilegiado o contacto com a natureza. O grande objetivo no setor do turismo rural é fazer com que os turistas visitem e pernoitem nos locais onde existe a atração que procuram. Para que tal aconteça, é importante que existam na região empreendimentos turísticos atrativos, bem localizados geograficamente, e que ofereçam os serviços que os clientes idealizem receber, de acordo com o local onde a oferta está inserida. Os empreendimentos turísticos rurais são uma excelente solução para atrair e reter os turistas, já que lhes proporciona o alojamento e as atividades idealizadas, aumentando assim a circulação dos turistas nas regiões, promovendo o comércio local e o desenvolvimento económico das comunidades, aumentando da interação social. O presente projeto tem como propósito o estudo da viabilidade de um empreendimento turístico no concelho de Óbidos, nomeadamente com 12 moradias, 1 edifício com restaurante e receção, 1 ginásio, 1 health fitness, 1 parque de merendas, 1 piscina, 1 campo de ténis e 1 campo de futsal. O empreendimento turístico está inserido num local próximo da Lagoa de Óbidos e da vila de Óbidos, onde a oferta de atividades de animação turística e atividades culturais é cada vez mais elevada. O projeto está estruturado em 4 fases: na primeira fase do projeto, é realizada uma análise interna que inclui o estudo dos setores turísticos nos quais o projeto se insere, uma análise externa onde está elaborada a análise de PEST e análise da competitividade do setor; na segunda fase é apresentado o empreendimento turístico, assim como o local onde o mesmo se localiza; na terceira fase, é elaborado o plano de marketing, constituído por duas análises, uma análise interna e outra externa, os fatores críticos de sucesso e o plano de marketing mix; na quarta fase, é apresentado o plano financeiro que avalia viabilidade económico-financeira do projeto.