Browsing by Issue Date, starting with "2020-06-19"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Contributos para a Implementação do Sistema de Gestão de Energia na Schaeffler Portugal Unipessoal,LdaPublication . Almeida, Guilherme José Aranha Fragateiro; Ribeiro, Eliseu Manuel Artilheiro; Carvalho, Fábio; Heleno, Maria Lizete LopesEste documento representa o acompanhamento da implementação de um Sistema de Gestão Energético na Schaeffler Portugal Unipessoal, Lda, realizado no âmbito de um estágio de mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria. Ao longo do documento é detalhada uma análise às instalações da fábrica, aos consumidores energéticos e aos dados inerentes aos consumos que lhes estão associados de modo a que seja possível identificar a legislação que a empresa deve ter em consideração assim como caracterizar o seu estado energético O estágio compreende o acompanhamento da preparação da Schaeffler Portugal Unipessoal, Lda no sentido de dar resposta às auditorias energéticas internas e externas, sendo efetuada uma análise dos requisitos normativos associados à ISO 50001 e ao cumprimento destes por parte da empresa. A abordagem feita durante o estágio consiste também no estudo das medidas de utilização racional energética definidas pela empresa, verificando a hipótese de implementar medidas adicionais de modo a melhorar o seu desempenho energético. É apresentado no fim um estudo relativo à implementação de painéis fotovoltaicos nas instalações da Schaeffler Portugal Unipessoal, Lda, verificando-se a possibilidade de serem efetuados investimentos no âmbito da racionalização energética com um PRI menor que 3 anos.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Investigando sobre o meu desenvolvimento profissional com vista à inovação das práticas pedagógicas em CiênciasPublication . Duarte, Nicole Gaspar; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Reis, Susana Alexandre dosO presente relatório, referente ao Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta-se dividido em duas partes: a dimensão re-flexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamen-tada acerca dos aspetos considerados mais relevantes, bem como das aprendizagens mais significativas que foram sendo desenvolvidas ao nível pessoal, social e profissional nos vários contextos de Prática Pe-dagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Bási-co nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo sobre o desenvol-vimento profissional da investigadora com vista à inovação das práti-cas pedagógicas em Ciências através de atividades práticas laboratori-ais e experimentais realizadas com alunos do 4.º ano de escolaridade. Trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, assente numa metodologia de investigação-ação, para o qual foi definida a questão de investigação: Como inovar os processos de ensino e de aprendiza-gem de Ciências numa turma do 4.º ano, através da conceção e im-plementação de atividades práticas laboratoriais e experimentais so-bre eletricidade? Os dados recolhidos evidenciam que houve uma evolução por parte dos alunos, tanto no que concerne às suas ideias sobre circuitos elétricos e seus componentes, quer relativamente à mobilização de competências investigativas.
- O efeito da liderança virtuosa no empenhamento afetivo, na intenção de turnover e no desempenho individual dos colaboradoresPublication . Gomes, Daniela Cardoso; Marcelino, Neuza Manuel Pereira RibeiroOs escândalos ocorridos nos últimos anos têm criado o momentum para a necessidade de se promoverem práticas virtuosas na gestão das organizações e na vida económica. O que outrora era considerado ingénuo e impróprio da “virilidade” do mundo empresarial e económico passou a ser tomado como condição de sobrevivência do próprio sistema capitalista e um fator necessário ao progresso das sociedades. Assim sendo, o presente estudo procura investigar o efeito da liderança virtuosa num conjunto de atitudes e comportamentos de trabalho, nomeadamente no empenhamento afetivo, na intenção de turnover e no desempenho individual dos colaboradores. A amostra é constituída por 370 indivíduos oriundos de diversos setores de atividade que, voluntariamente, responderam a um questionário. Os resultados sugerem que (i) a liderança virtuosa explica o empenhamento afetivo, a intenção de turnover e o desempenho individual, (ii) o empenhamento afetivo explica a intenção de turnover e o desempenho individual, (iii) a relação entre a liderança virtuosa e a intenção de turnover é parcialmente mediada pelo empenhamento afetivo, e (iv) a relação entre a liderança virtuosa e o desempenho individual é totalmente mediada pelo empenhamento afetivo. Pesem embora as limitações do estudo, a evidência empírica ajuda a compreender que as organizações, e designadamente os líderes, podem promover uma força de trabalho afetivamente empenhada, motivada a permanecer na organização e a se esforçar por apresentar elevados níveis de desempenho individual, se encorajarem (de forma genuína e sustentável) perceções positivas nos indivíduos em relação à virtuosidade organizacional.
- Projeto de Construção de Centro Auto Roady e modelação doedifício em Tekla Structures (BIM)Publication . Ribeiro, Ivan Filipe Barbosa; Rodrigues, Hugo Filipe Pinheiro