Browsing by Issue Date, starting with "2021-11-11"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Sustainability communications and the ceramic tile industryPublication . Sabet, Nazanin; Simões, Fábio Jorge Pereira; Lisboa, Ana Catarina CadimaThis research project proposes to analyze the significance of communication in the success and announcement of ceramic factories, specifically in the sustainable production process, observing how communication works in disseminating sustainability and how it can be an advantage for the factories, working as a vital element of their communication strategies. Thus issues related to sustainability in the ceramic industry are discussed in this work. The importance of communication, its promotion of brand representation, and its relationship with the focus study group, namely architects, constructors, and interior designers, make the audience realize its sustainable practices. The research methodology used in the research consists of analyzing tools/media communication used by two companies, the Mota Ceramic Solutions group and the Tabriz Tile group, trying to know if they are communicating their sustainability-related activities efficiently. The data was collected mainly from the websites of leading ceramic manufacturing companies for qualitative analysis. In addition, a survey was done on end-users of the products, focusing on architects, constructors and, interior designers who decide on material selection for a building. The research emphasizes the gap and lack of guidelines for endusers to choose more sustainable products. Ultimately, after analyzing the results and following the theoretical background of the work, the two case study companies are recommended to improve their communicational methods through: • Publishing environment-related actions • Including sustainability indicators in products • Publishing sustainability-related certificates • Promoting Corporate Social Responsibility activities
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando o desenvolvimento da capacidade de argumentação numa sequência de ensino organizada segundo o modelo dos 7E sobre a poluição por plásticosPublication . Azevedo, Fabiana Priscila Paiva; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaO presente relatório teve a sua génese no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre os aspetos considerados mais relevantes, desde as dificuldades sentidas ao longo das diversas práticas de ensino supervisionadas, à forma como foram ultrapassadas, até às aprendizagens significativas realizadas através da (con)vivência com estas e com os demais envolvidos em cada uma das práticas pedagógicas realizadas. Na dimensão investigativa é explanado o estudo que surgiu no âmbito de uma experiência educativa vivenciada pela mestranda, em contexto de Prática Pedagógica do 1.º CEB, numa turma do 4.º ano de escolaridade; organizou-se uma investigação qualitativa, que assumiu a forma de um estudo de caso, realizado em torno do desenvolvimento de uma sequência didático-pedagógica, sobre a poluição por plásticos, nomeadamente no oceano, com vista ao desenvolvimento de competências de pensamento crítico pelos alunos. A análise dos dados consistiu numa análise do conteúdo dos dados recolhidos, por categorias, o que permitiu a construção de tabelas que cruzam as unidades de análise com as capacidades de pensamento crítico mobilizadas pelos alunos. A interpretação destes dados fez-se por inferências. Os resultados obtidos mostram que a mobilização das capacidades de pensamento crítico não evoluiu de forma gradual e as poucas evoluções verificadas têm de ser analisadas em função do intervalo de tempo de implementação da sequência didático-pedagógica.
- Estudo bioquímico e fisiológico aplicado à macroalga Saccorhiza polyschidesPublication . Antunes, Madalena Sofia Fernandes; Gonçalves, José Carlos Dias Duarte; Debiasi, Clayton; Mouga, Teresa Margarida Lopes da Silva; Afonso, Clélia Paulete Correia NevesAs macroalgas marinhas são recursos abundantes muitas vezes subvalorizados. Tendo em conta a vasta costa portuguesa, as macroalgas são um recurso de fácil acesso e promissor no que respeita ao seu conteúdo em compostos bioativos. A cultura de células e tecidos vegetais é um ramo da biotecnologia que visa a propagação de espécies vegetais, inicialmente in vitro, em meio nutritivo e em condições asséticas. O meio de cultura para a multiplicação de espécies vegetais tem de fornecer o conteúdo mineral, uma fonte de carbono, vitaminas e, frequentemente, reguladores de crescimento. Dentro dos reguladores de crescimento mais conhecidos encontram-se as auxinas, citocininas, giberelinas e ácido abscísico, as quais são frequentemente obtidas sinteticamente, e aplicadas neste tipo de cultura. A Saccorhiza polyschides, uma macroalga abundante nos meses de verão na costa de Peniche, é regularmente associada à agricultura como um fertilizante eficaz. Desta forma, a sua associação a reguladores de crescimento vegetais torna-se inevitável. Sendo assim, o principal objetivo deste trabalho foi extrair reguladores de crescimento vegetais desta alga, de modo a substituir as commumente utilizadas em cultura de células e tecidos vegetais. Para tal, analisou-se o conteúdo em macro e microelementos da alga em estudo e avaliou-se um extrato etanólico no que respeita à sua capacidade antioxidante e reguladora de crescimento. Posteriormente, recorreu-se a técnicas cromatográficas para a extração, separação e purificação de compostos de natureza auxínica ou citocinínica. Verificou-se que a S. polyschides possui um conteúdo mineral maioritariamente composto por potássio e sódio, respetivamente aos macroelementos, e por boro e ferro, no que respeita aos oligonutrientes. O extrato etanólico demonstrou possuir um conteúdo total em fenóis de 400 ± 13 µg EAG/g PS. No entanto, este extrato não mostrou eficácia na substituição de citocininas durante a micropropagação de castanheiro (Castanea sp.) nas concentrações testadas, verificando-se ainda uma diminuição do vigor e um aumento da oxidação e vitrificação dos explantes com o aumento da concentração do extrato adicionado ao meio de cultura. Ainda assim, foi possível verificar a presença de citocininas no extrato algal, quando aplicadas em meio de cultura com a finalidade de produzir biomassa de callus de Glycine max. Não se observou a presença de auxinas após a tentativa de extração e purificação cromatográfica deste regulador de crescimento da alga.