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ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

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  • Refletindo sobre a Prática Pedagógica e sobre o papel das representações matemáticas na resolução de problemas envolvendo a divisão
    Publication . Sá, Beatriz Ferreira de; Oliveira, Ana Margarida Fernandes
    O presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do percurso no Mestrado em Ensino do 1.º ciclo e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo, nos anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024, e encontra-se dividido em duas partes: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. A “Dimensão Reflexiva” surge na perspetiva de refletir sobre as vivências e aprendizagens realizadas ao longo das Práticas Pedagógicas, focalizando aspetos relevantes para o meu percurso enquanto professora dos 1.º e 2.º ciclos, nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais. A segunda parte, a “Dimensão Investigativa”, apresenta um estudo realizado numa turma de 3.º ano de escolaridade, no âmbito das representações matemáticas para a resolução de problemas envolvendo a divisão. Assim, assente num paradigma interpretativo, pretende-se, respeitando o tipo de representações privilegiadas por cada aluno, analisar de que forma os alunos representam o seu raciocínio num contexto de resolução de problemas envolvendo a divisão e que significados atribuem ao resto. Para a concretização da presente investigação, a recolha de dados incidiu na observação direta participante e na análise documental das produções dos alunos. Os resultados, fruto do presente estudo, revelam que os alunos recorrem maioritariamente a representações simbólicas, encontrando-se apropriados de simbologia matemática para dar resposta aos problemas propostos, demonstrando compreender os diferentes sentidos da divisão e o papel a atribuir ao resto dependendo do contexto do problema.
  • Refletindo sobre a Prática Pedagógica e sobre o contributo dos materiais manipuláveis na aprendizagem das relações entre os constituintes dos prismas, pirâmides e bipirâmides
    Publication . Mateus, Beatriz Botas; Reis, Susana Alexandre dos; Oliveira, Ana Margarida Fernandes de
    O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se dividido em duas dimensões: a dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva são apresentados os momentos experienciados nos diferentes contextos de Prática Pedagógica, assumindo-se sempre uma postura crítica e reflexiva. Esta dimensão encontra-se dividida segundo os ciclos de ensino e conforme os referentes considerados pertinentes pela futura professora. A dimensão investigativa apresenta um estudo realizado na Prática Pedagógica II do 2.º ciclo, numa turma do 5.º ano de escolaridade. Este é um estudo qualitativo, na medida em que se pretende investigar o contributo dos materiais manipuláveis na aprendizagem de conteúdos da Geometria. Para a recolha de dados privilegiou-se a análise documental e a observação direta participante. Para o efeito foram adaptadas quatro tarefas e concebido um jogo didático, tendo sido recolhidas informações nos momentos de implementação das tarefas, bem como na análise de conteúdo das resoluções escritas dos alunos. Os resultados obtidos revelam que os materiais manipuláveis contribuem para a aprendizagem dos alunos e que estes, ainda, apresentam alguma dificuldade na comunicação e representação dos seus raciocínios. Como sugestões de melhoria, a professora-investigadora destaca a importância de se desenvolverem mais estudos neste âmbito, recorrendo a materiais manipuláveis e ao trabalho colaborativo, bem como de modificar uma parte da sua prática, nomeadamente, na gestão do tempo.
