Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Investigando sobre os contributos de atividades práticas acerca da eletricidade para as aprendizagens dos alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório final_após correções formais.pdf2.3 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, pertencente ao atual plano de estudos do Mestrado do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB, ministrado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria é constituído por uma dimensão reflexiva e uma dimensão investigativa. A dimensão reflexiva, apresenta um olhar crítico acerca do percurso desenvolvido pela futura professora nos diversos contextos da Prática Pedagógica, através do aprofundamento de situações da própria prática que contribuíram para o desenvolvimento profissional, pessoal e social da professora em formação. A dimensão investigativa, apresenta um estudo sobre a própria prática da professora em formação, focado nas atividades práticas e nas aprendizagens desenvolvidas pelos alunos do 4.º ano de escolaridade acerca da eletricidade. Este estudo assumiu um carater qualitativo, sendo a investigação sobre a própria prática, para o qual se definiu a seguinte questão de investigação: Como é que as atividades práticas promovem o desenvolvimento de aprendizagens dos alunos do 4.º ano acerca da eletricidade? Os dados recolhidos evidenciam que houve uma evolução por parte dos alunos, tanto no que concerne aos conhecimentos como à mobilização de competências investigativas sobre eletricidade.

Description

Keywords

Ensino básico do 1º ciclo Ensino básico do 2º ciclo Eletricidade Aprendizagem

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue