Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.47 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se organizado em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa.
Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca do trabalho que a autora realizou com crianças do 1.º e 2.º CEB. Focando a participação ativa das crianças no processo ensino-aprendizagem, a realização de atividades práticas e a avaliação, reflete-se acerca das situações que se consideraram determinantes para a construção da identidade profissional da futura professora.
Na dimensão investigativa surge uma investigação de índole qualitativa com o objetivo de compreender qual a influência de uma sequência de tarefas focada na formulação de problemas nas conceções de problema matemático e nas capacidades criativas de quatro alunos de uma turma do 4.º ano do 1.º CEB. A recolha de dados passou pela implementação de questionários, antes e após a implementação da sequência de tarefas, e pela recolha das produções dos alunos aquando da realização das tarefas da referida sequência. A análise dos dados recolhidos parece indicar que o trabalho realizado influenciou as conceções de problema matemático dos alunos e que o mesmo poderá ter contribuído para o desenvolvimento da criatividade de alguns casos do estudo.
Description
Keywords
Matemática Ciências Naturais Criatividade Prática pedagógica Ensino básico do 1º ciclo