  • O meu percurso na Prática Pedagógica. A discussão coletiva de tarefas de partilha equitativa na aprendizagem dos números racionais
    Publication . Araújo, Ana Maria André; Pinto, Hélia Gonçalves; Duarte, Nicole Gaspar
    O presente relatório apresenta as minhas vivências no contexto de Prática Pedagógica do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se organizado em duas partes: a dimensão reflexiva (I) e a dimensão investigativa (II). A Parte I destaca de forma fundamentada as experiências educativas, aprendizagens e dificuldades mais relevantes do meu percurso. Apresenta reflexões que retratam a maneira singular de abordar a prática profissional e explicam o processo de (re)construção da minha identidade enquanto futura professora. A Parte II apresenta um estudo realizado no âmbito da Prática Pedagógica, com o objetivo de perceber o contributo da discussão coletiva no desenvolvimento da capacidade de resolução de tarefas de partilha equitativa numa turma de 5.º ano, em contexto de ensino exploratório. De forma a atingir o referido objetivo implementei uma sequência de tarefas de partilha equitativa em contexto de ensino exploratório. Para o estudo adotei o paradigma interpretativo, com uma abordagem essencialmente qualitativa e um design de um estudo de caso. A recolha de dados foi realizada principalmente através da gravação audiovisuais com análise do conteúdo das resoluções escritas e orais dos alunos. Os resultados obtidos mostram que a estratégia mais utilizada pelos alunos foi a representação icónica, a qual por sua vez parece ter promovido de forma intuitiva a representação simbólica. Os resultados revelam ainda que alguns alunos demonstraram dificuldades na leitura correta de números decimais, indo ao encontro do referido pela literatura da especialidade. Esses desafios sublinham a necessidade de estratégias pedagógicas que promovam uma compreensão mais profunda e integrada dos conceitos matemáticos.
  • Refletindo sobre a Prática Pedagógica: os sentimentos dos alunos face a diferentes recursos de avaliação – estudo de caso numa turma de 4.º ano de escolaridade
    Publication . Monteiro, Cátia Sofia Teixeira; Oliveira, Ana Margarida Fernandes
    Este relatório reflete as experiências vivenciadas ao longo da prática pedagógica no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais, e inclui duas componentes essenciais: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na componente reflexiva podemos encontrar duas reflexões: a primeira incide sobre o trabalho desenvolvido no 1.º ciclo, em turmas do 2.º e 4.ºano de escolaridade. Segue-se a experiência em contexto de 2.º ciclo, numa turma do 5.ºano de escolaridade, nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Destas reflexões emanam as principais dificuldades sentidas na prática pedagógica, como a gestão de sala e a adaptação de atividades às necessidades dos alunos, destacando o valor de estratégias diversificadas para promover o desenvolvimento das crianças. Apresentam-se também parte das aprendizagens realizadas, como o uso do jogo como estratégia educativa e a importância de integrar conteúdos de Ciência-Tecnologia-Sociedade para enriquecer a aprendizagem dos alunos. Na componente investigativa, foi elaborado um estudo sobre os sentimentos dos alunos em relação à utilização de diferentes recursos de avaliação (digitais e em papel). O principal objetivo da investigação foi explorar como os Recursos Educativos Digitais podem influenciar positivamente o processo de avaliação, através do desenvolvimento de sentimentos positivos, promovendo uma relação mais saudável e motivadora com a aprendizagem. O estudo envolveu a aplicação de questionários e tarefas de avaliação em formato digital e em papel e a análise dos resultados permitiu perceber que os alunos demonstram uma maior motivação e envolvimento quando utilizam ferramentas digitais, o que se pode refletir no seu desempenho.
  • Um Caminho em Construção, da Reflexão à Investigação sobre a prática
    Publication . Fontes, Carolina Tomás Santos; Reis, Susana Alexandre dos
    O presente relatório foi concretizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria. O relatório está dividido em duas grandes dimensões que elucidam o percurso académico da estudante, estruturado em torno de uma abordagem reflexiva e investigativa. Desta forma, a primeira parte compreende a dimensão reflexiva em contexto de Prática Pedagógica I e II em 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como na Prática Pedagógica I e II em Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste momento de partilha, emerge uma reflexão crítica e fundamentada, que clarifica a importância da observação, planificação, reflexão e avaliação, assim como de estratégias fundamentais para o sucesso escolar dos alunos e das alunas, em 1.º CEB e 2.º CEB. A segunda parte do relatório, a dimensão investigativa visa a identificação e compreensão de estereótipos de género numa turma de 6.º ano de escolaridade, antes e após a implementação de uma proposta pedagógica. De igual modo, percebe-se que tal proposta pedagógica promoveu diversos momentos de partilha de ideias em pequenos grupos e em grande grupo, entre os alunos e alunas, conduzindo à reflexão acerca dos estereótipos de género por partes dos alunos e alunas. Por fim, apresenta-se a conclusão final do relatório, integrando uma reflexão do percurso ao longo do mestrado.
  • Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas: a mobilização de práticas do Pensamento Computacional por alunos do 5.º ano em tarefas de Regularidades em sequências
    Publication . Vieira, Beatriz Almeida; Oliveira, Ana Margarida Fernandes; Reis, Susana Alexandre dos; Tavares, Dina dos Santos
    O presente relatório evidencia uma experiência de ensino vivenciada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e tem como principal objetivo referenciar e refletir todo o processo de aprendizagem dos envolvidos. Desta forma, encontra-se dividido em duas partes, a primeira parte destina-se à dimensão reflexiva e a segunda parte diz respeito à dimensão investigativa. No que concerne à dimensão reflexiva, esta encontra-se subdividida em duas categorias, isto é, 1.º CEB e 2.º CEB. Dentro de cada uma são apresentados, de forma fundamentada, os principais referentes de aprendizagem, dificuldades sentidas e experiências vivenciadas, tendo por base as orientações pedagógicas implementadas. Ainda neste capítulo surge a caraterização de cada contexto educativo experienciado e do respetivo grupo de alunos. Em relação à dimensão investigativa, apresenta-se um estudo realizado numa turma do 5.º ano de escolaridade no contexto de Prática Pedagógica no 2.º CEB. Este estudo assenta num paradigma qualitativo e tem como principal objetivo identificar as práticas do Pensamento Computacional mobilizadas pelos alunos na realização de uma sequência de tarefas sobre Regularidades em sequências, assentes no ensino exploratório. Para a recolha de dados foi realizada uma sequência didática composta por quatro tarefas, bem como foram tidos em consideração momentos de diálogo e discussão resultantes do modelo de ensino selecionado. Assim, as técnicas de recolha de dados e os seus instrumentos incidiram na observação direta e na análise documental das produções dos alunos. Os resultados obtidos revelam que os alunos mobilizam algumas das práticas do Pensamento Computacional, sobretudo a abstração, a decomposição e o reconhecimento de padrões nas suas produções e que a utilização das mesmas tem um impacto positivo no processo de aprendizagem dos alunos. Por outro lado, a investigação mostrou que os alunos evidenciam dificuldades na mobilização, autónoma, da prática de depuração.
  • Reflexões e Aprendizagens na Prática Pedagógica: Uma Investigação sobre o Uso de Histórias Infantis no Ensino da Matemática
    Publication . Peres, Ana Filipa Marques Baptista; Oliveira, Ana Margarida Fernandes
    O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, reflete sobre o percurso formativo e investigativo ao longo de dois anos de prática pedagógica em contextos distintos. A primeira parte do relatório é dedicada à dimensão reflexiva, onde são analisadas as experiências vividas durante as Práticas Pedagógicas nos 1.º e 2.º Ciclos, com especial foco na aplicação de estratégias pedagógicas inovadoras, tais como o uso de histórias infantis no ensino da matemática. Através da observação, planificação, atuação, avaliação e reflexão, foi possível identificar e superar desafios, adaptar metodologias e promover a aprendizagem significativa dos alunos. A investigação, que constitui a segunda parte do relatório, explora o contributo da utilização de histórias infantis como ferramenta para o ensino da matemática, analisando o impacto desta abordagem no envolvimento dos alunos e na resolução de problemas matemáticos. Os resultados obtidos demonstram que esta metodologia não só promoveu o interesse e a motivação dos alunos, como também facilitou a compreensão dos conceitos matemáticos. O relatório conclui com uma reflexão crítica sobre as aprendizagens adquiridas, as limitações encontradas e sugestões para futuras investigações.
  • Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB
    Publication . Ferreira, Ana Sofia Feliciano; Menino, Hugo Alexandre Lopes
    O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino no 1.ºCEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se dividido em dois tópicos: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Tem, assim, como principal objetivo dar a conhecer o meu percurso ao longo das práticas, assim como apresentar os pilares que sustentam a minha ação pedagógica. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma análise crítica sobre o percurso vivenciado ao longo das diferentes Práticas Pedagógicas, em contexto de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, procurou-se identificar referentes significativos para o meu desenvolvimento profissional, pessoal e social, ao longo de quatro semestres de Prática Pedagógica, evidenciando-se as aprendizagens desenvolvidas e as diferentes experiência vivenciadas que marcaram o meu percurso como professora. Na dimensão investigativa apresenta-se um estudo realizado numa turma de 5.° ano de escolaridade do 2.° CEB, com o intuito de compreender quais seriam as representações matemáticas utilizadas pelos mesmos, em diferentes tarefas, utilizando a metodologia de ensino exploratório na resolução de problemas. Assim, os dados recolhidos mostram que as representações utilizadas são de 3 tipologias, segundo NCTM (2017), pois são as representações com as quais se encontram mais habituados a trabalhar.
  • Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Investigando sobre contributos da metodologia de Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas sobre a temática do sistema urinário para as aprendizagens dos alunos do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Leão, Tatiana Jesus de Sousa; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva
    O presente relatório, referente ao Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica, devidamente fundamentada, acerca dos aspetos considerados como mais relevantes decorrentes das Práticas Pedagógicas no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico nas áreas de Matemática e Ciências Naturais, sendo identificadas as aprendizagens mais significativas para o desenvolvimento profissional, pessoal e social da futura professora. Na dimensão investigativa é apresentado um estudo de natureza qualitativa, recorrendo à implementação de uma metodologia ativa, a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, com alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, mais propriamente do 6.º ano de escolaridade, com o intuito de compreender os contributos desta metodologia na evolução das ideias dos alunos sobre a temática do sistema urinário. Assim sendo, definiu-se a seguinte questão de investigação: Em que medida a participação numa sequência pedagógico-didática sobre o sistema urinário recorrendo à Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas potenciou a evolução de conceções por alunos do 6.º ano? Os dados recolhidos evidenciam uma evolução por parte dos alunos ao nível das suas ideias sobre o sistema urinário, proporcionando ocasiões para o desenvolvimento de competências de comunicação, de resolução de problemas, de raciocínio, de pensamento crítico e competências de tomada de decisões e atitudes.
  • Refletindo sobre a Prática Pedagógica: O contributo da Metodologia de Trabalho por Projeto para o desenvolvimento de aprendizagens sobre sismos e vulcões
    Publication . Silva, Sara Domingues; Oliveira, Ana Margarida Fernandes de
    O presente relatório, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, está dividido em duas partes. A primeira parte é referente à dimensão reflexiva, na qual consta uma reflexão crítica e fundamentada sobre as práticas pedagógicas realizadas no 1.º CEB e no 2.º CEB, uma por capítulo. Para cada uma delas é feita uma breve caracterização dos contextos educativos, sendo apresentadas as aprendizagens e as dificuldades sentidas durante todo o percurso educativo, refletindo sobre os referentes considerados mais significativos, no processo de desenvolvimento de uma (futura) docente. A segunda parte, que corresponde à dimensão investigativa, apresenta um estudo desenvolvido numa turma de 4.º ano de escolaridade, no decorrer da Prática Pedagógica II em 1.º CEB. Este estudo, que tem como base um paradigma qualitativo, procura avaliar o contributo da Metodologia de Trabalho por Projeto para o desenvolvimento de aprendizagens sobre vulcões e sismos, uma temática cujo interesse foi suscitado pelos alunos. Para tal, foram inicialmente recolhidas as ideias e os interesses prévios dos alunos, para posteriormente se implementar a referida metodologia e, por fim, conhecer as perceções dos alunos sobre o processo e identificar as aprendizagens realizadas. Para a concretização destes objetivos, privilegiaram-se, sobretudo, a análise documental (das produções dos alunos), a observação direta participante (com registo escrito, fotográfico e audiovisual) e o inquérito (por questionário e entrevista – focus group). A análise dos dados recolhidos revela que, através da implementação da Metodologia de Trabalho por Projeto, os alunos desenvolveram aprendizagens significativas sobre a temática em estudo e reportam satisfação com esta metodologia de aprendizagem, destacando, no entanto, algumas dificuldades, sobretudo, na fase de execução (e.g., pesquisa) e na gestão do trabalho de grupo.